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Dois parceiros de negócios assinam documentações de acordo após as negociações, representando um dos processos da formatação de franquias.

Formatação de franquias: o que são e como saber se o seu negócio é franqueável? 

Transformar um negócio em uma franquia é algo que já passou pela cabeça de muita gente — e talvez já tenha passado pela sua. Afinal, essa é uma poderosa estratégia de crescimento e expansão. Mas você conhece a fundo a formatação de franquias e sabe as nuances que envolvem esse modelo?

Um dos motivos que levam empreendedores dos mais diversos segmentos a sonhar com uma franquia é a possibilidade de expandir sua marca e presença no mercado, replicando um modelo de negócios que está em amplo crescimento no Brasil. Só em 2023, segundo pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias cresceram 13,8% em comparação com 2022. O faturamento total desse mercado no ano passado também superou as expectativas, ultrapassando os R$240 bilhões.

Com esses dados favoráveis, talvez você se questione se é possível franquear o seu negócio e qual a melhor forma de fazer esse processo. Assim, a pergunta que fica é: será que o seu negócio é franqueável? Como funciona a formatação de franquias e o que você precisa fazer para ter certeza de que esse é o movimento certo a ser dado na jornada pelo sucesso do seu empreendimento?

Neste artigo vamos explorar os benefícios e os desafios de transformar o seu negócio em uma franquia, além de fornecer um guia detalhado para avaliar se sua empresa está pronta para dar esse passo. Preparado? Então, boa leitura!

Benefícios de transformar seu negócio em uma franquia

Expansão rápida e sustentável

Um dos principais benefícios de transformar um negócio em franquia é a possibilidade de expandir rapidamente e de maneira sustentável, pois, ao permitir que franqueados invistam no seu modelo de negócio, você tem a possibilidade de abrir múltiplas unidades em diversas regiões, sem precisar arcar sozinho com os custos de investimento. Esse tipo de expansão ajuda a fixar a marca em novos mercados de forma mais acelerada e com menor risco financeiro.

Acesso a novos mercados

Como mencionamos acima, transformar o seu negócio em uma franquia permite acessar novos mercados que antes eram inacessíveis ou desafiadores — tanto sob o ponto de vista geográfico quanto demográfico. Os franqueados, geralmente, contém um conhecimento profundo de suas regiões locais, o que pode ser uma grande vantagem para a marca. Essa possibilidade de acessar novos mercados, resulta, quando a estratégia é aplicada assertivamente, em um aumento significativo na base de clientes e nas receitas.

Economia de escala

À medida que uma rede de franquias cresce, economizar na escala passa a se tornar um benefício tangível. Comprar itens em grandes quantidades pode reduzir custos operacionais e de aquisição, pois aumenta as margens de lucro tanto para o franqueador quanto para os franqueados. Além disso, campanhas de marketing em grande escala se tornam muito mais viáveis e eficientes, a partir da expansão.

Aumento da visibilidade da marca

Aqui temos um benefício inerente ao modelo. Afinal, quanto mais unidades do seu negócio espalhadas por aí, mais visibilidade ele terá. Cada nova unidade funciona como um ponto de publicidade, fortalecendo o reconhecimento da marca e a lealdade dos seus clientes. Uma marca mais visível pode atrair mais franqueados potenciais, criando um ciclo positivo de crescimento e expansão.

Os benefícios são bem atrativos, concorda? Mas nem tudo são flores e há uma série de desafios a explorar quando buscamos expandir o nosso negócio, o transformando em uma franquia. E são esses desafios que você verá a seguir. 

Desafios de expandir sua franquia

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Mais do que um bordão retirado do cinema hollywoodiano, quando aplicamos essa máxima no universo das franquias, ela faz muito sentido!

Veja abaixo os principais desafios que você precisará enfrentar, caso deseje expandir o seu negócio por meio do modelo de franquias.

Manutenção da qualidade e da consistência

Esse é, sem dúvida, um dos maiores desafios. Como garantir que todas as unidades da sua marca tenham a mesma qualidade e entreguem os serviços com a mesma consistência? Para o sucesso de uma franquia, é crucial que todos os franqueados sigam os mesmos padrões, para garantir que a experiência do cliente seja uniforme em todas as unidades. Isso requer diretrizes claras e objetivas a serem seguidas, e a implementação de vários processos, como a criação de manuais e a implementação de sistemas de monitoramento eficazes.

