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Qual é a importância da tecnologia no varejo e como adotá-la?

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais importante no varejo, por isso, é essencial voltar nossa atenção para o investimento de diferenciais competitivos que destaquem o negócio e conquistem a preferência do público, para assim, garantir melhores resultados. 

Dessa forma, entender a importância da tecnologia no varejo é fundamental para se manter relevante no mercado e conseguir escalar ainda mais o seu negócio. Ou seja, o uso da tecnologia deve ser visto como prioridade em qualquer gestão, independentemente do segmento.

Quer entender a importância da tecnologia no varejo e conhecer algumas soluções que podem melhorar ainda mais o seu negócio? Continue a leitura!

Entenda a importância da tecnologia no varejo

Com a evolução acelerada da tecnologia, é fundamental que as empresas estejam atentas às mudanças e oportunidades que surgem no mercado, pois usando de ferramentas e soluções tecnológicas, é possível: 

  • melhorar a experiência e o atendimento ao consumidor;
  • aumentar a eficiência e produtividade;
  • automatizar processos;
  • garantir a segurança dos dados;
  • contribuir para resultados mais atrativos;
  • e muito mais! 

Veja a seguir cada tópico em detalhes!

Melhorias para a experiência do consumidor

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente devido a comodidade de poder escolher entre múltiplas marcas e negócios que oferecem um bom atendimento e uma boa experiência.

Assim, se preocupar com a experiência do consumidor é muito mais do que um diferencial competitivo, é uma obrigação para as empresas que querem se manter no mercado e conquistar novos clientes.

Por esse motivo, utilizar a tecnologia para melhorar a experiência do consumidor, oferecendo novos canais de atendimento, como chatbots e aplicativos, além de permitir uma comunicação mais efetiva entre cliente e empresa, também oferece uma personalização de atendimento que vai cativar cada vez mais clientes para a sua base.

Mais eficiência e produtividade para a equipe

Buscar alternativas que contribuem para a produtividade da equipe sem que isso afete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um dos principais desafios para o varejo. Por isso, contar com soluções que substituem o trabalho moroso e manual do time é muito importante. 

Existem ferramentas que auxiliam desde a otimização dos canais de atendimento até o autoatendimento dos clientes, principalmente para demandas específicas (troca e devolução de mercadorias, por exemplo). 

Com o uso de tecnologias para o varejo, podemos reduzir erros, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Com isso, a sua equipe pode dedicar seu tempo para tarefas mais estratégicas e produtivas para o negócio, promovendo sua marca. 

Otimização de processos

O uso de tecnologia no varejo pode resultar em uma perfeita otimização dos processos do negócio, além de melhorar a gestão de dados, que irá auxiliar imensamente na tomada de decisão. 

Usando da tecnologia para automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como o controle de estoque, processamento de pedidos, faturamento e outras atividades administrativas, você permite que seus profissionais possam focar em tarefas que proporcionem maior valor agregado, contribuindo para reduzir alguns dos gargalos e otimizar os processos de ponta a ponta. 

Segurança dos dados

A segurança dos dados é uma preocupação crescente para os varejistas, uma vez que esses dados podem incluir informações sensíveis, como números de cartão de crédito e informações pessoais de clientes. 

A tecnologia pode desempenhar um papel importante na proteção desses dados, especialmente quando se trata de um sistema de gestão (ERP), e outras soluções integradas, como um data center, por exemplo, que usam medidas como a criptografia, servidores redundantes e backups diários com contingência para garantir a segurança completa das suas informações.

Resultados mais atrativos

No setor do varejo, a adoção de tecnologias inovadoras tem sido muito importante para a competitividade. A tecnologia permite que os varejistas ofereçam um atendimento mais ágil e personalizado, o que é muito mais valorizado pelos consumidores.

Empresas que adotam soluções inovadoras e eficientes conseguem se destacar no mercado e conquistar novos clientes todos os dias, resultando em mais vendas e, consequentemente, em maior ganho. 

Quais tecnologias acompanhar no varejo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da tecnologia no varejo, trouxemos algumas soluções que valem a pena ficar de olho. Confira!

Self-checkout

O self-checkout, também conhecido como autopagamento, veio como uma das tecnologias que otimiza o processo dos consumidores do seu negócio e ainda contribui para uma melhor experiência do cliente.

