Investir na tecnologia e contar com um sistema de gestão de supermercados é uma decisão que contribui para alavancar os resultados, principalmente, pelo fato de que ajuda a otimizar os mais variados processos do negócio.

Apesar de todos os benefícios que se pode obter com esse investimento, alguns gestores ainda têm dúvidas a respeito de como e quando é o momento certo para adotar a ferramenta. Por isso, elaboramos este artigo para mostrar alguns sinais que indicam a necessidade de um software focado nas rotinas de um supermercado. Confira!

1. Dificuldade de obter dados a respeito do estoque

De forma rápida, você sabe dizer qual é o giro médio de determinado produto ou quanto ele representa (em percentual) na composição total do estoque? Obter informações como essas de maneira rápida e acertada é fundamental para fazer uma boa gestão.

Ao considerar que o estoque da empresa representa capital de giro parado, quanto mais informações obtidas e mais efetivas forem as decisões, mais fácil fica de reduzir os níveis. O resultado disso envolve questões como:

  • diminuição do risco de perdas;
  • menos capital de giro imobilizado;
  • maiores chances de alta acuracidade no inventário.

Assim, se não se consegue fazer uma administração minuciosa, com análises bem embasadas em informações, é sinal de que é o momento de investir em um sistema de gestão de supermercados.

2. Problemas de comunicação entre os setores

Quando os seus setores estão bem integrados, a comunicação entre os setores e as equipes flui de maneira mais dinâmica e alinhada. Porém, quando isso é feito de forma manual — por meio de anotações, e-mails ou mesmo planilhas —, tudo se torna mais ineficiente e com grandes riscos de extravios ou erros na hora de repassar os dados.

Dessa forma, pode-se dizer que a integração só é perfeita quando é feita via sistema, visto que ocorre de forma automatizada e com o mínimo de intervenção humana. É assim que se consegue minimizar os ruídos de comunicação e todas as consequências que eles podem trazer para os resultados e a gestão.

3. Demora no cadastro de produtos

O cadastro de produtos é uma etapa fundamental para as atividades de um supermercado, sobretudo, porque influencia diretamente outras rotinas lá na frente — como o inventário dos materiais. A demora prejudica a eficiência das operações, bem como duplicidades e erros.

Um sistema de gestão de supermercado pode ajudar a corrigir problemas como esse, visto que deixa a base de dados mais organizada e menos sujeita a problemas. Isso reflete lá na frente, quando se precisa conferir os números referentes às vendas ou acompanhar o giro dos produtos para fazer aquisições mais acertadas.

4. Alto índice de erros e retrabalhos

Quando os processos são executados manualmente, têm grandes chances de passar por uma série de erros e, consequentemente, retrabalho para corrigi-los. Com isso, os resultados acabam sendo prejudicados, com questões como:

  • aumento dos custos;
  • produtividade ineficiente;
  • baixa confiabilidade das análises;
  • dificuldade nos processos decisórios.

Assim sendo, se sua empresa enfrenta problemas como esses, é mais um indício de que é o momento de investir ou aprimorar a tecnologia e adotar um sistema de gestão adequado.

5. Ineficiências nas análises

Como se dá o processo de análise dos processos e resultados em seu negócio? Onde as informações são obtidas? Elas são confiáveis e completas? A resposta para essas questões já ajuda bastante a entender o cenário em que a gestão se encontra.

É preciso ter cuidado com essas rotinas em especial, já que elas dão suporte direto para o gestor nos processos decisórios e na elaboração de estratégias. É aí que a tecnologia entra para auxiliar.

Com um sistema de gestão de supermercados, as informações ficam centralizadas em uma única base de dados, elimina-se a necessidade de manter diversos controles, e os relatórios necessários são gerados com mais facilidade.

6. Geração manual de relatórios

Por falar em relatórios, se eles têm que ser gerados de maneira manual, ou sequer existem, dificilmente se consegue ter uma gestão de supermercado acertada. Sem eles, o gestor fica sem uma indicação mais precisa a respeito do desempenho dos processos, além de não ter um direcionamento sobre o que precisa ser feito para corrigir e melhorar os fluxos de trabalho.

Com um sistema de gestão, a rotina é feita praticamente de forma automática — basta dar o comando para o sistema e as informações necessárias são geradas. Devido ao fato de os dados serem concentrados na mesma ferramenta e com maior confiabilidade, pode-se ter a tranquilidade de tomar decisões mais efetivas.

7. Dificuldade nos processos decisórios e no planejamento

Para se tomar decisões seguras, elaborar estratégias favoráveis e definir um planejamento eficaz, o gestor precisa de números. Entretanto, se o controle das informações é feito por meio de papéis e ferramentas distintas, o trabalho fica mais difícil — se não impossível.

Criar planos para o futuro do negócio sem conhecer o histórico e a sua realidade atual é algo que dificilmente vai colocar a empresa em ritmo de crescimento. Isso também vale para os achismos, o que provocaria uma gestão baseada em meros palpites.

Por outro lado, com um sistema de gestão próprio para supermercados, fica mais fácil obter as informações e utilizá-las para criar projeções baseadas em dados sólidos, confiáveis e frequentemente atualizados. Assim, as escolhas feitas se tornam mais concretas.

A utilização de um sistema de gestão de supermercados promove diversos benefícios para o negócio. Basicamente, tudo gira em torno de oferecer mais controle para o gestor no que diz respeito aos processos, identificação dos pontos fracos (e o que precisa ser feito para corrigi-los), e quais são as oportunidades e como elas podem ser mais bem aproveitadas. A partir disso, todas as estratégias se tornarão mais sólidas e efetivas.

Você passa por alguns desses problemas? Se essa lista parece familiar, é o momento de buscar uma solução que contribua para otimizar a rotina da sua empresa. Quer entender um pouco mais sobre o sistema de gestão e como ele pode ajudar? Então, entre em contato conosco agora mesmo, fale com um especialista e tire suas dúvidas!

Compartilhar