Quando optamos por ter um empreendimento próprio, torna-se necessário lidar com várias dificuldades e com diversos desafios no dia a dia. O controle de estoques, inclusive, é um exemplo disso. Porém, a boa notícia é que existe a curva ABC, ferramenta mundialmente conhecida para auxiliar nessa atividade.

Trata-se de um método de categorização que determina quais produtos são os mais importantes para a empresa. No entanto, você sabe como utilizá-lo? Para ajudarmos na gestão do seu negócio, neste artigo, nós vamos oferecer mais detalhes sobre esse assunto e mostrar como fazer a curva ABC. Continue a leitura!

A curva de experiência ABC

Como explicado, a curva ABC é utilizada no gerenciamento de estoques e tem como o seu principal objetivo oferecer informações que permitam a categorização dos itens de grande impacto e da importância deles para a empresa. Esse método também é conhecido como “regra 80/20” ou “Diagrama de Pareto”.

A curva ABC classifica os itens do estoque da seguinte forma:

  • A (20%) — 65% do valor de consumo ou de demanda;
  • B (30%) — 25% do valor de consumo ou de demanda;
  • C (50%) — 10% do valor de consumo.

As especificidades de cada categoria

Para aprender como fazer a curva ABC, é necessário entender a que se refere cada uma das classes. Veja a seguir!

Itens de classe A

Essa é a parte de maior valor, consumo e demanda do estoque. Para determiná-la, é necessário utilizar a fórmula 80/20, sendo 20% os produtos que representam 80% do total de toda venda. Vamos a um exemplo!

Em um empreendimento — seja uma loja, um supermercado ou uma padaria — há 1 mil itens para serem vendidos e o valor de R$ 30.000 é faturado por mês.

O percentual de 20% desses produtos — ou seja, 200 itens — equivale a 80% da venda total. Assim, chega-se à conclusão de que os itens de classe A correspondem a R$ 24.000 do total da venda. É importante observar que, geralmente, não são muitos os itens que geram a maior parte da receita.

Itens de classe B

Aqui estão os itens de estoque de valor ou de quantidade intermediária. No gráfico, essa curva é integrada por 30% dos itens, os quais correspondem a 15% do valor total do faturamento. Continuando a exemplificação, tem-se o cenário a seguir.

No mesmo empreendimento — em que há 1 mil itens sendo vendidos, com faturamento de R$ 30.000 por mês —, são 300 os produtos da curva B, os quais geram a renda mensal de R$ 4.500. Essa situação faz com que a curva B fique bem mais baixa em comparação com a curva A.

Itens de classe C

Esses são os itens de menor valor e importância para o empreendimento. Para formar a curva C, são selecionados 50% do total dos produtos. No entanto, esses itens devem corresponder a apenas 5% do faturamento total mensal. Voltemos mais uma vez ao exemplo.

Na empresa usada como parâmetro, 500 itens — do total de 1 mil — somam R$ 1.500 do faturamento mensal. Ou seja, eles se referem a 5% do total.

Os benefícios do emprego do método

Com o método, passa a ser viável categorizar as mercadorias em estoque de acordo com a demanda e a relevância em termos de mercado. A partir disso, é possível controlar o que está armazenado de modo mais bem direcionado. Afinal, você pode começar a dar maior prioridade aos itens que têm um volume mais expressivo de vendas e de faturamento.

Dessa forma, pode-se afirmar que dentre os benefícios do emprego da curva ABC está a eliminação de despesas desnecessárias, já que se evita a aquisição de produtos que não serão vendidos — pelo menos, em um primeiro momento. Isso porque, naturalmente, eles representam itens que demandarão algum tempo para que a recuperação do capital investido seja viável.

Além disso, é interessante destacar que, com a verificação das mercadorias que não têm uma alta demanda por meio do emprego do método, você pode identificar itens que deveriam ser comercializados a preços promocionais. Nesse caso, o intuito será não apenas elevar as suas vendas, mas também evitar o excesso de produtos em estoque.

Por fim, também com a utilização da curva ABC, torna-se possível reconhecer as mercadorias que pertencem à “classe A” e que, portanto, têm uma demanda maior. Assim, você tem a chance de controlar as suas saídas e garantir a reposição de forma planejada e célere, para que as suas receitas não sejam negativamente impactadas. Isso tudo, é claro, sem contar com as demais vantagens, como as citadas a seguir.

Evolução equilibrada entre a demanda e o estoque

Desse modo, há uma sintonia, pois, a partir do uso do sistema ABC, você sabe:

  • quais mercadorias têm uma saída maior;
  • os níveis de lucratividade;
  • a quantidade de itens;
  • a frequência ideal de reposição.

Isso gera um alinhamento maior entre a demanda do público e o gerenciamento do estoque, evitando a ausência de produtos que são vendidos cotidianamente e o excesso dos que saem menos.

Melhora na saúde financeira do empreendimento

Isso ocorre porque tanto o capital de giro quanto o fluxo de caixa passam a ter uma performance melhorada, não mais gerando reflexos negativos na área das finanças. A manutenção desses bons resultados apenas depende do acompanhamento regular das informações do estoque.

Possibilidade de definir ações de marketing mais efetivas

Essa área é positivamente impactada quando os pedidos das mercadorias são realizados de modo estratégico. Afinal, torna-se viável ter um domínio maior do cenário, o que facilita a criação de campanhas de divulgação e a definição de ações personalizadas conforme o público-alvo, por exemplo.

As principais características da curva ABC

Agora que você já sabe do que se trata o método, deve ter percebido que, para fazer a curva ABC, é necessário refletir acerca das dificuldades do empreendimento e das especificidades do controle dos produtos em estoque. Afinal, antes de qualquer coisa, o lojista precisa entender de que forma cada item impacta os seus custos e a sua rentabilidade.

Ainda, para empregar a estratégia adequadamente, é importante determinar as prioridades e focar as necessidades do negócio. Isso porque essa ferramenta tem relação direta com a prestação de serviços e não só com a organização do estoque. Sendo assim, também é preciso que haja uma preocupação em relação à classificação dos clientes.

Cada empreendimento tem o seu perfil de consumidor: alguns carecem de mais atenção mesmo comprando pouco, outros adquirem maiores quantidades, e há aqueles que vão à loja esporadicamente. Tendo isso em mente, fica fácil pensar que a curva ABC também pode ser aplicada aos clientes, não apenas ao estoque.

A forma de fazer a curva ABC de clientes

Assim como a curva ABC de produtos, a de clientes classifica-os para obter as informações relacionadas ao volume de consumo de cada um. Nesse caso, para a categorização, é importante fazer uma análise do perfil do seu público.

O intuito é viabilizar a oferta de um atendimento mais personalizado, a fim de que seja possível preservar aqueles clientes que contribuem para a maior parte dos lucros do negócio. Em simultâneo, estimula-se o aumento tanto da frequência quanto da quantidade por parte dos consumidores que fazem compras menores e com uma regularidade reduzida

Vejamos, a seguir, as especificações de cada categoria!

Classe A

Aqui estão os clientes mais presentes na loja, já que representam 80% de todo o faturamento. Eles compram tanto em maior quantidade quanto os itens mais caros.

Classe B

Os clientes da classe B são responsáveis por 15% do faturamento e, por sua vez, não são tão ativos quanto os da classe A.

Classe C

Composto por pessoas que compram com menos frequência e que optam pelos produtos mais baratos, esse público representa cerca de 5% do faturamento do negócio.

Analisar os consumidores conforme a frequência de compra e o valor das aquisições ajuda muito a criar um atendimento personalizado, como dito, e a manter a fidelidade do cliente. Essa estratégia também é importante para conhecer as necessidades de cada um e para captar clientes em potencial.

A importância da curva ABC no controle de estoque

A partir da análise e da organização das mercadorias por meio da curva ABC, o controle de estoque fica muito melhor direcionado, o que ajuda na otimização do tempo. Além disso, administrar todos os produtos de forma precisa contribui para que não sejam feitas compras desnecessárias, o que evita prejuízos, e para que se torne viável priorizar a compra dos itens que têm maior saída, como dito.

Essa estratégia também auxilia na identificação das mercadorias que podem ser comercializadas com descontos, com o objetivo de aumentar as vendas ou de dar saída aos produtos que estão há muito tempo parados, por exemplo.

Por fim, em se tratando de como fazer a curva ABC, sugere-se que você, empreendedor, tenha em mente a seguinte situação: ao controlar o estoque, consequentemente, você mantém o domínio de 80% do seu negócio. Lembre-se de que é muito mais vantajoso concentrar os esforços nos itens fundamentais para a lucratividade e para o crescimento do empreendimento. Afinal, com toda a correria e com os compromissos do dia a dia, cabe ao bom empresário classificar os afazeres por níveis de prioridade, certo?!

E então? Você já tinha conhecimento dessa estratégia ou já utilizava a curva ABC em sua loja? De que forma você faz o controle do estoque? Compartilhe este post em suas mídias sociais e diga aos seus colegas de profissão!

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