Hoje em dia, trabalhar com um sistema de gestão para supermercados é imensamente necessário para estabelecimentos ou redes que desejam melhorar os processos e continuar em pleno crescimento. Afinal, independentemente do porte do negócio, a automatização veio para ficar.

Esse tipo de software conta com diversas funcionalidades e facilita a realização de atividades burocráticas, uma vez que executa as operações de rotina de forma automática. Além disso, um bom sistema de gestão oferece à empresa todo o suporte necessário, o que contribui para o sucesso da parceria. Ou seja, trata-se de uma solução que simplifica consideravelmente o trabalho da equipe de gestão.

No post de hoje, vamos explicar por que o seu supermercado precisa contar com um sistema de gestão, oferecer dicas do que levar em conta na hora de escolher o software e apresentar o CISSPoder — uma ferramenta de alto nível, capaz de elevar a administração do seu empreendimento a outro patamar. Continue a leitura e confira!

Por que implementar um sistema de gestão de supermercados?

O principal motivo para um gestor optar por trabalhar com um software de gestão é a possibilidade de automatizar toda a cadeia de processos, uma vez que ele integra várias atividades, de departamentos distintos, em um só lugar.

Além disso, uma boa solução tecnológica permite fazer a gestão de compras de forma prática e acertada, contribuindo para a redução da perda de mercadorias e auxiliando na reposição adequada dos produtos nas gôndolas.

Outra grande vantagem é a possibilidade de controlar o fluxo de caixa com precisão, a fim de garantir a saúde financeira do supermercado. Dessa forma, o gestor pode conferir, em tempo real, se possui capital disponível e decidir se já é hora de reformar setores da loja, investir na otimização do layout, adquirir novos veículos para entrega, entre tantos outros investimentos.

Como escolher um sistema de gestão de supermercados?

Fazer a escolha do sistema de gestão ideal para o seu empreendimento pode parecer uma tarefa complexa. No entanto, basta ter em mente as necessidades e anseios daqueles que são a razão de existir de um varejo dessa categoria, ou seja: clientes, fornecedores, funcionários, gestores e proprietários. Assim, a busca fica mais prazerosa e eficaz. Confira a seguir outras dicas.

Demandas do negócio

Para atender às necessidades do mercado varejista, que são distintas de outros tipos de comércio, é necessário contar com um software que integre com total fluidez as operações internas ao fornecimento de produtos e serviços, como:

  • administração on-line (reduz a carga de procedimentos repetitivos e evita erros);
  • CRM (personalização de atendimentos e fidelização clientes);
  • cotação de preços com fornecedores;
  • precificação de produtos e ofertas;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • gestão de cobrança;
  • geração e emissão de notas fiscais;
  • frente de caixa ágil e estável.

Possibilidade de oferecer serviços de suporte gerencial

Confiar somente em um sistema de gestão para supermercados para resolver todas as demandas não basta, visto que uma empresa é administrada por pessoas e oferece soluções também a pessoas.

Por isso, na hora de contratar um software, certifique-se de que a empresa oferece assessoria e consultoria adequadas ao seu negócio, a fim de garantir que todas as mudanças e novidades relacionadas ao segmento sejam compreendidas e implementadas. Avalie se a empresa tem expertise para prestar consultorias do tipo:

  • avaliação do posicionamento do mix de produtos da loja;
  • realização de promoções específicas para supermercados;
  • gestão de estoque e análise da curva ABC;
  • sugestão de compras;
  • revisão da legislação contábil;
  • planejamento estratégico.

Gestão correta de mercadorias

A elaboração da Análise de Pareto (ou regra 80/20) é muito importante para melhorar o gerenciamento de produtos e reduzir os custos de armazenamento, sem comprometer o atendimento ao cliente. Então, observe se esse método é adotado pela empresa desenvolvedora do software de gestão.

Assim, o empresário da rede de supermercados pode identificar mais facilmente diversos detalhes relevantes, como:

  • produtos que dão maior e menor margem de lucro;
  • itens que têm mais ou menos saídas;
  • preços que são mais ou menos suscetíveis aos períodos sazonais;
  • o que cada mercadoria representa dentro do faturamento geral da empresa.

Além disso, o método ajuda a identificar quais produtos devem estar sempre em estoque, ou seja, os que têm maior giro, como arroz, feijão, óleo e açúcar. Isso melhora o controle do fluxo de caixa e simplifica a realização de análises específicas, no intuito de identificar os produtos que podem sobrar, sofrer depreciação ou ter o prazo de validade vencido antes da comercialização.

Quais são os diferenciais do CISSPoder?

Agora que você já sabe tudo que um software de gestão precisa ter e o que levar em consideração ao escolher a melhor opção para o seu negócio, vamos apresentar os diferenciais que fazem com o que o CISSPoder vá muito além do básico. Acompanhe!

Gestão tributária

O primeiro grande diferencial se refere aos trâmites tributários. Isso porque a ferramenta se encarrega de realizar todo o cadastro de tributação dos produtos no próprio sistema. Assim, é possível cadastrar as mercadorias via código de barras para estruturar as operações de comercialização e definir os tributos relacionados a tais operações.

Ademais, o programa tem um banco de dados robusto e organizado, administrado e atualizado constantemente por um time de especialistas em tributação. Isso garante a taxação correta de cada item, uma vez que o CISSMart fica conectado ao Banco Central.

A equipe da CISS também presta auxílio na gestão estratégica do negócio em decisões mais precisas, tais como:

  • planejamento do estoque mensal;
  • pagamento e recebimento de mercadorias;
  • enquadramento no regime tributário ideal;
  • cálculo da margem EBITDA.

Dispositivos inovadores

Além do sistema de gestão para supermercados, a CISS conta ainda com dispositivos capazes de aumentar a produtividade da sua empresa e gerar economia. E tudo isso com um belo design e interface totalmente intuitiva.

O primeiro deles é o CISSBox, um equipamento elaborado para inovar a atuação da frente de caixa e otimizar o atendimento nos pontos de venda. Além disso, o tamanho compacto do hardware contribui para um ambiente mais organizado e ajuda a reduzir o consumo de energia.

Já o segundo é o CISSLiveScan. Esse dispositivo foi pensado para permitir a consulta de preços via terminal e oferece diversas facilidades:

  • personalize o layout externo, de acordo com a identidade visual do supermercado;
  • monitore em tempo real se o dispositivo está conectado à internet;
  • acesse a opção de funcionamento offline;
  • tenha os preços atualizados automaticamente;
  • conte com um visor colorido de 5 polegadas, que melhora a visualização das informações.

Como você viu, contar com um sistema de gestão para supermercado é cada vez mais imprescindível para o gestor que deseja economizar tempo com atividades rotineiras e burocráticas e investir todo o seu potencial em ações estratégicas, capazes de produzir diferenciais em relação à concorrência. Mas apenas isso não basta. Por isso, apostar em tecnologia de ponta e em consultoria especializada são outras etapas do caminho para o sucesso.

Entre em contato conosco e confira como a CISS pode ajudar a sua empresa. Esperamos por você!

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