Você já ouviu falar em omnichannel? O termo pode remeter a algo complicado, mas é importante conhecê-lo e prestar muita atenção aos impactos gerados por essa estratégia dentro do varejo.

Empresas que atuam com canais online e offline integrados estão lucrando mais. Por isso, apostar nessa estratégia é uma tendência e um poderoso atrativo para o consumidor contemporâneo.

Diante da importância do tema, reunimos dicas e informações valiosas neste post. Continue a leitura para conhecer melhor o omnichannel, tirar suas dúvidas e descobrir como ele pode impactar o crescimento de seu negócio!

O que é e como funciona o omnichannel?

Ominichannel, em tradução literal, significa “todos os canais”. Dentro do universo empresarial, o conceito pode ser entendido como a estratégia de se utilizar múltiplos canais de venda e comunicação de maneira integrada.

A principal característica de um negócio omnichannel é a integração. Todos os canais estão conectados e o cliente pode, por exemplo, mesmo estando dentro da loja física, acessar o aplicativo ou site da empresa para checar a existência e o valor de um produto.

Do mesmo modo, ele pode comprar no e-commerce e retirar seu pedido na loja física. Aliás, 60% dos consumidores já escolhem essa opção.

Em resumo, a ideia é proporcionar ao seu consumidor uma experiência de compra diferenciada. Para isso, um canal auxilia o outro visando a constante redução das distâncias e obstáculos existentes entre o universo online e offline.

Por que o varejo está investindo nessa estratégia?

O varejo tem a vantagem de estar próximo ao seu cliente e, com isso, consegue identificar suas demandas com mais agilidade. Nos últimos anos, foi possível perceber o surgimento de um novo consumidor — mais digital, exigente e seletivo.

Essa mudança afetou a maneira com que as empresas se posicionam no mercado, pois satisfazer as necessidades do público deve estar entre os principais objetivos de um negócio. Assim, o omnichannel vem deixando de ser um diferencial para se transformar em um requisito de sobrevivência.

Apesar de ter sido incorporada ao cotidiano de diversas marcas, a estratégia ainda é recente no Brasil e tem muito a evoluir. Por isso, os varejistas mais inovadores estão atraindo novos clientes e aumentando sua rentabilidade.

Quais os impactos do omnichannel no varejo?

Ainda tem dúvidas de que investir no omnichannel é uma estratégia de sucesso? Para ajudá-lo a compreender a importância desse investimento, selecionamos as principais vantagens que ele proporciona. Confira, agora, os seus impactos no varejo!

Permite uma coleta de dados avançada

“Os dados são o novo petróleo”. Já ouviu essa expressão? Caso ainda não a conheça, é interessante que você saiba que os analistas de mercado afirmam que as informações coletadas sobre os consumidores podem se transformar em poderosos insights.

Nesse ponto, as estratégias omnichannel podem ser suas grandes aliadas. Com a integração entre os diversos canais de venda e comunicação, a empresa tem acesso a tudo o que precisa para fazer uma boa gestão de clientes, como suas preferências, hábitos financeiros e localização geográfica.

Melhora as campanhas de marketing

O que diferencia uma boa campanha de marketing? Em geral, ela é considerada de sucesso quando consegue atingir seu público-alvo, convencendo-o a adquirir o produto ou serviço anunciado.

Já parou para pensar que para alcançar esse objetivo é preciso ter informações precisas sobre o consumidor e o mercado? É aí que o omnichannel entra! As informações coletadas, juntamente com as vantagens da integração, permitem que a equipe de marketing produza campanhas cada vez mais eficientes.

Favorece uma comunicação integrada com o cliente

A comunicação com o cliente é um dos grandes propulsores do crescimento empresarial. Um negócio que não investe em presença virtual e planeja estratégias para estar cada vez mais próximo de seu público está correndo sérios riscos, no atual contexto de mercado.

Ter vários canais e garantir que o atendimento prestado ao cliente não seja afetado por barreiras físicas e virtuais é uma técnica muito eficaz. Em resumo, o cliente deve ser atendido independentemente do canal escolhido.

Aumenta o número de vendas

Um dado interessante sobre o omnichannel é que 71% dos consumidores usam ferramentas virtuais antes de visitarem a loja física, mas ela ainda concentra o maior volume de vendas. O que podemos concluir é que é exatamente essa integração entre os canais que garante boas vendas ao negócio.

Quanto mais facilidades, informações e opções o consumidor tiver à sua disposição, mais estimulado a comprar ele fica. Por isso, o aumento da rentabilidade é mais um importante impacto positivo dessa metodologia.

Como ter um varejo omnichannel?

Depois de todas as informações apresentadas, é provável que você tenha se interessado por essa estratégia de negócio. Os benefícios são realmente interessantes e poderão ser percebidos em curto, médio e longo prazo.

Entretanto, caso queira transformar o seu varejo em um omnichannel é necessário observar alguns detalhes. Confira!

Invista em planejamento

Qualquer mudança a ser incorporada ao cotidiano empresarial exige planejamento, o que não pode ser diferente com uma operação integrada entre os canais de venda e comunicação.

É fundamental que toda a infraestrutura necessária seja avaliada e planejada, pois as falhas podem prejudicar a reputação do negócio e a satisfação de seus clientes. Lembre-se de que não basta ser omnichannel, é preciso ser eficiente.

Mantenha o foco no cliente

O cliente deve ser o principal foco dessa estratégia, pois serão as suas necessidades e demandas que guiarão o funcionamento do negócio. Dessa maneira, é importante conhecer o perfil de sua clientela e analisar os canais mais adequados.

Aposte em tecnologia

Por fim, não há como falar em omnichannel sem citar tecnologia. O uso de softwares de gestão, por exemplo, é crucial para o sucesso do processo, garantindo organização, produtividade e agilidade no atendimento ao cliente.

O consumidor brasileiro já despertou para o e-commerce, mas continua valorizando as lojas físicas. Por isso, os varejistas que investirem no omnichannel estarão um passo à frente da concorrência e conquistarão resultados expressivos nos próximos anos. Aproveite o que aprendeu e não fique de fora dessa tendência!

Gostou deste post? Que tal seguir nossas redes sociais e acompanhar de perto mais novidades, dicas e informações importantes para o seu varejo? Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!