Todo empreendedor também precisa pensar na segurança da informação do negócio e contar com soluções eficientes e capazes de suportar o crescimento da empresa. É nesse cenário que o servidor em nuvem ganha destaque nas empresas varejistas e em outras corporações.

Com ele, é possível fazer o gerenciamento dos dados, processando-os de forma ágil e segura. Isso é possível graças ao desenvolvimento do cloud computing, que permite hospedar informações de qualquer tipo de negócio.

Quer saber mais sobre o servidor em nuvem e otimizar o funcionamento da sua empresa de uma forma nunca antes vista? Então, continue a leitura e confira informações preciosas sobre esse ponto tão importante para uma boa gestão de negócios!

O que é e como funciona um servidor em nuvem?

Um servidor em nuvem é o conjunto de equipamentos que, sincronizados, armazenam e processam dados de maneira remota. Assim, em vez de comprar vários equipamentos e montar servidores locais, você pode contar com essa solução, que é bastante confiável e não ocupa espaço nenhum na sua empresa.

Essas estruturas de servidores em nuvem são um tipo de serviço conhecido como IaaS (Infrastructure as a Service), e representam menos riscos de inatividade à empresa por falta de sinal, pois oferecem maior disponibilidade.

Outra vantagem do servidor em nuvem é que, se alguma coisa der errado, causando problemas ou falha nos processos, outras máquinas assumirão imediatamente o processamento dos dados, possibilitando que os seus sites e/ou aplicações se mantenham operantes a todo momento.

Onde os dados ficam hospedados no servidor em nuvem?

As informações das empresas que optam por esse tipo de solução ficam distribuídas em diversos servidores ao redor do mundo. De modo geral, cada servidor fica com uma parcela dos arquivos e todos são conectados por rede, aumentando assim a segurança dos dados.

No caso do servidor ser invadido por um hacker, por exemplo, o criminoso só terá acesso a uma pequena parte das informações da empresa, o que diminui consideravelmente os impactos, se comparado à invasão de um servidor local.

Qual é a diferença do servidor em nuvem para o servidor local?

Um servidor local é um conjunto de equipamentos de armazenamento de dados que fica localizado na própria empresa. Ele pode ser utilizado para diversos propósitos, o que torna possível ter mais controle sobre suas configurações.

Nesse caso, o servidor local atende especificamente às necessidades da empresa que o mantém, sendo uma solução que ampara uma companhia que precisa armazenar um grande volume de dados.

Ao optar por um servidor local, você terá que arcar com os custos de uma equipe para gerenciá-lo internamente. Para que isso aconteça, é preciso contratar profissionais especializados para cuidar dos sistemas e da infraestrutura.

Vale ressaltar que os servidores locais ficam obsoletos rapidamente. Além disso, eles podem gerar uma série de contratempos, o que é um ponto negativo para essa solução. Outra questão importante é o espaço que esse tipo de servidor ocupa, bem como o ambiente, que precisa ter a temperatura controlada.

Quais são as vantagens para a empresa que adota um servidor em nuvem?

Agora que você já sabe o que é um servidor em nuvem, confira as principais vantagens dessa solução!

Redução de custos

Se você pensa que contar com essa solução é caro, saiba que isso não é verdade. Ao fazer esse investimento, é possível gerenciar as informações do seu negócio por meio de um data center remoto.

Isso significa que você não tem que arcar com custos como licenças de sistemas, infraestrutura de computadores e demais equipamentos, energia elétrica, entre outros, assim como demandam os servidores físicos.

Logo, os empresários que precisam garantir o crescimento sustentável do negócio e promover a segurança e privacidade de dados devem analisar a possibilidade de contratar um servidor em nuvem.

Manutenção gratuita

O baixo custo para manter um servidor em nuvem com certeza é uma das razões que mais levam empreendedores a buscar esse serviço, mas não é só isso! Pare para pensar: quando um HD ou alguma peça sofre com defeitos, isso gera um grande problema para a empresa, não é mesmo?

Afinal, é preciso arcar com o conserto daquela peça ou, até mesmo, substitui-la, o que é bem oneroso financeiramente e pode gerar atrasos nos processos internos da empresa.

O servidor em nuvem também dispensa investimentos em manutenção, e os custos com atualizações ou configurações também são inexistentes, já que estão incluídos no serviço contratado. Logo, o servidor em nuvem é mais viável no longo prazo, do ponto de vista financeiro.