Para usufruir dos diferenciais que ele oferece, o ideal é que a ferramenta permita que o cliente, de forma intuitiva, passe os produtos para a leitura, embale os itens (as sacolas devem estar disponíveis no local, caso a loja ofereça) e conte com um profissional à disposição para tirar dúvidas, sempre que houver alguma inconsistência.

Uma vantagem é que um funcionário consegue lidar com mais de uma máquina de self-checkout, o que reduz significativamente o número de profissionais necessários para essa função. Entre as principais vantagens dessa solução, destacamos:

  • mais agilidade nas filas;
  • diminuição de despesas da loja;
  • aumento das vendas.

Aplicativos de delivery

No mercado varejista, supermercados têm se beneficiado com aplicativos de delivery para realizar as entregas aos clientes. Essa solução oferece mais comodidade ao público e amplia a atuação do varejo em uma região. 

Ao contar com um app de entregas, a gestão de marketing pode atuar para alcançar diferentes regiões da cidade, mesmo aquelas mais distantes. Consequentemente, os resultados tendem a ser melhores, além de proporcionar mais satisfação e fidelizar os clientes.

Etiquetas eletrônicas de LED

As etiquetas eletrônicas de LED são uma tecnologia que vem sendo amplamente utilizada no varejo para melhorar a comunicação com os clientes e a gestão de preços. Com elas, é possível atualizar os preços e informações dos produtos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de trocar as etiquetas manualmente.

Essa tecnologia é especialmente útil em grandes lojas e redes varejistas, onde a gestão de preços pode ser um desafio. Além disso, as etiquetas eletrônicas de LED permitem a exibição de informações adicionais, como promoções e descontos, e podem ser integradas com sistemas de gestão de estoque e de vendas, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais.

Pix

O Pix, já muito conhecido do público brasileiro, possibilita aos usuários a oportunidade de realizar transferências e pagamentos instantâneos gratuitamente, mesmo que aos fins de semana e feriados.

Mas, além de oferecer a oportunidade de transferir dinheiro a outras pessoas, o Pix também permite que os usuários realizem pagamentos em lojas. A grande vantagem aqui é a agilidade no pagamento e as notificações da transação, que ficam disponíveis em tempo real.

Para os usuários, essa modalidade é completamente gratuita, mas para pessoas jurídicas, é preciso verificar quais são as regras e entender em quais casos não é cobrado para operar as transações.

Onmicanalidade

A omnicanalidade é a integração de diferentes canais de venda, como por exemplo a loja física, e-commerce, aplicativo, redes sociais etc., para poder proporcionar um atendimento personalizado e aumentar a praticidade e a conveniência para o consumidor, permitindo que tenham mais opções e flexibilidade ao fazer compras. 

Ao integrar diferentes canais de venda, sem diferenciação da loja física e online, você consegue criar uma experiência única, conquistar mais clientes e, consequentemente, aumentar seu faturamento. 

Mapas de calor

O mapa de calor é uma tecnologia que permite visualizar e analisar o comportamento dos clientes em lojas físicas e virtuais. Através dele, é possível identificar quais áreas da loja são mais ou menos visitadas, bem como avaliar a eficácia da disposição dos produtos e a eficiência do atendimento.

No varejo físico, o mapa de calor, que pode ser realizado com a ajuda das câmeras, analisando as áreas mais frequentadas, pode ser utilizado para otimizar o layout da loja e melhorar a experiência do cliente, além de aumentar a eficiência do atendimento. 

Já no varejo online, essa tecnologia é útil para identificar quais áreas do site são mais clicadas e quais são menos, ajudando na tomada de decisões sobre a disposição dos produtos e a melhoria da experiência do usuário.

Cloud computing

Por meio de soluções em nuvem, o varejo pode se beneficiar bastante no que diz respeito ao aprimoramento da experiência do cliente e gerar resultados mais atrativos.

A empresa pode usufruir de mais segurança de dados internos e dos usuários, além de possibilitar que profissionais administrativos acessem algumas das informações de forma remota. Tudo isso oferece mais escalabilidade para o negócio, contribuindo, principalmente, para os ganhos no longo prazo.

Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância da tecnologia no varejo. Para usufruir de todos os diferenciais apresentados, é preciso contar com uma empresa que seja parceira do seu negócio, com produtos e serviços inspirados nos desafios e nas oportunidades do mercado varejista.

Para entender um pouco mais sobre as soluções e ferramentas existentes, entre em contato conosco, converse com nossos profissionais e conheça um pouco mais sobre a CISS.

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