Padaria em supermercado: aprenda 7 passos para montar a sua

Se você chegou até aqui, é sinal de que está avaliando a possibilidade de ter uma padaria em supermercado. Essa é uma decisão inteligente e que pode ajudar seu negócio a conquistar mais clientes.

Acontece que ter uma ideia e coragem para colocá-la em prática é apenas o primeiro passo para o sucesso. É preciso planejamento, boas estratégias e ferramentas!

Pensando nisso, listamos 7 passos para montar uma padaria no seu supermercado de forma rápida e simples. Quer aprender? Continue a leitura!

A importância de ter uma padaria no supermercado

Desde os primórdios do comércio varejista, empresários buscam atrair e conquistar a preferência do cliente. No entanto, as maneiras de se atingir esse objetivo mudaram bastante, não é mesmo?

Com a mudança de perfil do consumidor, é preciso inovar e oferecer experiências de compra completas e inesquecíveis. Como fazer isso em um supermercado? Há várias ações que podem ser implementadas e uma delas é a existência de uma padaria no local.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa estratégia, precisa conhecer seus benefícios!

Diferencial competitivo

Ter uma padaria em supermercado é, sem dúvidas, um diferencial competitivo. Afinal, os negócios que oferecem esse serviço a mais aos seus clientes se destacam e têm mais chances de vendas.

Praticidade aos clientes

O cliente atual valoriza o seu tempo livre, por isso busca por estabelecimentos completos e que facilitem seu dia a dia. Por isso, ir ao supermercado fazer compras e já levar para casa o pão ou o bolo para o café é tudo o que ele deseja!

Fidelização

Se você dá motivos para o cliente ir até o seu supermercado, presta um bom atendimento e tem uma padaria com produtos de qualidade, ele voltará mais vezes para comprar. Ou seja, a padaria te ajuda a fidelizar o consumidor.

Lucratividade do negócio

Outro benefício importante de uma padaria em supermercado é o aumento da lucratividade do negócio. Isso porque o seu cliente começa a comprar mais produtos e mais vezes por semana. Além disso, a atração de novos públicos eleva as vendas.

Os 7 passos para montar uma padaria em supermercado

Como vimos, ao montar uma padaria dentro do seu supermercado, você está agregando valor ao seu negócio. Afinal, o cliente terá toda a comodidade de comprar tudo o que precisa em um só lugar.

Então que tal aprender a estruturar esse novo setor em seu estabelecimento? Para isso, basta seguir os 7 passos abaixo!

1.     Faça uma pesquisa de mercado

O início dessa jornada começa com uma pesquisa de mercado. Afinal, tudo no universo empresarial precisa ser planejado e muito bem embasado.

Nesse caso, sua missão é visitar e conhecer outros supermercados que oferecem essa comodidade e observar como eles operam. Fique atento a detalhes, como os produtos ofertados, os equipamentos utilizados e os preços.

Além disso, é interessante ouvir do seu cliente o que ele acha dessa novidade. Faça enquetes nas redes sociais, converse pessoalmente ou produza formulários pedindo dicas e sugestões.

2.     Use soluções que facilitem o atendimento

O atendimento ao cliente é um dos principais responsáveis pelo crescimento empresarial. Aliás, no mundo atual, atender com qualidade é tão importante que pode ser decisivo para a compra — às vezes mais do que o próprio preço.

Sendo assim, ao montar sua padaria, é essencial pensar em soluções que proporcionem uma boa experiência. Veja alguns exemplos:

  • tabela de preços digital: facilita a visualização dos preços e das promoções;
  • self-checkout: um terminal de autoatendimento para agilizar a compra;
  • aplicativo do supermercado: uma solução exclusiva e com muitos benefícios para o cliente.

3.     Tenha um bom mix de produtos

Abrir uma padaria dentro do supermercado requer um olhar atento a tudo o que cliente precisa. Portanto, nada de oferecer apenas um pão quentinho, ok?

A ideia é pensar em um mix de produtos diversificado e adequado ao perfil do seu público-alvo. O ideal é fazer uma pesquisa de produtos de padaria mais vendidos na sua região, incluindo uma consulta entre seus clientes, como uma caixinha de sugestões perto da padaria do seu supermercado, ou mesmo online em suas redes sociais. Assim, você não apenas supre suas necessidades, como consegue surpreender mais clientes e garantir mais vendas.

Nesse ponto, vale a pena chamar a atenção para o crescimento da demanda por alimentação saudável. Que tal ofertar lanches naturais, integrais e produtos sem glúten? Esse pode ser o seu diferencial perante os concorrentes.

4.     Escolha um local adequado e estratégico para a padaria

Você já percebeu que a padaria costuma estar sempre no fundo do supermercado? Essa localização não é definida por acaso! Na verdade, ela faz muito sentido e é capaz de impulsionar suas vendas.

Em geral, até mesmo o cliente que está ali apenas para comprar pães precisa percorrer diversas prateleiras até chegar ao local. Durante esse trajeto, ele pode adicionar outros produtos, como leite, café, manteiga, queijo etc.

A ideia é que, ao planejar a instalação da padaria, isso seja levado em consideração. Prefira um local mais distante da entrada, com uma boa visibilidade e, claro, conforto térmico.

5.     Contrate bons funcionários

Para oferecer um atendimento de qualidade, você precisa ter uma equipe de alta performance. Por isso, ao contratar os funcionários para a padaria, avalie bem os currículos em busca de verdadeiros talentos.

Em outras palavras, tenha padeiros, atendentes e confeiteiros eficientes e prontos para preparar produtos saborosos e deliciosos.

6.     Invista em treinamentos/cursos

Quando falamos em contratar bons funcionários, não estamos eliminando a possibilidade de admitir um colaborador sem experiência. Até porque, é totalmente possível ensinar e treinar sua equipe para que ela seja a melhor.

Sendo assim, promova treinamentos sobre produtos, equipamentos, recursos e técnicas. E, muito importante, treine seus colaboradores em fazer uma gestão de padaria completa, para que eles possam otimizar os processos e melhorar ainda mais o seu atendimento.

Lembra-se, quanto mais você investe em qualificação, mais qualidade e eficiência ganha.

7.     Ofereça produtos de qualidade

Por fim, mas não menos importante, precisamos destacar a importância de prezar pela qualidade dos produtos vendidos em sua padaria. Afinal, o consumidor moderno é exigente e valoriza o esforço da empresa em oferecer o que há de melhor no mercado.

A padaria é um negócio dentro do seu negócio. Por isso, pães, bolos, biscoitos e lanches devem ser preparados de acordo com os mais rígidos padrões de higiene e qualidade.

Além disso, é fundamental que a receita seja padronizada e equilibrada, se transformando em uma marca registrada da empresa. Outro ponto fundamental é a garantia de fornadas novas todos os dias. Todo mundo gosta de um pão quentinho e o cheiro pode ser um convite para comprar.

Viu só como ter uma padaria em supermercado é uma decisão vantajosa? Naturalmente, você só desfruta de todos os benefícios dessa estratégia quando se esforça para montar um negócio de qualidade e que ofereça experiências inesquecíveis aos clientes. Por isso, não perca mais tempo e coloque em prática as dicas apresentadas!

Antes disso, vamos falar um pouco mais sobre atendimento em supermercado? Veja 7 dias de ouro para encantar seus consumidores!

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