Vamos falar um pouco sobre marketing para supermercados? De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em janeiro de 2019, o setor teve um crescimento acumulado de 6,98% comparado ao mesmo período do ano passado, o que gera uma boa expectativa nos empresários.

Acontece que, como você bem sabe, a concorrência é grande e o consumidor está cada dia mais exigente. Para atrair olhares e convertê-los em vendas reais, é preciso ser estratégico e investir em boas ações de marketing.

Nesse post, você conhecerá 6 maneiras de chamar a atenção dos clientes e fazer o seu empreendimento crescer ainda mais. Confira!

Por que conquistar clientes para o seu supermercado?

Os supermercados fazem parte do cotidiano das pessoas. Por comercializarem bens essenciais para a sobrevivência humana, visitas semanais e mensais são bem comuns e garantem um faturamento estável ao negócio.

Apesar disso, essas empresas precisam enfrentar um grande desafio: conquistar e fidelizar sua clientela. Afinal, com tantos concorrentes no mercado, é imprescindível encontrar um diferencial e atrair seu público.

É nesse ponto que o marketing mostra todo o seu valor. Quando bem executado, ele destaca as qualidades do negócio e convence o consumidor a fazer suas compras ali.

É importante observar que nenhum negócio sobrevive sem clientes e que as ações de marketing são fundamentais para o engajamento de um público. Ou seja, se você deseja um crescimento estável e duradouro, é bom começar a planejar e investir em campanhas de sucesso.

Quais as 6 melhores estratégias de marketing para supermercados?

Agora que você já entendeu que sem o marketing seu supermercado terá muitas dificuldades para se manter rentável, é hora de conhecer as melhores estratégias de marketing para o seu negócio.

Nós reunimos 6 boas práticas que aumentam a sua visibilidade e poder de atração e, por isso, garantirão boas vendas. Anote-as aí!

1. Conheça o seu público-alvo

Não há como falar em estratégias de marketing sem a definição de um público-alvo. Isso porque todas as suas ações devem ser planejadas pensando no seu cliente.

Se o seu público é formado, predominantemente, por mulheres, com idade acima de 20 anos e de classe média, por exemplo, a linguagem utilizada, as promoções e até o modo de abordagem serão direcionados a elas.

Isso garante um diálogo mais eficiente, ajudando-o a convencer seus clientes a comprarem em seu supermercado. Lembre-se: quem não sabe o que quer acaba perdendo o que tem! Portanto, é preciso ter o foco de suas ações bem definido.

2. Crie um ambiente harmonioso e convidativo

Um supermercado sujo e desorganizado gera um efeito negativo em suas vendas. Não adianta pensar em ações de marketing sem garantir que o espaço seja harmonioso e convidativo.

Quando o consumidor chega no local, precisa se sentir bem e acreditar na credibilidade e confiança do negócio. No que se refere à estrutura física, aposte em corredores amplos, para que os carrinhos possam se locomover facilmente, e não se esqueça de garantir que a ventilação e iluminação são adequadas.

Outra boa prática de merchandising para supermercados diz respeito aos produtos expostos. Se você tem um hortifruti, por exemplo, garanta que as frutas e verduras estejam limpas e bonitas. O mesmo acontece com o açougue e a padaria.

3. Tenha uma identidade visual

Um supermercado com uma identidade visual transmite uma boa impressão aos seus consumidores. Em geral, isso é associado a profissionalismo, competência e sucesso e, claro, você não pode ignorar esse fator.

A ideia é investir em um nome interessante e único, em uma logomarca bonita e em cores padronizadas. Faça com que o ambiente seja visto de maneira uniforme, desde a cor das prateleiras utilizadas até a fachada e as sacolas plásticas.

Quanto mais harmoniosa for a identidade do seu negócio, mais atrativo ele será. Afinal, não dizem que a primeira impressão é a que fica?

4. Organize os produtos de maneira estratégica

Outro aspecto que deve ser analisado com muita atenção e que também é considerado uma ação de marketing é a organização do layout das gôndolas. Isso precisa ser feito de maneira estratégica, avaliando diversos detalhes. Confira algumas dicas:

  • coloque os produtos com maior saída na altura dos olhos;
  • escolha um método de organização: por marca ou tipo de produto;
  • distribua os corredores de maneira intuitiva;
  • deixe os preços bem visíveis, principalmente os promocionais;
  • cuidado com a validade de produtos perecíveis.

5. Trabalhe com promoções semanais

Já pensou em investir em promoções diversificadas para cada dia da semana? Esse tipo de estratégia atrai o público e garante um bom movimento ao negócio. Você pode trabalhar, por exemplo, com:

  • segunda do hortifruti;
  • terça da carne;
  • quarta da limpeza;
  • quinta da padaria;
  • sexta do lazer.

Perceba que, durante toda a semana, seus clientes terão um motivo para aproveitar as promoções. Lembrando que o simples fato de fazer com que ele vá até o negócio já é uma oportunidade, pois as compras por impulso podem ajudar você a vender mais.

6. Aposte na ciência das cores

Você sabia que as cores têm o poder de atrair a atenção do consumidor e estimulá-lo a comprar? Essa é uma poderosa técnica de neuromarketing e pode ser muito útil para o seu supermercado.

Em resumo, cada cor está ligada a uma emoção e pode ajudar a transmitir uma mensagem. Por isso, sempre que for pensar em um anúncio publicitário ou até mesmo na decoração de seu negócio, é interessante avaliar o impacto dessa escolha. Veja alguns exemplos:

  • vermelho — alerta, urgência, dinamismo, calor;
  • azul — descanso, suavidade, bem-estar;
  • amarelo — estimulante, esperança;
  • verde — saúde, paz, equilíbrio.

Viu só como o marketing para supermercados é uma das ações mais importantes para o sucesso de seu negócio? Ainda que você trabalhe com produtos de qualidade e pratique um bom preço no mercado, é preciso atrair clientes e expor seus diferenciais.

Ações de merchandising, neuromarketing e marketing são fundamentais para qualquer empresa, mas ganham uma importância ainda maior em setores de alta competitividade. Por isso, aproveite bem as dicas apresentadas e comece a aplicá-las agora mesmo!

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