Quem são os seus clientes? Se você é um gestor presente no seu próprio negócio, é bem provável que conheça alguns deles por nome e saiba um pouco sobre a vida dessas pessoas, mas isso não é o bastante, já que é impossível saber quem são todos os seus consumidores. Nesse contexto, a melhor pedida é investir em um bom cadastro de clientes.

Com essa ferramenta, você otimiza a gestão da sua loja de materiais de construção e faz com que o atendimento à clientela seja muito mais personalizado e eficiente.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e descubra a importância do cadastro de clientes, as suas funcionalidades e os principais benefícios dessa prática para os negócios.

O que é um cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é uma ferramenta que reúne informações sobre a sua clientela, como nome, telefone, dados pessoais e as preferências de cada um deles no quesito mercadoria.

O cadastro pode ser manual ou automatizado. Ao recorrer a recursos da tecnologia, o programa é capaz de traçar um perfil comportamental dos seus clientes a partir das informações das compras passadas de cada um deles.

Qual é a importância desse tipo de ferramenta para o negócio?

Veja, agora, fatores que explicam a importância do cadastro de clientes para um negócio.

Criação de um canal de comunicação com o cliente

Por meio do cadastro de clientes, você trava uma relação muito mais próxima com os consumidores da sua marca. Isso é feito a partir das informações reunidas sobre eles, que permitem que você os conheça de maneira muito mais profunda e possa utilizar os dados a favor do seu negócio.

Espaço para a oferta de produtos complementares

Se um cliente costuma comprar certo tipo de produto, vale a pena, por exemplo, oferecer outras soluções que podem ser úteis para resolver os problemas dele. Assim, você mostra ao consumidor que se preocupa em resolver as demandar dele e, de quebra, faz algumas vendas extras.

Possibilidade de otimizar a fidelização da clientela

Com o cadastro de clientes, a comunicação entre você e a clientela se torna mais direta e personalizada. Essa atenção é revertida em fidelização, já que os consumidores sabem que não encontrarão esse tipo de atendimento humanizado em nenhum outro lugar. É um grande diferencial!

Quais são as vantagens de fazer esse investimento na sua empresa?

Agora que você já conhece a importância do cadastro de clientes, veja como essa prática tem impacto direto na gestão do seu empreendimento — seja ele uma loja física, seja um e-commerce.

Conhecer melhor a clientela

Com um bom cadastro de clientes, você consegue não apenas otimizar a sua gestão de estoque ou observar como estão as vendas do seu negócio, mas conhecer os seus clientes de maneira personalizada.

Assim, fica mais fácil obter informações sobre o perfil de consumo de cada um deles, observando o período em que mais compram, os itens que mais são adquiridos, o ticket médio (valor gasto na sua loja) em intervalos variados, entre outros dados importantes.

Facilitar o investimento em ações para captação de clientes

A partir das informações sobre os clientes que já fazem parte da sua clientela, é possível investir em ações para otimizar a captação de novos consumidores para a sua loja de material de construções.

Observando o perfil dos seus clientes já ativos, você consegue compreender melhor como funciona o público-alvo da sua região. A partir daí, fica mais fácil investir em promoções, oferta de brindes, atualização da tabela de preços e muito mais. Saber utilizar os dados é algo que traz retorno em diversas áreas de um empreendimento.

Melhorar a fidelização dos consumidores

Não é só a captação que pode ser otimizada com essas estratégias: a fidelização dos clientes que já compraram na sua loja também! Com as informações, é possível identificar o que está faltando para cada um deles e oferecer um atendimento personalizado.

Ao identificara a dor de seu cliente — ou seja, o que ele precisa —, você pode oferecer novos serviços ou apresentar uma gama de produtos que possam agradá-lo. Com o cadastro de clientes, também é fácil identificar quais consumidores não compram há bastante tempo e enviar mensagens com soluções especiais para eles, por exemplo.

Escolher melhor os itens comercializados

Sabendo o que os clientes da sua loja compram, fica muito mais fácil entender o que deve compor a cartela de novidades do estabelecimento. Sem as informações sobre o comportamento da sua clientela, essa tarefa é quase impossível.

O cadastro de clientes permite que você observe quais itens mais foram vendidos em um certo período, quais foram as queixas dos clientes em relação à falta de produtos e muito mais. É possível personalizar as funcionalidades para que elas tragam informações que ajudem você a melhorar cada vez mais.

Como fazer o cadastro de clientes de maneira eficaz?

Não há uma maneira certa de fazer o cadastro de clientes, mas, sem dúvidas, há uma forma eficiente de realizá-lo: a estratégia digital!

Ainda que seja possível utilizar papel e arquivos, esse não é o modo mais interessante de catalogar as informações sobre a sua clientela. Que tal investir em um sistema digital de cadastro?

Além de evitar a ocupação de espaço desnecessário, os sistemas são ágeis, armazenam muita informação e são inteligentes — ou seja, eles são capazes de analisar os dados fornecidos e trazer ainda mais dicas para você!

Essa é a melhor opção para quem quer desfrutar de todos os benefícios oferecidos por um cadastro de clientes eficiente e ver o negócio prosperar como nunca.

Gostou de saber mais sobre o cadastro de clientes? Agora é hora de investir nessa solução para a sua loja de materiais de construção! Assim, você poderá observar, de perto, todas as vantagens mencionadas ao longo deste post.

Para saber mais sobre os sistemas da CISS e tirar as suas dúvidas sobre o cadastro de clientes, entre em contato conosco! A nossa equipe está à disposição para ajudar você na escolha da melhor solução para o seu negócio!

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