Aumentar a rentabilidade do negócio é sinônimo de tornar a empresa mais bem-sucedida e de obter um bom retorno sobre o investimento feito. Porém, essa não é uma tarefa tão simples de ser realizada, principalmente por envolver a saúde financeira e o controle do capital do negócio.

Nesse sentido, um software de gestão pode se tornar um grande aliado e ajudar a alcançar esse objetivo. Quer saber como? É isso que explicamos a seguir. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como um software de gestão pode ajudar a controlar as finanças da empresa?

O software oferece todas as funcionalidades que você precisa para fazer a gestão financeira do negócio. Isso inclui atividades como:

  • contas a pagar e a receber;
  • fluxo de caixa;
  • adiantamentos;
  • gestão dos cheques;
  • conciliação bancária;
  • recebimento de cartões;
  • remessas bancárias;
  • tesouraria.

Por meio desse recurso, é possível fazer todo o controle de conferência dos caixas (inclusive diariamente) e melhora a organização das contas da empresa, equilibrando as receitas e as despesas.

Tudo isso possibilita que o gestor financeiro tenha toda a vida financeira e a gestão de processos em suas mãos, de maneira mais automatizada. Nesse caso, fica mais fácil saber tudo o que está acontecendo — tanto nas vendas quanto nos recebimentos — e acompanhar se os processos estão eficientes ou se demandam mais atenção.

O sistema também contribui para centralizar todas as informações, tanto internas quanto externas (dados bancários). A partir daí, fica mais fácil obter os dados necessários a qualquer momento para realizar análises e tomar decisões mais rápidas e acertadas.

De modo geral, é possível dizer que a tecnologia possibilita realizar os processos com mais agilidade. Com isso, o gestor tem uma visão mais ampla da empresa em relação à parte financeira.

Com a criação de relatórios, torna-se possível monitorar indicadores financeiros, como inadimplência, atrasos no pagamento, receitas com juros e possíveis perdas. Nisso, o gestor tem um embasamento sólido para identificar possíveis falhas e o que precisa ser feito para corrigi-las e melhorar os resultados financeiros.

Como fazer um acompanhamento eficaz para aumentar a rentabilidade?

Tudo começa já na gestão de estoque. Em uma loja de materiais de construção, a composição dos produtos e o tipo de retorno que eles oferecem são bastante variados. Há itens que têm alta rentabilidade com baixo custo de armazenagem (o que traz um retorno maior) e mercadorias com baixa rentabilidade e custo alto de armazenagem (o que fornece uma margem bem apertada).

Com o uso de um sistema, fica mais fácil visualizar quais materiais são mais rentáveis e quais deles precisam de uma melhoria nesse indicador. Já imaginou conferir mais de mil itens (dependendo do tamanho do negócio) em uma loja, gerar relatórios e comparar os valores, tudo isso de forma manual? É praticamente impossível.

Por isso o investimento em um software é tão importante. Com as informações disponíveis no ERP, consegue-se trabalhar diversas informações em relação a preço, promoções, lucros, entre outros. A partir delas, o gestor consegue se orientar a respeito das melhorias que precisam ser feitas para alcançar resultados mais satisfatórios e aumentar a rentabilidade.

Quais dicas podem ajudar a aumentar a rentabilidade da loja de materiais de construção?

Além de contar com o suporte da tecnologia, é fundamental que se tenha uma boa gestão de compras, negociando bem com os fornecedores. Isso é primordial para que se consiga ganhar uma margem maior nos produtos e sair na frente dos concorrentes.

Com informações relevantes em mãos (o que o software ERP proporciona), aumenta-se o poder de barganha com o parceiro de negócios, visto que o gestor tem dados sólidos e confiáveis para argumentar na hora da negociação. Se essa etapa for bem-sucedida, consequentemente é possível melhorar a lucratividade e aumentar a rentabilidade.

Também é de suma importância que se faça uma gestão de estoque eficaz. Com ela, você consegue encontrar saídas para otimizar os custos operacionais e, juntamente com a gestão de compras, diminuir ainda mais o dispêndio que se tem com os produtos — fator fundamental para conseguir uma boa rentabilidade.

Quais erros devem ser evitados?

Há uma série de erros e problemas que são comuns e que podem ser cometidos em uma gestão. Entretanto, eles devem ser evitados a todo custo caso o objetivo seja aumentar a rentabilidade e a lucratividade de um negócio. A seguir, listamos alguns deles.

Não fazer a gestão da informação

A informação é que gera o conhecimento necessário para que o gestor faça um planejamento eficaz e tome decisões acertadas. Sem os dados corretos, no momento em que são necessários, dificilmente se consegue acompanhar os resultados e avaliar se eles estão satisfatórios.

Porém, além disso, também é necessário que essas informações estejam corretas. É dessa forma que se tem uma segurança maior e os processos ficam confiáveis. Se não existe um controle eficaz, o gestor não tem embasamento sólido para realizar o trabalho.

Deixar de fazer uma gestão de contas eficiente

Você sabe bem como andam as suas despesas operacionais, o que pode ajudar a aumentar o lucro ou como otimizar os custos? É com uma gestão de contas eficiente que se consegue essas informações e, a partir delas, pode-se acompanhar os resultados e saber o que precisa ser mudado para obter melhorias.

Não otimizar os custos operacionais

Não buscar meios de reduzir os custos (sem impactar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos) é outro erro que precisa ser evitado. Quando esse objetivo é alcançado, aumenta-se a margem de lucro e, consequentemente, a rentabilidade das vendas mensais.

Como você pôde ver, aumentar a rentabilidade é uma estratégia que está totalmente ligada à melhoria da gestão financeira da empresa. Para isso, é importante otimizar processos, melhorar os controles sobre as informações, diminuir erros e evitar falhas. Nesse sentido, o uso de um sistema ERP é de grande valia para que se consiga conquistar esse objetivo.

O que achou deste artigo? Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre como um software pode ajudar a alavancar os seus negócios!

Compartilhar