Pesquisar
Close this search box.

Atendimento personalizado: veja como usar para se diferenciar de seus concorrentes

O atendimento personalizado nunca foi tão importante para o sucesso de um negócio. Por isso, é essencial que empresários e gestores entendam seu valor e se esforcem para reproduzi-lo em seu dia a dia.

Se você ainda não conhece esse conceito ou tem dúvidas sobre seus benefícios e como implementá-lo, este post pode te ajudar! A seguir, você encontrará informações e dicas essenciais para conquistar seus clientes e se destacar no mercado. Confira!

O que é atendimento personalizado?

O atendimento personalizado é uma estratégia que tem como objetivo mostrar ao cliente que ele é único e especial. Para isso, diversas técnicas são utilizadas, sempre com o foco em proporcionar a melhor experiência possível.

Essa abordagem é bem ampla e não se resume a chamar o consumidor pelo nome. Na verdade, é preciso ter um bom cadastro de clientes para entender suas demandas e entregar soluções que correspondam às suas expectativas.

Nesse caso, tudo pode contar a seu favor: a linguagem usada, a forma de abordar o cliente, os diferentes canais de comunicação ofertados e até o mix de produto bem planejado e adaptado para o seu público-alvo.

Como ele pode ajudar suas vendas?

Afinal, como o atendimento personalizado pode favorecer suas vendas? Antes de tudo, precisamos destacar que o mercado está em um processo de transição interessante, em que o atendimento ao cliente tem um papel de destaque.

O novo perfil de consumidor é muito mais exigente e não está em busca apenas de um produto. Ele procura boas experiências e quer ser ouvido pelas empresas. Quem não entende esse cenário pode enfrentar sérios problemas e perder vendas.

Mas como personalizar o atendimento pode te ajudar? Conheça os principais benefícios dessa estratégia!

Facilita a fidelização

Uma das maiores vantagens do atendimento personalizado é que ele facilita a fidelização de clientes. Afinal, quem é bem atendido tem motivos para voltar a comprar, não é mesmo?

Em resumo, a experiência positiva contribui para a construção de um elo entre a marca e o consumidor. O sentimento de exclusividade e valorização são essenciais para aprofundar o relacionamento e fazem a diferença.

Aliás, é importante ressaltar: ainda que o seu produto não seja o mais barato do mercado, suas chances de fidelização são reais. Isso porque os clientes reconhecem o valor da experiência e entendem que estão pagando não apenas pelo produto.

Gera engajamento real com a empresa

Quando o consumidor é bem atendido e se sente especial, ele fica tão feliz que conta sua experiência para amigos e familiares. Ele jamais se esquece e tende a nutrir afeto pela marca de forma genuína.

Em outras palavras, estamos falando de engajamento real. E quanto mais pessoas são atendidas assim, maior será o alcance da sua marca no mercado. Trata-se de um marketing gratuito e muito eficiente.

Como implementar essa ideia em sua empresa?

Como vimos, o atendimento personalizado é um conjunto de boas práticas que moldam a comunicação com o cliente. Se você quer conquistar a preferência e fidelidade de quem compra em sua loja, não pode ignorar essa ideia.

Portanto, diante de benefícios tão expressivos, é preciso aprender a colocá-lo em prática, certo? Para te ajudar com essa missão, selecionamos dicas valiosas. Confira! 

Conheça bem o seu consumidor

Não há como falar em atendimento personalizado sem conhecer o seu consumidor. Por esse motivo, sua primeira providência deve ser identificar o perfil do seu cliente e entender suas demandas e necessidades.

Como fazer isso? Uma dica interessante é a identificação de uma persona, que seria uma espécie de cliente ideal da sua empresa. Assim, você conhece seus gostos, preferências e hábitos.

Investir em um sistema CRM também é uma boa estratégia, já que essa ferramenta otimiza seu tempo e reúne todo o histórico do seu cliente em um só lugar. Veja como ele pode te ajudar:

  • entrega relatórios valiosos sobre o seu relacionamento com o cliente;
  • facilita as ações de marketing;
  • faz análises de perfil de clientes.

Além disso, é interessante realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes. Essa técnica te ajuda a entender onde seu atendimento pode melhorar, conforme as demandas apresentadas.

Invista no atendimento humanizado

Ninguém gosta de ter a sensação de estar falando com um robô. Por isso, é preciso investir em um atendimento humanizado, fazendo-o se sentir ouvido, único e especial.

Como fazer isso? Além de adotar uma linguagem mais informal, como se estivesse conversando com um amigo, e chamá-lo pelo nome, você pode estabelecer um vínculo de confiança com o seu consumidor. A ideia é que ele veja o vendedor como uma pessoa capaz de ajudá-lo e que está à sua disposição para tirar dúvidas e sugerir produtos.

Tenha empatia

Empatia é fundamental para quem quer personalizar o atendimento. Afinal, se colocar no lugar do outro e entender suas necessidades é fundamental para oferecer boas experiências.

Sendo assim, faça sempre o esforço de pensar sua comunicação e estratégias avaliando a ótica do cliente. Leve em consideração reclamações e aprenda com os erros, transformando-os em oportunidade para ser ainda melhor.

Construa uma boa relação com o cliente

Não é porque a venda já se concretizou que você deve se esquecer do cliente. Pelo contrário, é preciso nutrir esse relacionamento de diferentes maneiras, como:

  • envio de mensagem no dia do aniversário;
  • lembretes sobre promoções;
  • conteúdos direcionados nas redes sociais;
  • pesquisas de satisfação no pós-venda.

Ofereça condições diferenciadas

Se a ideia é fazer o cliente se sentir especial, então que tal oferecer condições diferenciadas a ele? Mostre o quanto a empresa valoriza sua fidelidade e dê descontos, brindes e promoções exclusivas.

Outra estratégia inteligente é criar um clube de vantagens. Quanto mais o cliente compra, mais vantagens e descontos ele tem.

Tenha um histórico de atendimentos

Por fim, tenha um histórico com todos os atendimentos realizados com cada cliente. Esses dados são valiosos e podem te ajudar a aprimorar ainda mais esse relacionamento. Na prática, é importante saber, por exemplo:

  • o que o cliente comprou e quanto gastou;
  • quando foi sua última compra;
  • como ele avaliou o produto e o atendimento;
  • do que ele reclamou e o que elogiou.

CISSGo: como a solução da CISS favorece o atendimento personalizado?

Gostou das dicas apresentadas? Elas são fundamentais para a adoção de um atendimento personalizado de qualidade. Além delas, é importante contar com a ajuda da tecnologia. É aí que entra o CISSGo!

Sua principal função é facilitar a realização de orçamentos e pedidos dos clientes, por meio de dispositivos móveis. Com isso, seus vendedores conseguem atender seus clientes de qualquer lugar da loja, oferecendo uma experiência de compra inesquecível.

Essa é uma solução inovadora e muito útil para o varejista. Além de trazer mais agilidade e flexibilidade ao atendimento, ele conta com várias funcionalidades, como:

  • destaca itens em promoção;
  • mostra o saldo do estoque;
  • faz reserva do produto no estoque;
  • apresenta os produtos com fotos;
  • seleciona o endereço para entrega e informa valor do frete.

Viu só como o atendimento personalizado pode ser o diferencial da sua empresa? Em um mercado tão competitivo, é preciso inovar e oferecer o melhor ao cliente, sempre. Agora que você já sabe disso, basta colocar em prática essa ideia e ampliar suas chances de vendas.

Quer conhecer melhor a solução da CISS? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: