Você já ouviu falar da iniciativa do troco solidário? Essa é uma ação social que tem ganhado adeptos em todo o país, tanto de proprietários de estabelecimentos comerciais quanto dos clientes que fazem a doação.

A campanha traz a oportunidade de agregar ao negócio o viés de responsabilidade social, o que gera mais valor para a marca do empreendimento.

Para aderir à iniciativa, os custos são baixos, e a empresa ainda pode contar com diversas vantagens. Quer saber mais sobre troco solidário? Continue a leitura deste post!

O que é o troco solidário?

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo destinar o troco dos clientes a Organizações não Governamentais (ONGs) que prestam assistência social na região do estabelecimento que adere ao troco solidário.

Para isso, o atendente do caixa só precisa perguntar ao consumidor se ele deseja doar os centavos que sobraram para a instituição da sua região. Ao aceitar, a doação entra no sistema de forma automática.

O empresário pode optar por escolher apenas uma instituição filantrópica ou alterar as doações entre as entidades da região. Dessa forma, é possível contribuir de maneira mais efetiva com as instituições, contemplando todas aquelas que mais precisam.

Como funciona o troco solidário?

O troco solidário pode ser adotado por todos os estabelecimentos que lidam com o cliente, em especial os supermercados, as drogarias, as lanchonetes e até os postos de gasolina.

Para implantar o troco solidário na sua empresa, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para encontrar as instituições que mais precisam de ajuda.

Em um cenário ideal, seria importante procurar ONGs que tenham afinidade com o seu negócio. No caso de supermercados, escolher instituições que distribuam refeições às pessoas mais carentes, por exemplo, é uma boa ideia.

Para não misturar o dinheiro do supermercado com o da doação, é importante a empresa ter um sistema que possibilite fazer essa separação. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Sabendo quais instituições serão beneficiadas e com o sistema parametrizado, é só divulgar a iniciativa do troco solidário aos seus consumidores. Para isso, crie sinalizações no ponto de venda, faça camisas promocionais com o tema para os funcionários, use os canais de comunicação que o supermercado tem disponível e treine os colaboradores, para que eles saibam explicar os detalhes da iniciativa, caso sejam questionados por algum cliente.

Quais são as vantagens para os supermercados?

Além de associar a marca do seu supermercado a iniciativas de responsabilidade social, o que agrega valor e confere diferenciais competitivos para o negócio, o troco solidário contribui para a sociedade em que a empresa está inserida e ainda gera outros benefícios. Confira alguns deles a seguir!

Promove o seu supermercado

Como as instituições de caridade também têm redes sociais, elas podem passar a divulgar a iniciativa com a marca da sua empresa. Além disso, pessoas que têm afinidade com a causa da instituição contemplada também podem ver essa parceria com bons olhos, o que ajuda a consolidar ainda mais a marca do supermercado na sua região.

Fideliza os consumidores

Principalmente com a pandemia de Covid-19, mais do que nunca, as pessoas estão dando preferência a comprar naqueles estabelecimentos que têm um viés social, já que existe um consenso de que empresas comprometidas com o coletivo geram mais valor para a sociedade em que elas estão inseridas.

Ao aderir à iniciativa do troco solidário, também é possível promover a fidelização dos clientes, pois eles estarão cientes que o seu negócio faz a diferença na sociedade.

Fortalece a comunidade da sua região

Ajudando as ONGs da sua região, você fortalece as entidades e afasta o risco de vulnerabilidade social de diversas pessoas da sua comunidade. Ao colaborar para diminuir a fome e a pobreza com a doação dos centavos de troco dos seus clientes você consegue fazer a diferença no dia a dia dessas pessoas.

Tem baixo custo para a empresa

O custo de implantar a ação do troco solidário é baixíssimo. Ao contar com um bom sistema operacional, tudo o que você tem que fazer é pedir para parametrizar a opção de doação dos clientes, o que permite separar esse dinheiro do fluxo de caixa da empresa.

Os outros gastos ficam por conta da sinalização da loja e do treinamento dos funcionários, sendo que esse último é bastante rápido e prático. Se você colocar tudo na ponta do lápis, vai chegar à conclusão de que a ação sai praticamente de graça, e ainda ajuda a melhorar a imagem da sua empresa.

Facilita o troco

Problemas com o troco são questões antigas enfrentadas pelos empresários do setor de supermercados, visto que faltam moedas e notas de pequeno valor no mercado. Somados a isso, estão os impedimentos legais de oferecer produtos no lugar do troco, já que essa é considerada uma prática abusiva ou venda casada. Nesse cenário, é possível você ter que, inclusive, baixar o preço do produto na impossibilidade de não ter o troco na loja.

Com o troco solidário, esse problema tende a se resolver, já que o funcionário pode explicar que o dinheiro vai ajudar a quem mais precisa, e a tendência é que o cliente disponibilize o valor do troco para a doação.

Como um software pode ajudar?

Como já mencionamos, é necessário contar com um software de supermercado que possibilite o controle de doações. Assim, ficará mais fácil monitorar os valores doados e encaminhar toda a quantia arrecadada para a instituição escolhida.

Ao adotar o sistema de gestão de supermercados da CISS, é possível parametrizá-lo para que ele separe o valor da doação das receitas do supermercado, facilitando todo o processo de contabilidade. Além disso, é possível conferir todas as movimentações de forma online e contar com outras facilidades.

Viu como implantar o troco solidário no seu supermercado gera diversas vantagens? Para isso, você só precisa escolher quais instituições ajudar, ter um sistema que permita separar o dinheiro doado das receitas do supermercado e divulgar a ação para os seus clientes.

Quer saber como nosso sistema funciona para o troco solidário? Então, entre em contato conosco!

Compartilhar