imagem de uma mãe abraçando uma filha, representando o dia das mães

Dia das Mães no varejo: 5 dicas para aumentar suas vendas!

O Dia das Mães está chegando e essa é, sem dúvida, uma das datas mais importantes para todo o varejo, pois representa uma oportunidade de ouro para aumentar as vendas.

Segundo pesquisa recente, realizada pela Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), a previsão do volume de vendas para a data comemorativa de 2024 é de cerca de R$ 13.23 bilhões — o maior volume de vendas dos últimos nove anos.

Gráfico do CNC com volumes de vendas do dia das mães desde 2005, com valor previsto para o ano de 2024.
Dia das Mães: Previsão do volume de vendas para 2024

Com um cenário tão — potencialmente — favorável, o blog da CISS não poderia deixar de trazer algumas dicas para você incorporar ao seu negócio! 

Na verdade, o que iremos compartilhar é muito mais do que uma simples sequência de dicas. Traremos recomendações essenciais para o varejo, que podem basear não apenas as suas estratégias para o Dia das Mães, mas também fazer parte do seu dia a dia. Vamos lá?

Sumário

5 dicas para aplicar no Dia das Mães

1. Entenda o perfil do consumidor

Você conhece com precisão o perfil do seu consumidor? Ter esse tipo de inteligência no varejo é fundamental para o sucesso em uma data como o Dia das Mães. Afinal, cada cliente é único e possui suas próprias características, predileções, dores e necessidades. Compreender essas diferenças é essencial para atender os seus clientes. 

Quer um exemplo? Uma excelente maneira de conhecer o perfil dos consumidores é por meio da análise de dados. A análise pode trazer uma série de dados demográficos, como idade e região, e até mesmo dados de cunho comportamental, como históricos de compra e interações com o site do seu negócio, caso o tenha. 

Com essa riqueza informativa em mãos, você terá acesso a insights valiosos sobre o que a sua base de clientes está procurando e qual o meio mais procurado para realização das compras. 

É importante lembrar sempre: o perfil do consumidor é variável e pode mudar bastante com o passar dos anos. Não atualizar-se em relação a esse movimento, é um caminho certo para perdê-los de vista. Logo, esteja sempre atualizado para oferecer aos seus clientes o que eles mais procuram e desejam!

2. Experiência do cliente

A experiência do cliente está presente em todas frentes apresentadas ao longo deste artigo. Ainda assim, sempre é importante dedicarmos um espaço só para ela, afinal, ela é um dos pilares que vão garantir o sucesso da sua temporada de Dia das Mães. 

A experiência do cliente vai muito além de oferecer produtos de qualidade. Ela envolve todas as múltiplas interações que o cliente tem com o seu negócio, do primeiro contato (seja presencial ou online) ao pós-venda. 

Atender bem os seus clientes, proporcionando uma boa experiência, é fundamental (como já deve ter ficado evidente). Por isso, garanta que sua equipe esteja preparada para cumprir bem essa tarefa. Os colaboradores do seu negócio devem estar aptos a fazer recomendações personalizadas, resolver problemas de forma empática e responder todas as perguntas e questionamentos dos seus clientes.

Mas pensa que para por aí? Nada disso! Para assegurar uma boa experiência, você deverá considerar toda a jornada de compra do cliente, com facilidade no acesso aos produtos, checkouts descomplicados e várias opções de pagamento disponíveis; além disso, o pós-venda é uma das etapas mais importantes de toda a jornada, por contribuir com o senso de fidelidade do cliente com o seu negócio. 


Leia também: Datas comemorativas em lojas: 5 dicas para aumentar suas vendas


3. Marketing e publicidade

Não poderíamos deixar de fora! O marketing e a publicidade estão no coração das datas comemorativas — e no Dia das Mães não é diferente. É por meio deles que a data ganha volume de interesse, as maiores promessas são feitas e os mais profundos desejos de consumo são cultivados. 

Sendo assim, uma campanha de marketing efetiva é indispensável para aumentar a visibilidade do seu negócio e de suas ofertas em uma data como o Dia das Mães.

Embora as ações de marketing e publicidade estejam presentes tanto no online quanto no offline, nos dias de hoje, o mundo digital é onde o jogo, de fato, vira. Principalmente nas redes sociais. 

Por meio das redes, você é capaz de atingir um público amplo e diversificado. Se sua estratégia for tão assertiva ao ponto de “viralizar”, ou “virar um meme”, pode ter certeza: no Dia das Mães a sua loja estará absurdamente lotada. 

Por isso, considere utilizar essa ferramenta a seu favor. Crie postagens temáticas de Dia das Mães, faça campanhas de mídia com apresentação de suas principais ofertas e não economize esforços nos envios de e-mail marketing. Esse conjunto de ações certamente fará toda a diferença.

Mas, atenção! Jamais subestime o potencial da publicidade offline. A depender do perfil do seu público (lembra da primeira dica?), anuncie em jornais locais, espalhe cartazes pela cidade e considere até utilizar as emissoras de rádio para divulgar suas ações de Dia das Mães.

Por fim, lembre-se de que o marketing é sobre construir relacionamentos. Ainda que o seu objetivo seja aumentar as vendas, não tire o olhar do objetivo subjacente: construir novos relacionamentos, fortalecer os já existentes e oferecer realmente uma experiência feliz e prazerosa para todos que entrarem em sua loja.

4. Parcerias estratégicas e colaborações

Quando pensadas de forma estratégica, parcerias e colaborações podem fazer suas vendas de Dia das Mães realmente decolarem. 

Há várias estratégias possíveis nesse cenário, desde a oferta de ações conjuntas com outras empresas ou até ações offline em parceria com alguma iniciativa local. 

Mas não há como negar. Uma das estratégias mais procuradas nos últimos anos é a colaboração com influenciadores digitais. 

Com sua capacidade de dialogar com o grande público, criando conteúdos autênticos, atraentes e estando em contato com a audiência quase 24 horas por dia nas redes sociais, os influenciadores possuem um alto potencial de atração. 

Se essa estratégia for viável para o seu negócio, pesquise influenciadores que consigam transmitir valor ao seu produto, que estejam, de alguma forma, alinhados ao seu público-alvo. Além disso, dê preferência a influenciadores da sua cidade. Por estarem inseridos no cotidiano dos seus potenciais compradores, eles conseguem imprimir muito mais autoridade e engajamento à sua iniciativa. 

5. Avaliação e planejamento para o futuro

Certo. O Dia das Mães passou, você atingiu suas metas, mas e depois? Será que as ações param por aí? De jeito nenhum!

Após o Dia das Mães, será muito importante mensurar o sucesso das suas estratégias e fazer uso dessa análise para planejar campanhas futuras. Essas análises envolvem várias métricas, como o total de vendas no período, o total de vendas por produto, o tráfego do site no meio digital e até mesmo o engajamento nas redes sociais. 

Além disso, você deverá considerar verdadeiramente o feedback dos seus clientes. Essa devolutiva, embora seja muitas vezes desprezada, é fundamental para que você tenha a clareza do que funcionou e o que pode ser melhorado para a próxima temporada. 

Preparado para lucrar no Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma super oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Seguindo as dicas apresentadas nesse artigo, você estará pronto para fazer com que essa data fique marcada como um período de grande sucesso!

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