Você sabe qual é a importância da tecnologia no varejo? Hoje, é essencial que as empresas se preocupem em adquirir diferenciais competitivos para o seu negócio. Dessa forma, é mais fácil garantir melhores resultados, além de conquistar a preferência do público em relação aos principais concorrentes. O uso da tecnologia é um desses pontos que merece a prioridade de qualquer gestão, independentemente do segmento.

No varejo, não é diferente. Por meio de ferramentas e soluções que já existem no mercado, é possível aperfeiçoar a experiência do cliente e melhorar o atendimento, contribuindo para resultados mais atrativos e para trazer mais inovação.

Neste material, explicamos os principais tópicos que ressaltam sobre a importância da tecnologia no varejo. Além disso, listamos alguns destaques sobre o assunto. Confira!

Entenda a importância da tecnologia no varejo

Inicialmente, trouxemos alguns tópicos que comprovam a importância da tecnologia no varejo. Acompanhe!

Melhorias para a experiência do consumidor

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, uma vez que há múltiplas possibilidades de marcas e negócios que oferecem um bom atendimento e uma boa experiência.

Há alguns anos, as pessoas tinham contato com as empresas de forma passiva, em grande parte — principalmente por meio da divulgação que os próprios estabelecimentos compravam em veículos de comunicação.

Agora, as pessoas têm a possibilidade de fazer suas pesquisas por conta própria, além de conferir como foi a experiência de outros usuários com a mesma empresa. Se a imagem do negócio estiver negativa diante do público, esse é um fator que pode impactar bastante nos resultados do negócio.

Por essa razão, se preocupar com a experiência do consumidor é muito mais do que um diferencial competitivo: é uma obrigação para as empresas se manterem no mercado e conquistarem cada vez mais novos clientes para a sua base.

Mais produtividade para a equipe

Buscar alternativas que contribuem para a produtividade da equipe sem que isso afete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um dos principais desafios para o varejo, mas já existem muitas soluções que substituem o trabalho manual do time. Consequentemente, as pessoas têm a oportunidade de se preocupar em oferecer uma função mais estratégica para o negócio e de se dedicar a um bom atendimento.

No varejo, existem ferramentas que auxiliam desde a otimização dos canais de atendimento até o autoatendimento dos clientes, principalmente para demandas específicas (troca e devolução de mercadorias, por exemplo).

Otimização de processos

A consequência do uso de tecnologia no varejo é uma otimização dos processos do negócio, além da melhor gestão de dados, que auxilia nas tomadas de decisão. Há ferramentas, por exemplo, que disponibilizam informações sobre os períodos de maior fluxo de clientes, sobre os meses do ano em que os resultados foram mais atrativos, além de possibilitar um melhor controle dos produtos disponíveis em estoque.

Por meio dessas soluções, a empresa pode destinar seus profissionais a tarefas que proporcionem maior valor agregado, contribuindo para reduzir alguns dos gargalos comuns na gestão do varejo (como a ausência de produtos para a venda).

Quais tecnologias acompanhar no varejo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da tecnologia no varejo, trouxemos algumas soluções que valem a pena ficar de olho. Confira!

Self-checkout

O self-checkout, também conhecido como autopagamento, veio como uma das tecnologias que otimiza o processo dos consumidores do seu negócio e ainda contribui para uma melhor experiência do cliente.

Para usufruir dos diferenciais que ele oferece, o ideal é que a ferramenta permita que o cliente, de forma intuitiva, passe os produtos para a leitura, embale os itens (as sacolas devem estar disponíveis no local, caso a loja ofereça) e conte com um profissional à disposição para tirar dúvidas, sempre que houver alguma inconsistência.

Uma vantagem é que um funcionário consegue lidar com mais de uma máquina de self-checkout, o que reduz significativamente o número de profissionais necessários para essa função. Entre as principais vantagens dessa solução, destacamos:

  • mais agilidade nas filas;
  • diminuição de despesas da loja;
  • aumento das vendas.

Aplicativos de delivery

No mercado varejista, supermercados têm se beneficiado com aplicativos de delivery para realizar as entregas aos clientes. Essa solução oferece mais comodidade ao público e amplia a atuação do varejo em uma região.

Principalmente em um contexto no qual as pessoas tiveram a mobilidade reduzida em função da pandemia do novo coronavírus, oferecer essa alternativa contribuiu para que os estabelecimentos mantivessem suas operações sem deixar de lado a segurança de seus clientes.

Ao contar com um app de entregas, a gestão de marketing pode atuar para alcançar diferentes regiões da cidade, mesmo aquelas mais distantes. Consequentemente, os resultados tendem a ser melhores, além de proporcionar mais satisfação e fidelizar os clientes.

Pix

No final do ano passado, o Banco Central disponibilizou aos usuários um novo meio de pagamentos: o Pix. Por meio dele, as pessoas têm a oportunidade de realizar transferências e pagamentos instantâneos gratuitamente, mesmo que aos fins de semana e feriados.

Além de oferecer a oportunidade de transferir dinheiro a outras pessoas, o Pix permite que os usuários realizem pagamentos em lojas. A grande vantagem aqui é a agilidade no pagamento e as notificações da transação, que ficam disponíveis em tempo real.

Para os usuários, essa modalidade é completamente gratuita, mas para pessoas jurídicas, é preciso verificar quais são as regras e entender em quais casos não se cobra nada para operar as transações.

Cloud computing

Por meio de soluções em nuvem, o varejo pode se beneficiar bastante no que diz respeito ao aprimoramento da experiência do cliente e gerar resultados mais atrativos.

A empresa pode usufruir de mais segurança de dados internos e dos usuários, além de possibilitar que profissionais administrativos acessem algumas das informações de forma remota. Tudo isso oferece mais escalabilidade para o negócio, contribuindo, principalmente, para os ganhos no longo prazo.

Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância da tecnologia no varejo. Para usufruir de todos os diferenciais apresentados, é preciso contar com uma empresa que seja parceira do seu negócio, com produtos e serviços inspirados nos desafios e nas oportunidades do mercado varejista.

Para entender um pouco mais sobre as soluções e ferramentas existentes, entre em contato conosco, converse com nossos profissionais e conheça um pouco mais sobre a CISS.

Compartilhar