O pagamento de fornecedores é um desafio em sua empresa? A resposta para esse problema pode estar no planejamento e no aperfeiçoamento da gestão do seu setor de compras.

Seja qual for o porte do seu negócio ou área de atuação, é praticamente impossível operar sem o auxílio de bons parceiros. No entanto, assim como você, eles precisam receber dentro dos prazos acordados.

Quer aprender como otimizar o pagamento de seus fornecedores? Leia este post até o final!

A importância do bom relacionamento com fornecedores

A gestão de fornecedores é considerada um processo estratégico para qualquer negócio, especialmente para os de médio e grande porte. Isso porque as ações executadas permitem que ele tenha à sua disposição os melhores produtos e serviços do mercado.

Acontece que isso só é possível quando há um bom relacionamento com os parceiros. É fundamental que o gestor entenda que, além da  escolha dos fornecedores, é preciso cuidar para que haja diálogo, aproximação e respeito nessa relação.

Ao alcançar esses objetivos, a empresa consegue reduzir custos com estocagem e desenvolver uma boa política de compras, pois negocia preços mais competitivos e desfruta de qualidade em suas aquisições e confiabilidade nas entregas.

Portanto, o relacionamento com fornecedores é um diferencial competitivo. Afinal, a atuação harmônica e produtiva de todos os elos da cadeia de suprimentos dá as condições para que um negócio cresça e se destaque de seus concorrentes, uma vez que:

  • as entregas são feitas dentro do cronograma;
  • o custo-benefício das compras é bom;
  • as negociações são mais tranquilas e produtivas;
  • os pagamentos podem ser planejados de acordo com a estratégia da empresa.

As 5 melhores dicas para otimizar o pagamento de fornecedores

Agora que você já entendeu a importância de ter um bom relacionamento com seus fornecedores e criar vínculos sólidos, podemos ajudá-lo a alcançar essa meta de forma simples e estratégica.

Confira, a seguir, 5 dicas que fazem a diferença para o planejamento do pagamento de fornecedores e o ajudarão a conquistar uma empresa de sucesso!

1.Estude seus concorrentes

Você conhece bem seus concorrentes? Esse deve ser o primeiro passo para uma boa política de pagamento de fornecedores, visto que o mercado segue determinados padrões.

A ideia é estar bem informado sobre como a concorrência negocia seus prazos e entregas. Dessa maneira, fica mais fácil ter um plano individual que lhe traga benefícios, mas que não fuja das práticas de mercado.

Lembre-se de que alcançar o sucesso é um processo repleto de ações inteligentes. O bom gestor sabe que é importante encontrar seu diferencial sem jamais deixar de acompanhar os movimentos das outras empresas.

2.Planeje suas compras

O planejamento é a base de qualquer ação dentro da empresa. Afinal, quando planejamos algo, temos melhores condições de identificar problemas e revertê-los antes que se transformem em grandes prejuízos.

No caso do reabastecimento do estoque, com quanto mais antecedência você inicia a negociação com os fornecedores, melhores serão os resultados alcançados.

Com uso de dados sobre o consumo, por exemplo, é possível planejar a compra em maior quantidade de itens com boa saída, negociar um prazo de entrega favorável ao espaço disponível no estoque e conseguir melhores condições de pagamento.

3.Controle os pagamentos e recebimentos

O controle de pagamentos e recebimentos é uma prática essencial para a saúda financeira do negócio e pode ser realizada de diversas formas e com o auxílio de várias ferramentas, como um sistema automatizado ou planilhas comuns.

Mas como isso pode impactar no processo de pagamento dos fornecedores? Simples! Quando o gestor tem um controle eficiente de todas as suas entradas e saídas, ele mantém o fluxo de caixa equilibrado e pode planejar melhor suas compras.

É importante destacar que o monitoramento das finanças deve ser amplo, isto é, precisa englobar inúmeros dados, como a folha de pagamento, os tributos e os custos da empresa — incluindo os gastos com fornecedores. Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada e simplifica seu cotidiano.

4.Acompanhe os prazos de entrega

Para que a relação entre a empresa e seus fornecedores seja produtiva, é preciso que todos cumpram com suas responsabilidades. Isso significa que o parceiro deve entregar os produtos nos prazos acordados.

Quando uma parte deixa de fazer sua obrigação, a cadeia de suprimentos é comprometida, refletindo na insatisfação do consumidor, que não encontrará o produto que deseja no momento certo.

Sendo assim, é fundamental que você acompanhe de perto se os fornecedores estão atendendo ao cronograma de entregas e se os atrasos são frequentes e sem justificativa plausível. Caso identifique algum problema, a troca de parceiro pode ser a melhor opção.

5.Contrate um ERP

Conforme dissemos, a tecnologia é a grande aliada do gestor que deseja planejar o pagamento de fornecedores e ter um estoque equilibrado e pronto para atender às demandas do mercado.

O ERP é um sistema de gestão integrado que torna tudo mais fácil dentro da empresa. Ele tem como principal benefício a integração de dados de diversos setores, permitindo uma visão estratégica dos resultados alcançados.

Por meio dele, você será capaz de identificar, por exemplo, se um produto não está vendendo bem ou se um fornecedor não está conseguindo suprir a demanda de produtos.

Com informações atualizadas e relatórios precisos em mãos, suas decisões serão mais coerentes e produtivas. Dessa maneira, consegue-se experimentar uma melhoria global nos processos de gestão de fornecedores, do fluxo de caixa, das contas a pagar e a receber, dos prazos, da produção e do estoque.

Conforme visto, o controle do pagamento de fornecedores é uma ação essencial para o funcionamento e desenvolvimento empresarial. Isso porque evita atrasos e desgastes na relação com os parceiros e permite negociações mais tranquilas e vantajosas. Mas, esse objetivo só é alcançado quando os gestores se preocupam em manter suas finanças organizadas e em planejar suas compras e compromissos. Dessa forma, fica mais fácil evitar imprevistos e tomar decisões que coloquem a empresa na direção correta.

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