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Homem usando máscara carrega uma caixa de entregas cheia de verduras.

Passo a passo: veja como montar um delivery no supermercado

Você já pensou que pode inovar no seu supermercado com um serviço de entregas? Com certeza já. Se essa já era uma tendência que vínhamos acompanhando no setor, a pandemia do coronavírus fez acelerar esse processo em muitas empresas, diante do crescimento no número de pessoas que estão buscando esse modelo de atendimento como forma de evitar lugares com aglomeração de pessoas.

Oferecer esse tipo de atendimento é oferecer comodidade para seu cliente, que não precisa perder tempo dentro do supermercado e pode cuidar da sua saúde nesse momento. É preciso, no entanto, saber como montar um delivery no supermercado para dar conta de atender tanto os clientes que chegam ao estabelecimento quanto os compram online.

Quer saber como aprimorar o seu negócio e melhorar os serviços disponibilizados no seu supermercado? A seguir, apresentamos o passo a passo para criar o seu próprio serviço de entrega de mercadorias.

Faça o planejamento de como montar um delivery

Trabalhar com o ambiente digital e os serviços de entrega é um pouco diferente de gerenciar um supermercado físico. O primeiro passo para iniciar essa estratégia, portanto, é ter um planejamento.

Comece avaliando como está a gestão do seu estoque, a que passo anda o trabalho da sua equipe e de que forma está ocorrendo o reabastecimento das prateleiras. Tudo funciona de forma ordenada ou há falhas nesses processos? Se há problemas, é preciso corrigi-los antes de criar o seu delivery.

Um serviço de entrega de mercadorias exige um conhecimento sobre todos os produtos que estarão disponíveis para os clientes, além de um sistema de pagamento online ou a possibilidade de levar a máquina de cartão na hora da entrega. Além do mais, é fundamental ter organização com o estoque para não entregar produtos vencidos ou mal apresentados aos clientes.

Verifique quais rotinas precisam de melhoria ou quais ações precisam ser implementadas para fazer o serviço de delivery funcionar corretamente. Lembre-se que o seu cliente espera pedir os produtos e recebê-los de acordo em sua casa, dentro do prazo prometido. Por isso, ter organização é essencial para quem deseja ter sucesso em uma estratégia de vendas online.

Conheça a sua área de atuação

Faça uma pesquisa para entender se as pessoas da sua região têm interesse em realizar compras pela internet, por aplicativos de celular ou por ferramentas como o WhatsApp. Você pode criar espaços dentro do supermercado para receber as opiniões dos clientes ou fazer enquetes em redes sociais, como o Instagram.

Neste momento em que há uma preocupação com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão buscando as compras online. Em pouco tempo, as aquisições pela internet já tiveram um crescimento de 40%, e as previsões mostram que esse número deverá aumentar.

Se as pessoas forem bem atendidas no serviço de delivery do supermercado, é possível que elas continuem com esse hábito depois que a pandemia passar, pois poderão perceber que podem dedicar esse tempo gasto no supermercado a outras atividades, como no trabalho, em atividades de lazer ou no convívio familiar. Logo, essa pode ser uma oportunidade de inovação com resultados agora e a longo prazo.

Organize a sua equipe de trabalho

Para ter um serviço eficiente de delivery no supermercado, também é fundamental contar com uma equipe eficiente. Imagine que você precisa ter pelo menos uma pessoa responsável por receber os pedidos, organizá-los e preparar a logística da entrega. Conforme os pedidos forem aumentando, provavelmente você vai ter que contar com mais pessoas para dar conta dessa demanda.

Outro aspecto a considerar na hora de separar os produtos solicitados pelo cliente é a preocupação com a higiene, a limpeza e as condições ideais de armazenamento. Imagine que alimentos como manteiga, carnes e frios ficam refrigerados e não podem permanecer muito tempo fora desse ambiente. Logo, a equipe precisa se organizar para realizar a entrega de forma rápida ou ter algum equipamento para acondicionar esses alimentos durante o período em que eles estão fora do supermercado.

Também é necessário contratar um serviço especializado para levar os produtos até os clientes ou adquirir um veículo e contar com uma pessoa para fazer essa atividade de entrega. Vale a pena ressaltar que ela precisa ter responsabilidade para manter a higiene durante todo o transporte e a entrega dos produtos.

Mantenha os estoques em ordem

Como estão os níveis de estoque do seu supermercado? Você se organiza para ter sempre mercadorias à disposição ou há produtos faltando?

Ao montar um delivery de supermercado, é essencial ter um cuidado redobrado com as mercadorias, afinal, o cliente vai olhar as informações na internet ou no aplicativo e vai considerar que os produtos estão disponíveis. Já pensou se ele pede um produto e depois não recebe o que foi solicitado em casa? Esse cliente pode ficar decepcionado e desistir de comprar do seu estabelecimento.

Para que isso não aconteça, mantenha a organização do seu estoque. Algumas ferramentas tecnológicas ajudam a fazer esse controle ao dar baixas automáticas nos itens que foram vendidos. Elas também auxiliam a evitar perdas com o vencimento dos produtos. Dessa maneira, fica mais fácil de programar as compras e evitar a falta de itens nas prateleiras e no serviço de entrega.

Utilize um app especializado

Você pode desenvolver um aplicativo próprio para o seu supermercado, mas geralmente esse serviço tem um custo mais alto. Outra possibilidade para realizar o trabalho de entrega de mercadorias é o uso de uma plataforma especializada para o seu segmento.

Nela, você consegue gerenciar o estoque e os pedidos em um só lugar, e ainda acompanhar a entrega das mercadorias. A rotina da sua equipe fica mais prática e eficiente, o que ajuda a garantir a satisfação dos consumidores.

Um exemplo desse tipo de aplicativo é o Cestou. Ele foi criado pela equipe da CISS para proporcionar um serviço diferenciado para quem já é cliente do serviço CISSPoder. Desse modo, os donos de supermercados conseguem coordenar as atividades internas da empresa e ainda implementar inovações como o serviço de entrega de maneira muito simples.

Agora que você já sabe como montar um delivery para supermercado e percebeu que as pessoas estão cada vez mais interessadas em compras online, essa pode ser uma oportunidade para você acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor e inovar na sua área de atuação.

Por falar nisso, separamos um artigo com ideias inovadoras para supermercados. Que tal conferir? Boa leitura!

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