Você já parou para pensar na importância do investimento no mercado de alimentação saudável para as empresas e para as finanças de investidores? Esse é um nicho que não para de crescer no Brasil e em todo mundo, por isso, merece um pouco da sua atenção.

A preocupação com uma dieta mais equilibrada tem se tornado uma tendência em vários nichos da sociedade. Boa parte disso se deve à preocupação estética, elevada graças ao avanço das redes sociais, mas não é tudo. Os cuidados com o bem-estar, a qualidade de vida e a longevidade também são alguns fatores que têm influenciado pessoas no mundo todo a optarem por alimentos mais saudáveis.

Quer descobrir mais sobre a relevância desse mercado e descobrir as vantagens de investir no segmento da alimentação saudável? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é o mercado de alimentação saudável?

O conceito de alimentação saudável pode variar bastante conforme a pessoa que o define. De modo geral, estamos nos referindo a produtos que contêm baixos teores de:

  • açúcares;
  • corantes;
  • conservantes;
  • aditivos químicos;
  • gorduras nocivas;
  • sódio, entre outros compostos que, quando consumidos em excesso, fazem mal à saúde.

Além disso, são produtos que normalmente têm altas taxas de:

  • vitaminas;
  • minerais;
  • fibras;
  • gorduras boas;
  • proteínas e muito mais.

Esse mercado tem crescido muito devido ao aumento na demanda de produtos com essas características. Além disso, estilos de vida como o vegetarianismo e o veganismo contribuem para que seja cada vez mais necessário investir em pessoas com ideais diferentes.

Outro ponto de atenção está no mercado para pessoas com problemas de saúde, como é o caso dos diabéticos ou celíacos (indivíduos que não podem consumir glúten, uma proteína do trigo). Questões relacionadas a alergias também devem ser consideradas quando pensamos em um alimento saudável.

Quais é a importância desse nicho de mercado para a economia?

Agora que já estamos familiarizados com o conceito de alimentação saudável, chegou o momento de discutirmos a relevância econômica desse setor para o mercado. Vamos lá?

De acordo com dados divulgados pela agência americana de pesquisas Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de alimentos saudáveis no mundo, movimentando cerca de U$$ 35 bilhões ao ano.

As empresas que investiram nesse tipo de alimentação enxergaram uma oportunidade de crescer em razão das pessoas buscarem um estilo de vida mais saudável com produtos vegetais, light, integrais, entre outros.

Dados de pesquisas (também da Euromonitor) divulgadas pela Revista Safra, por exemplo, nos mostram que o número de brasileiros em busca desse tipo de mudança de vida não para de crescer.

A tendência para quem investir nesse nicho de mercado com maior grau de diversificação é continuar sendo um destaque, devido ao rápido crescimento do segmento.

Se o seu supermercado pretende atrair os consumidores que buscam um estilo de vida mais saudável e ser uma referência nesse setor, vale a pena investir em variedades de produtos naturais e em produtos similares com preços diferenciados.

Por que o mercado de alimentação saudável não para de crescer?

Não basta apresentar os números, certo? Precisamos, também, discutir sobre as razões que levaram a essa expressividade do setor de alimentação saudável no mercado. A seguir, descobriremos os motivos dessa nova tendência alimentar e por que você deve investir nesse mix de produtos.

Preocupação com a saúde

A preocupação com a saúde é um dos principais motivos pelos quais o mercado de alimentação saudável apresenta um crescimento tão expressivo atualmente. Cada vez mais as pessoas tomam consciência da importância de se alimentarem corretamente e a relação entre uma dieta saudável e um organismo igualmente em equilíbrio.

Mais acesso às informações

As informações, hoje em dia, andam muito rapidamente. A internet torna possível o acesso a uma série de ideias e dicas em pouquíssimos minutos. Assim, relatos sobre a importância de uma dieta saudável estão chegando a cada vez mais pessoas, que aderem a esses cuidados no cotidiano.

Divulgação maciça de produtos

A divulgação dos produtos, nas redes sociais também é fundamental para o crescimento da lucratividade desse mercado. Somadas às informações, as propagandas ajudam no alcance dos alimentos tidos como saudáveis à população, aumentando o seu consumo.

Influenciadores digitais

Estamos em uma era da comunicação, na qual os influenciadores digitais têm muita importância. Nesse ponto, as propagandas atreladas a nomes populares no meio digital fazem com o que consumo de alimentos saudáveis também cresça, especialmente entre os adolescentes e adultos.

Preocupações com a autoestima

Tudo isso também é refletido em um fator primordial: a preocupação com a autoestima. As pessoas estão cada vez mais focadas em ter um corpo próximo ao padrão estético vigente na atualidade. Isso também aumenta a busca por produtos menos calóricos e que promovam a saúde do organismo.

Quais são os motivos para investir nesse setor?

Selecionamos algumas razões pelas quais investir no segmento é uma ótima ideia para o seu negócio. Confira!

Boas oportunidades de negócio

O investimento em qualquer mercado que apresenta crescimentos constantes é sempre algo interessante do ponto de vista do gestor, afinal, gera uma série de vantagens para todos os envolvidos.

Investir no mercado de alimentação saudável é algo que manterá o seu negócio como um empreendimento atrativo para clientes e potenciais investidores. É possível, inclusive, buscar parcerias com influenciadores e atingir outros nichos.

Chance de seguir as tendências e sair na frente

As pessoas estão cada vez mais antenadas e em busca de novidades. É importante focar em inovação se o seu interesse é se manter competitivo no mercado.

Seguir uma tendência como essa mostrará aos seus clientes que você está comprometido com a satisfação deles e fará com que a sua marca se torne uma referência na região.

Captação de novos nichos de consumidores

Captar novos clientes deve ser uma preocupação de qualquer negócio. Sendo assim, é essencial que você varie a gama de produtos de maneira inteligente, para atingir novos nichos.

O nicho de alimentação saudável é de grande importância social atualmente, e é a definição de investimento inteligente!

Maior faturamento do negócio

Todos os fatores acima mencionados trazem uma consequência para o seu negócio: muito mais faturamento!

Com novos clientes, a fidelização dos que já existiam e a valorização da sua marca no mercado regional, você contará com um fluxo de caixa muito mais ativo e poderá fazer investimentos que trarão ainda mais sucesso para o seu empreendimento!

Gostou de conhecer a importância do mercado de alimentação saudável para a sociedade e para os seus negócios? Agora é com você! Chegou a hora de fazer uma boa pesquisa de mercado e investir em um dos nichos que mais traz lucros para empreendimentos nos últimos anos.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Fale conosco nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Linkedin e Instagram!

Compartilhar