A contabilidade para supermercados é fundamental no levantamento de informações gerenciais, acompanhamento da lucratividade e da rentabilidade. Ela complementa os relatórios financeiros com uma abordagem mais completa em termos do que é investido no negócio e o retorno gerado, pois também considera, por exemplo, a evolução do patrimônio, o valor do próprio negócio, entre outros.

Em comparação com uma equipe própria, os benefícios de terceirizar os serviços de contabilidade do seu supermercado podem ser sentidos tanto do lado dos ganhos quanto dos resultados. Por isso, vale a pena refletir sobre essa possibilidade, o que esperamos que você faça naturalmente ao ler o que relacionamos e ponderamos abaixo para você. Confira!

As vantagens de terceirizar a contabilidade do supermercado

Para começar, nada mais natural do que abordar as vantagens desse tipo de contratação. Obviamente não pretendemos relacionar todas elas, já que isso demandaria uma análise mais específica, pois muitas são variáveis de um supermercado para o outro. No entanto, de modo geral, os benefícios comuns ao segmento supermercadista estão relacionados nos tópicos abaixo.

Expertise da empresa contratada

Manter uma equipe interna, ou mesmo um escritório local, que conheça do seu segmento e tenha vivenciado experiências diversas, em vários estabelecimentos, pode ser difícil e caro. De outro lado, a contratação de um serviço terceirizado costuma oferecer uma expertise única, com um bom custo-benefício.

Melhor acompanhamento das obrigações fiscais

Manter as obrigações fiscais em dia pode ser um desafio para um supermercado, especialmente porque elas mudam o tempo todo. Uma equipe terceirizada, focada exclusivamente nas questões contábeis, pode dedicar tempo e a atenção devida ao acompanhamento de cada demanda legal.

Redução dos custos operacionais

Manter uma equipe interna de contadores envolve vários custos diretos, como salários, benefícios e obrigações sociais e indiretos, relativos aos processos de seleção e contratação, gerando um custo mensal que pode ser alto. Ao considerarmos todos esses gastos, verificamos facilmente que a terceirização costuma ser mais barata que esses custos operacionais.

Minimização dos efeitos da burocracia

Acompanhar e operacionalizar os procedimentos de atendimento às exigências burocráticas é um dos maiores problemas das empresas brasileiras. Em um supermercado, isso se reflete em complicações como a substituição tributária e as obrigações acessórias. A terceirização facilita em muito a gestão desse problema, quando contrato um serviço especializado.

Dicas para escolher a melhor solução

A decisão pela contratação de um parceiro na área contábil precisa ser duradoura, de modo a evitar um processo repetido de substituição, o que gera estresse e retrabalho. Por isso, você precisa ser criterioso nessa decisão. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha.

Busque informação em tempo real

Um dos pontos fundamentais na escolha de uma solução contábil é o tempo de resposta. Especialmente no caso de um supermercado, não adianta esperar meses para receber um demonstrativo de resultados, por exemplo. As decisões precisam ser tomadas de acordo com os dados sobre o desempenho do negócio.

Se essa informação demora para chegar, o varejista corre o risco de conviver com um eventual prejuízo durante esse período intermediário.

Por isso, o ideal é que as informações estejam disponíveis em tempo real e que simulações possam ser feitas para prever cenários e problemas.

Garanta clareza nas apresentações

Além da agilidade, os relatórios, painéis e plataformas precisam oferecer o máximo de clareza. Sem uma apresentação confiável e de fácil consulta, o supermercado não consegue se desvencilhar da tradicional burocracia, que não está apenas nos procedimentos, mas também na forma como os dados são acessados, processados e apresentados para a tomada de decisão.

Em outras palavras, você não quer informações e apresentações que necessitem de um curso para serem interpretadas, mas acesso a um formato mais intuitivo, com todas as orientações que você precisa para uma interpretação acertada e simples.

