Há muito tempo as redes sociais não são só ferramentas para interação entre as pessoas para passar o tempo. Os desenvolvedores do aplicativo perceberam o potencial dessas plataformas como uma grande vitrine para empresas que desejavam anunciar seus produtos na rede. A partir daí o Instagram para Negócios foi lançado, mudando a forma de fazer publicidade online.

A rede social é uma das mais utilizadas mundialmente, por isso não é necessário reforçar sua capacidade de oferecer visibilidade, comunicação com o público e chance de posicionamento diante do target das empresas.

Grandes marcas têm usado de muita criatividade e inovação para conquistar cada vez mais espaço no meio digital, gerar engajamento e se aproximar ainda mais do seu público-alvo.

Neste post falamos um pouco mais sobre o que é o Instagram para Negócios e de que maneira ele conquistou um espaço importante no marketing digital. Entenda a utilidade dessa plataforma e as vantagens que ela oferece.

O que é e para que serve o Instagram para Negócios?

Desde 2010, o Instagram é uma rede social com foco na parte visual: fotos e vídeos para compartilhar seus registros e momentos com uma ampla rede de pessoas do mundo todo. Não é necessário ir muito além para dizer que a plataforma é um sucesso, mas talvez ela tenha sido potencializada com a entrada de empresas.

Ao perceber a oportunidade de falar para uma boa parcela do seu público, grandes companhias entraram de vez na rede social. Em paralelo a isso, os desenvolvedores enxergaram chances de monetizar a participação dessas companhias e ainda oferecer recursos específicos de crescimento. Foi aí que, em 2016, foi lançada a plataforma Instagram para Negócios, com foco em empresas que desejam se posicionar na rede social.

A proposta foi oferecer muito mais do que um simples espaço para que negócios, independentemente do porte, pudessem postar suas fotos e expor produtos ao público. No Instagram para Negócios é possível aproveitar o recurso de acesso rápido a links, melhorar o nível de informações na bio com o botão de contato e, principalmente, aproveitar a ferramenta de anúncios.

O Instagram também é parte de uma tendência muito forte atualmente: o omnichannel. Varejistas estão entendendo cada vez mais a necessidade de estarem presentes em diversos canais, mas especialmente explorando o digital com ajuda das redes sociais.

Engajamento é a base da ferramenta

O engajamento talvez seja a palavra de ordem para as empresas na era em que negócios precisam estar visíveis e ativos no ambiente digital. Em meio a isso, o Instagram para Negócios disponibiliza os recursos certos para que os resultados de destaque sejam alcançados. Por meio da plataforma é possível não só anunciar e expor, mas interagir e convidar o consumidor a estar mais perto da empresa.

Esse engajamento é obtido por meio de recursos como as enquetes, o atendimento via DM e o uso dos Stories para mostrar mais dos bastidores do estabelecimento. A ideia é realmente usar o Instagram como plataforma de interação, gerando no público a sensação de pertencimento.

A empresa passa a fazer parte da rotina das pessoas de maneira mais recorrente, o que traz essa identificação e simpatia — que se traduzem em engajamento.

Ações de marketing são principais recursos

Talvez o grande destaque do Instagram para Negócios seja a possibilidade de otimizar ações de marketing por meio das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Entre as principais, os links patrocinados são os mais utilizados.

Os links patrocinados são impulsionamentos pagos que podem ser feitos na ferramenta, o que garante que um post ou anúncio alcance mais usuários dentro de uma segmentação configurada pela empresa. Assim, quem gerencia um supermercado, por exemplo, pode programar anúncios para uma base de pessoas que se encaixem no segmento desse negócio.

Além dos impulsionamentos há a ferramenta de métricas, que justamente é utilizada para mensurar os resultados das campanhas desenvolvidas na plataforma. Os links patrocinados são destrinchados, mostrando seu alcance, a taxa de cliques recebidos e outros detalhes. A ferramenta de métricas também mostra visualizações do perfil e um controle de novos seguidores.

Os Stories também podem ser utilizados de forma estratégica, seja na aproximação do cliente — mostrando o dia a dia do estabelecimento —, seja com promoções. É possível usar esse espaço de vídeos e imagens para anunciar, por exemplo, as promoções do dia em um supermercado.

Quais são as diferenças entre Instagram para Negócios e o Instagram pessoal?

Uma dúvida muito comum e pertinente é a diferença entre o Instagram para Negócios e a plataforma comum, para os usuários de contas pessoais. Na prática, é simples de entender: a ferramenta comum do Instagram é limitada para o uso sem pretensões comerciais, apenas para compartilhar momentos do cotidiano e registros que sejam interessantes para uma base composta de amigos.

O Instagram para Negócios, como o nome afirma, é voltado para empresas que querem aproveitar recursos específicos para alcançar resultados de destaque para suas marcas. Seus recursos são exclusivos e só podem ser encontrados nessa versão, já que ela é totalmente preparada para desenvolver e mensurar campanhas digitais de marketing.

Quais são as vantagens do Instagram para Negócios?

O Instagram para Negócios é uma ferramenta que, estrategicamente, oferece uma série de vantagens às marcas e aos estabelecimentos que sabem como se posicionar na rede social. A seguir, veja como pode ser benéfico para o seu negócio fazer uso dessa plataforma e conquistar o desenvolvimento da sua empresa no digital!

Aumento das vendas

Com um alcance mais preciso da sua segmentação por meio dos anúncios patrocinados, é possível levar conteúdo certo a quem realmente deseja comprar. Você fala com os clientes do seu supermercado ou de outro estabelecimento com facilidade, graças às opções de alcance dos anúncios. Além disso, o Instagram Shopping permite marcar produtos nas fotos e levar o usuário diretamente ao link de compra.

Fortalecimento da marca

Com as opções de divulgação e com o controle do resultado das campanhas é possível entender cada vez mais o que gera resultados de destaque. A relação com o consumidor só pode ser melhorada quando os recursos do Instagram para Negócios são utilizados da melhor forma, sempre com a perspectiva de otimização. No médio prazo, a ideia é ter a marca fortalecida e o engajamento aumentado constantemente.

Mais alcance de público

Estar no Instagram é uma forma de aumentar o alcance das marcas, ou seja, de ocupar todos os espaços em que o público está. Quem compra no seu estabelecimento certamente está nessa rede social — e quem pode se tornar um cliente também. As configurações de segmentação geram novo público para o supermercado e ajudam outras pessoas a descobrirem o comércio.

Aproveitar o Instagram para Negócios pode ser um ótimo movimento de expansão de marca, engajamento e posicionamento no digital, o que é indispensável. Esse é o caminho para ter cada vez mais clientes e, naturalmente, aumentar o faturamento da sua empresa.

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