Mais acessibilidade

Fazer o gerenciamento dos dados da empresa quando e onde quiser é um dos grandes benefícios de optar por um servidor em nuvem. Isso confere mais acessibilidade à gestão do negócio, já que, para ter acesso às informações, você só precisa de acesso à internet e os dados da sua conta para usufruir de todos os recursos da plataforma.

Essa é uma facilidade que melhora muito o dia a dia de toda a equipe, que não precisa se deslocar para um ponto específico do prédio para ter acesso às informações, tampouco de ferramentas exclusivas para tal ação.

Para acompanhar a dinâmica dos mercados atuais, é fundamental contar com a praticidade de um serviço de cloud computing. É preciso estar sempre atento às tendências tecnológicas para não ficar para trás!

Mais segurança

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, garantir a segurança da informação na empresa é fundamental para cumprir a legislação e afastar o risco de multas e outras sanções penais.

O uso dos servidores em nuvem ajuda muito nessa questão, já que essa tecnologia garante que os dados da sua empresa fiquem a salvo, longe dos riscos de invasões por hackers e de contaminação por vírus e malwares.

Outra vantagem é que esse serviço não requer a compra de equipamentos por parte da empresa. Com isso, você afasta o risco de furto de equipamentos de um servidor físico.

Quais são os motivos para fazer a migração para um servidor em nuvem?

Agora, veremos algumas razões para que você faça essa mudança o quanto antes na sua empresa!

Maior proteção

Com um servidor em nuvem, é possível contar com vários recursos para que a segurança de dados no seu negócio aconteça de forma eficiente e com baixo risco de vazamento de dados, já que os servidores contam com softwares de criptografia de alta segurança e passam por várias certificações.

Redução de problemas com perda de informações

Caso alguma falha ou erro aconteça no dispositivo que estiver em uso, você e a sua empresa não terão nenhum prejuízo, já que cópias de segurança feitas pelos servidores garantem que as informações sejam encontradas em outro local. Isso também é fundamental para que dados importantes não sejam permanentemente perdidos.

Backups rápidos e eficientes

Para aumentar a segurança da informação, o servidor em nuvem conta ainda com o recurso de backup, portanto, todos os seus arquivos ficam salvos em plataformas de dados de maneira automática.

Gastos reduzidos

Caso algo dê errado, você não só economiza na manutenção (como mencionado anteriormente), mas também evita a necessidade de recorrer a uma empresa de recuperação de dados, processo extremamente caro e que, muitas vezes, pode não ser eficiente em sua totalidade.

Máquinas mais velozes

Muitos computadores se tornam lentos quando têm muitas informações em seu disco rígido (HD). Isso é algo completamente normal e esperado. Com o uso de servidores externos esse problema é removido da sua lista de preocupações.

Processos internos otimizados

Conseguir ter acesso rápido às informações e utilizar máquinas mais velozes é algo que também otimiza a realização dos processos internos da empresa, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e melhorando o dia a dia da equipe.

Satisfação do cliente garantida

Por fim, o uso de um servidor em nuvem ajuda muito na satisfação do cliente, que não precisará lidar com travamentos frequentes do sistema ou com a demora para ser atendido. Todos saem ganhando!

Quais são as oportunidades trazidas por um servidor em nuvem?

A computação em nuvem ajuda muito na hora de você expandir o seu negócio, o elevando a um novo patamar. Isso pode ser observado a partir de vantagens como:

  • mais segurança para os seus dados;
  • possibilidade de armazenamento de um maior volume de informações;
  • acesso rápido às informações que você e sua equipe precisam;
  • mais agilidade para os processos internos, entre outros.

O que avaliar na hora de contratar esse tipo de serviço?

Não devemos escolher qualquer servidor! Saiba, a seguir, o que deve ser levado em consideração na hora de você fazer essa escolha tão importante para o seu negócio:

  • certificações;
  • reputação da marca;
  • padrões;
  • normas.

Ao longo da escolha, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados. Por exemplo: se o seu objetivo é implementar um software no seu estabelecimento, que tal contar com a ajuda da empresa responsável para fazer essa escolha? Assim, não tem erro!

Como vimos ao longo desta leitura, são vários os benefícios de se contar com um servidor em nuvem, sendo essa a solução ideal para quem precisa de uma ferramenta que garanta a segurança dos dados da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a economia de recursos.

Se você gostou deste artigo sobre quais são as vantagens de um servidor em nuvem, assine a nossa newsletter para receber avisos sobre a publicação de conteúdos como esse diretamente em seu e-mail!

Compartilhar