Busque o máximo da confiabilidade

Adiantaria ter acesso rápido e claro a dados nos quais você não pode confiar? Obviamente não! Não é mesmo? Contudo, pode parecer difícil verificar a confiabilidade antes de viver uma experiência de atendimento. Para resolver isso, busque referências e observe o cuidado com detalhes importantes, como o foco na sua realidade.

Garanta segurança e privacidade

A preocupação com a segurança dos dados, o sigilo e a privacidade, inclusive dos seus clientes cadastrados, se for o caso, é outro detalhe importantíssimo na atualidade. Além de garantir que informações estratégicas sejam protegidas, novas leis de proteção de dados surgem continuamente em todo o mundo.

A informatização concentra dados que são amplamente compartilhados, acessíveis até mesmo por meio de smartphones. Por isso, exige mecanismos de segurança e preservação, de modo a evitar surpresas e, dependendo do caso, até multas e punições.

Preocupe-se com o nível de especialização

Todo contador precisa conhecer muito dos procedimentos contábeis e das regras governamentais, mas essa especialização oferece resultados muito superiores quando o profissional também conhece do seu negócio. Em outras palavras, ele precisa falar a mesma língua e conhecer os detalhes do seu dia a dia, as dificuldades do controle de estoque, do controle de perdas nos setores críticos e assim por diante.

Só assim eles são capazes de contribuir diretamente para as melhores decisões do negócio, além de estarem disponíveis para reuniões periódicas presenciais e remotas.

Desse modo, eles podem dividir orientações estratégicas além do convencional, fortalecendo a gestão em todas as áreas do supermercado e contribuindo nos momentos e nas crises, além de no aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas tendências.

Busque uma solução completa

Você precisa contar com um serviço completo, capaz de garantir o cumprimento de todas as obrigações acessórias municipais, estaduais e federais. Por isso, verifique se, dentre os serviços oferecidos, estão inclusos, por exemplo:

  • apuração do ISS, de ICMS, PIS e Confins;
  • emissão de guias;
  • envio de Sped/EFD fiscal;
  • SpedEFD contribuições: PIS/Confins;
  • e-doc e SEF;
  • Sped contábil: Escrituração Contábil Digital (ECD);
  • Sped ECF: Escrituração Contábil Fiscal;
  • DACON;
  • DCTF;
  • IRPJ e CSLL.

Contrate o planejamento tributário

As atividades de um serviço de contabilidade terceirizado vão além da parte operacional e gerencial. Planejar o enquadramento da empresa no regime tributário que garanta a diminuição do impacto dos impostos nos custos é fundamental. Um erro de escolha nesse tópico pode elevar os gastos substancialmente e até prejudicar a competitividade do supermercado.

Objetive a gestão estratégica de resultados

Um supermercado precisa de uma boa análise de resultados líquidos operacionais, de modo a permitir a definição e a elaboração de ações, práticas e procedimentos para melhoria contínua.

Além desse importante resultado de aprimoramento operacional, é determinante que seja possível ampliar a visão estratégica do negócio, o que exige um trabalho próximo ao time de gestão, auxilio no desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa e envio de pareceres periódicos de desempenho, visando a rentabilidade e a lucratividade, como os relativos às análises das variações patrimoniais e de variações nos valores de impostos.

Além disso, você precisa garantir o acesso a indicadores de mercado, como índices de gestão financeira, incluindo dados sobre liquidez, com informações específicas do ramo supermercadista.

Aqui na CISS oferecemos a nossos clientes a possibilidade de contratação de um escritório contábil especializado no seu segmento, chamado de CISSContábil. Esse é um serviço contratado a parte e com ele, você pode contar com um time de contadores que já conhecem nossas ferramentas, especialmente o ERP CISSPoder, garantindo uma total integração da contabilidade para supermercados.

Atento à importância de se preocupar com a contabilidade e de encontrar as melhores soluções para a gestão contábil do seu supermercado, entre em contato e conheça os detalhes dessa parceria.

Compartilhar