Você está em busca de um ERP para pequenas empresas, mas não sabe se é possível implementá-lo? A verdade é que todo negócio pode aproveitar os benefícios dessa tecnologia e crescer de maneira escalável.

Em um cenário de alta competitividade e superação de crises, isso é ainda mais importante. Prova disso é que as empresas que investem em tecnologia crescem 60% a mais que aquelas que ignoram esse fator.

Quer saber como encontrar um bom ERP e mudar o dia a dia do seu negócio? Continue a leitura deste post!

Os desafios da gestão de pequenas empresas

Gerenciar uma pequena empresa é desafiador, não é mesmo? Além de todo o esforço para se destacar em meio a tantos concorrentes, é fundamental adotar processos e estratégias que garantam produtividade e eficiência.

Afinal, quais são os obstáculos mais comuns na jornada de uma pequena empresa? Apesar de sua extrema importância para a economia, esses empreendimentos precisam “matar um leão por dia”, superando diversos desafios, como:

  • gestão de equipes e atração de talentos;
  • gestão de estoques;
  • excesso de burocracia;
  • alta carga tributária;
  • controle financeiro.

O que se percebe é que o porte do negócio exige que os gestores tenham um olhar ainda mais estratégico. É preciso ser eficiente e investir em ferramentas que ajudem a ampliar sua lucratividade, melhorando os processos internos.

A importância de contar com o apoio da tecnologia

Você já deve ter ouvido diversas vezes que a tecnologia é uma importante aliada das empresas, mas já parou para pensar em como ela é fundamental para o crescimento de pequenos negócios?

Contar com o recurso certo pode simplificar o seu cotidiano, otimizando processos e reduzindo custos. É por isso que dizemos que o crescimento empresarial depende de decisões inteligentes e da adoção de um bom sistema de gestão.

O recurso é o responsável por ajudar você a superar os desafios apresentados e preparar o negócio para um crescimento saudável e ordenado. Ou seja, manter-se produtivo e rentável mesmo quando a demanda crescer.

A acessibilidade do ERP para pequenas empresas

Muitos empresários e gestores acreditam que o ERP não é uma ferramenta para pequenas empresas, mas não é exatamente assim. Ao pensar dessa forma, esses profissionais deixam de inovar e aproveitar grandes oportunidades de crescimento.

A verdade é que esse é um verdadeiro investimento. O custo inicial de implementação é rapidamente recuperado pelos benefícios que a ferramenta proporciona.

Se você ainda usa planilhas, cadernos de anotação e diversos sistemas para administrar a empresa, verá que o ERP é um grande aliado. Além de unificar tudo o que é importante para o negócio em uma só plataforma, ele é democrático e serve para companhias de todos os portes e segmentos.

Além disso, ao contrário do que possa parecer, o processo de implementação é simples. Com o apoio e o suporte de uma empresa especializada, o seu negócio terá acesso a uma ferramenta personalizada.

Se você ainda não se convenceu, saiba que o ERP não é uma solução cara: ele é acessível e cabe no orçamento de empresas de pequeno porte. Ao escolher um recurso que opera na nuvem, por exemplo, você pode investir conforme as demandas da sua empresa.

Pagando apenas por aquilo que precisa, você economiza e tem acesso à uma tecnologia de ponta. Assim, negócios em fase inicial podem implementar pacotes mais básicos e adaptar a ferramenta à medida que se desenvolve.

O momento certo para implementar um ERP para pequenas empresas

Você sabia que 44% das pequenas empresas brasileiras usam um sistema de gestão empresarial? Um estudo da Capterra concluiu que as PMEs brasileiras estão empenhadas em abandonar as planilhas e os demais métodos de gestão ultrapassados.

Empreender faz parte do DNA brasileiro, e o interessante é que a gestão das empresas está se tornando cada vez mais profissional e eficiente. Os investimentos em tecnologia e inovação estão voltados para a melhoria da performance e o ganho de espaço no mercado.

Você sabe qual é o momento certo para realizar esse investimento? A transformação digital faz com que a adoção de um ERP para pequenas empresas seja muito mais que um diferencial, mas uma necessidade.

Atente-se aos indícios de que a sua empresa pode estar perdendo tempo e ficando para trás:

  • dificuldades para gerenciar o fluxo de caixa e o estoque;
  • controle de vendas ineficiente;
  • cadastro de clientes e fornecedores desatualizado;
  • contabilidade desorganizada;
  • gastos elevados com tributos;
  • falta de relatórios e dados que ajudam a tomar decisões;
  • perda de clientes e vendas.

Os benefícios de implementar um ERP para pequenas empresas

Com tudo o que apresentamos até aqui, não é difícil entender os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar à sua pequena empresa. É interessante dizer que a unificação dos dados em um único sistema facilita seu dia a dia e melhora a produtividade.

Além disso, o ERP contribui para a proteção e segurança da informação da empresa — uma das grandes preocupações dos gestores. Por fim, a escolha de um bom sistema ainda traz os seguintes pontos positivos:

  • aumento da produtividade e eficiência dos processos;
  • melhoria da tomada de decisão, que passa a ser fundamentada em dados;
  • redução do tempo necessário para executar tarefas;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • redução de custos.

As razões para investir na solução da CISS

Não basta investir em um ERP: é fundamental que a ferramenta seja eficiente e de boa qualidade. Ela deve ajudar a sua pequena empresa a crescer e a superar os desafios cotidianos.

Nesse sentido, é interessante destacar que os gestores e empresários preferem ERPs adaptados à legislação brasileira e desenvolvidos com o olhar em suas necessidades. Aliás, conforme a pesquisa da Capterra, 64% das PMEs pagam a mais por uma solução assim.

A CISS é uma fábrica de softwares especializada em desenvolver soluções para o setor varejista. Supermercados, lojas de materiais de construção, atacarejos e restaurantes têm suas próprias necessidades, por isso, precisam de uma solução eficiente e personalizada.

Nosso ERP CISSLive foi especialmente desenvolvido para pequenos e médios varejistas com o intuito de ajudá-los a simplificar tarefas de seu dia a dia. Ele funciona na nuvem e conta com recursos que merecem destaque, como:

  • acesso a indicadores de desempenho;
  • inventário de estoque;
  • gestão integrada de todas as áreas de loja;
  • cadastro simplificado de usuários e operadores de caixa;
  • cotação de preços com a concorrência;
  • importação automática de notas fiscais;
  • cadastro de promoções;
  • cadastro automático de fornecedores.

Enfim, os mais de 30 anos de experiência da CISS foram usados para elaborar essa solução inovadora. Com ele, seu negócio a se tornará mais competitivo e rentável e conseguirá se destacar até mesmo de grandes marcas.

Viu só como é possível investir em um ERP para pequenas empresas? Não caia na armadilha de pensar que essa solução é destinada apenas a negócios de grande porte. A verdade é que todos podem (e devem) aproveitar os benefícios dessa tecnologia, que está cada dia mais acessível e eficiente.

Quer saber mais sobre a solução da CISS? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Compartilhar