Pesquisar
Close this search box.

Transformação digital no varejo: quais são as vantagens?

Vamos falar um pouco sobre transformação digital no varejo? Nos últimos anos, percebemos um crescimento acentuado do uso de tecnologias no universo empresarial. Aliás, alguns recursos se tornaram tão essenciais que nem sequer imaginamos a gestão sem eles.

O varejo sempre foi um setor dinâmico e a proximidade com o consumidor é uma característica que ajuda os empresários a inovarem com mais precisão. Obviamente, para alcançar o sucesso, é preciso estar atento e conhecer bem os recursos e estratégias à sua disposição.

Continue a leitura para entender melhor o impacto da transformação digital no varejo e aprender a fazer investimentos estratégicos!

O que é transformação digital?

Transformação digital é o uso de tecnologia pelas empresas com o objetivo de ampliarem a eficiência de suas atividades e se tornarem mais produtivas e rentáveis. Na prática, falamos de uma nova forma de pensar e agir dentro de um negócio, com ferramentas tecnológicas exercendo um papel fundamental.

Esse processo faz parte de um movimento que está afetando diversos setores e impacta diretamente no cotidiano das pessoas. Afinal, a internet, a Inteligência Artificial, os computadores e várias outras tecnologias fazem parte do nosso dia a dia — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

O que se entende por transformação digital no varejo?

A transformação digital é uma realidade que afeta toda a sociedade. Nossa maneira de comunicar, pensar, trabalhar e consumir vem sendo modificada pela constante evolução da tecnologia e, por isso, o setor varejista é um dos mais impactados.

Quando falamos desse processo no varejo nos referimos aos recursos utilizados pelas empresas que visam otimizar e aperfeiçoar procedimentos essenciais, como:

  • a entrega de mercadorias ao consumidor;
  • a atração e fidelização de clientes;
  • os canais de distribuição;
  • as técnicas de vendas;
  • a gestão do estoque;
  • o registro das vendas;
  • a previsão da demanda de consumo.

Enfim, aborda-se todos os processos executados no varejo que podem ser mais eficientes e seguros com o apoio da tecnologia. Por esse motivo, há uma grande relação com a inovação e redução de processos manuais.

Quais as vantagens de se investir nessa tendência?

O sucesso de uma empresa varejista está intimamente ligado à sua capacidade de perceber as demandas de seus clientes e proporcionar a eles uma experiência de compra diferenciada.

Segundo um estudo global da Euromonitor, até 2040, a tecnologia mudará de vez a jornada de compra dos consumidores, que passará a ser cada vez mais digital e omnichannel. Nesse sentido, investir na transformação digital é mais que um diferencial e pode trazer diversas vantagens competitivas. Confira!

Garante a sobrevivência empresarial

Com todos os avanços proporcionados pela internet, pelos dispositivos móveis e pela própria transformação do varejo, o negócio que não estiver preparado corre o risco de fracassar, especialmente com a atuação cada vez mais estratégica da concorrência.

Em resumo, empresas que inovam, abrem mão de antigos modelos e aprendem a reinventar seus canais de venda e comunicação com o cliente, operam de maneira mais competitiva e rentável.

Otimiza os processos

Outra vantagem interessante da transformação digital no varejo é que ela otimiza processos de maneira inteligente. Um excelente exemplo é o da gôndola virtual, que melhora a exposição e reposição dos produtos e funciona como mais um canal de venda para a empresa.

Nesse modelo, você poderia colocar uma gôndola virtual em um metrô, por exemplo. Ela teria todos os produtos disponíveis ao lado do QR code. Assim, o cliente pode escolher o que precisa, escanear o código pelo celular e receber as compras em casa.

Aumenta a produtividade dos funcionários

Por serem imprescindíveis para o atendimento ao cliente e funcionamento do negócio, é preciso investir em soluções que proporcionem boas condições de trabalho aos colaboradores.

Atualmente, o uso de softwares de gestão tem sido muito utilizado pelos varejistas, pois contribui para o aumento da produtividade dos funcionários. Eles evitam que os funcionários de um supermercado, por exemplo, percam tempo com tarefas burocráticas e se dediquem ao que realmente importa.

Reduz o número de falhas

Processos automatizados são mais seguros e eficientes do que aqueles executados manualmente. A tecnologia o ajudará a tomar decisões corretas e assegurar que ações seguem um padrão de qualidade e eficiência, reduzindo a incidência de falhas e erros de cálculos, por exemplo.

Melhora a imagem do negócio

Negócios inovadores chamam a atenção no mercado e sua empresa só tem a ganhar com os investimentos em tecnologia. Já pensou contar com um terminal de autoatendimento? Além de reduzir as filas em seu estabelecimento, isso fará com que sua loja tenha uma imagem positiva e diferenciada dos concorrentes.

Atrai mais clientes

A empresa que investe em inteligência artificial, realidade virtual e em um bom marketplace consegue atrair mais clientes. Isso porque, o consumidor está sempre em busca de novidades e valoriza empresas que inovam para proporcionar uma melhor experiência de compra ao seu público.

Como investir em transformação digital no varejo?

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que a transformação digital pode proporcionar ao seu negócio, deve estar se perguntando: como devo investir?

Essa é uma dúvida comum, pois existem muitas opções de sistemas e produtos que visam modernizar e otimizar processos no varejo. No entanto, é preciso cautela e fazer boas análises para realizar um investimento adequado e vantajoso.

A aquisição de um software de gestão é a decisão mais segura, pois essa ferramenta traz mais eficiência à administração do seu negócio, evitando erros e facilitando a organização de todos os setores.

Ao adquirir um software de gestão  é preciso contar com um bom fornecedor, já que o sistema  precisa ser desenvolvido pensando em suas principais necessidades. Com isso, a experiência e a reputação desse parceiro são fatores que não podem ser ignorados, pois contribuirão ativamente para os resultados alcançados em seu dia a dia.

A CISS possui  uma fábrica de inovação e investe em pesquisas e projetos para melhorar a gestão e os resultados de seus clientes utilizando a tecnologia como base. Estamos sempre atentos ao que é tendência e, principalmente, às dificuldades que você enfrenta. Por isso, pode contar a gente para modernizar e colocar seu negócio  na era digital.

A transformação digital no varejo veio para ficar! A tecnologia deve ser vista como uma grande aliada do empresário, capaz de trazer benefícios importantes e ajudá-lo a alcançar o sucesso de maneira planejada e duradoura.

Quer investir em um sistema moderno e eficiente para o seu supermercado? Conheça agora mesmo o CISSPoder!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também:

Segue a gente :)