Gestão eficiente dos franqueados

Gerir uma rede de franqueados pode ser bastante complexo e exigir habilidades específicas de liderança e de comunicação. Por causa disso, é importante oferecer suporte contínuo aos franqueados, desde o treinamento até a assistência operacional no dia a dia. Um relacionamento saudável entre franqueador e franqueado é vital para o sucesso da franquia.

Complexidade administrativa e jurídica

Já parou para pensar na quantidade de regulamentações, obrigações fiscais, contratos e acordos que um franqueador precisa lidar em seu cotidiano? Questões administrativas e jurídicas podem dar uma grande dor de cabeça a quem busca investir no modelo de franquias. Para driblar — ou, ao menos, minimizar — essa complexidade, é recomendável contar com a ajuda de consultores especializados e sistemas de gestão eficientes.


Saiba mais: Como escolher um sistema ERP para franquias?


Afinal, como saber se o seu negócio é franqueável?

Agora que já lhe apresentamos as principais vantagens e desafios desse modelo de negócios, chegou a hora de responder a pergunta que não quer falar: será que o seu negócio é franqueável?

Para isso, preparamos uma lista com tópicos importantes que você deve, obrigatoriamente, avaliar antes de tomar essa decisão. Dê uma olhada!

Avaliação do modelo de negócios

Para determinar se seu negócio é franqueável, o primeiro passo é avaliar o modelo de negócios. Ele deve ser sólido, rentável e replicável. Um modelo de negócio bem definido significa que todos os processos, produtos e serviços estão claramente documentados e padronizados. Isso inclui desde a operação diária até o atendimento ao cliente e estratégias de marketing.

Além de definido, o modelo precisa ser testado, ou seja, deve ter sido implementado e comprovado eficaz em seu mercado atual. Isso significa que você deve ter um histórico de sucesso e resultados positivos que demonstrem a viabilidade e a rentabilidade do negócio. Testar o modelo também envolve realizar análises de mercado, estudos de viabilidade e até mesmo piloto em novas regiões para garantir que o sucesso possa ser replicado.

Então, é importante jogar seguro. Caso o seu empreendimento ainda não tenha sido experimentado como uma franquia, é essencial avaliar todas as possibilidades e estudar profundamente o mercado antes de tomar a sua decisão final.

Potencial de replicabilidade

Como mencionamos no tópico anterior, para determinar se o seu negócio é franqueável, é essencial analisar se ele pode ser replicado.  A capacidade de replicar o sucesso do negócio em diferentes locais é algo que não pode ser ignorado. Isso inclui ter processos padronizados, sistemas de operação claros e uma oferta de produtos ou serviços que possam ser facilmente reproduzidos em outras unidades. Um negócio complexo demais, sobretudo em seus processos, são difíceis de replicar. Aqui, simplicidade e clareza são vitais.

Avaliação financeira

Realizar uma análise financeira detalhada é um ponto chave para avaliar a franqueabilidade do seu negócio. É preciso compreender profundamente os custos para a implementação de uma franquia, a margem de lucro esperada e o retorno sobre o investimento. Tanto para o franqueador quanto para os franqueados. Uma franquia só será atraente e fará sentido quando oferecer um bom potencial de lucro.

Rentabilidade para franqueados

Já que estamos falando de potencial de lucro, é preciso destacar: para atrair franqueados, o negócio precisa ser rentável para eles. Sendo assim, é preciso garantir que os franqueados possam ter uma margem de lucro atrativa após cobrir todos os custos operacionais. Todo negócio potencialmente franqueável também deve oferecer um modelo financeiro lucrativo e sustentável para os franqueados.

Potencial de mercado

Pode parecer um pouco óbvio, mas é preciso ser dito. O potencial de mercado é decisivo na avaliação da franqueabilidade. Você compreende a lógica por trás da demanda pelos produtos ou serviços que o seu negócio oferece? Sabe identificar os principais concorrentes e avaliar as oportunidades de crescimento? Um mercado com alto potencial pode garantir o sucesso da franquia em longo prazo. Por outro lado, se o potencial for baixo ou de difícil definição, você poderá ter grandes desafios para conseguir expandi-lo de forma adequada.

Análise competitiva

Por falar em concorrentes, aqui temos uma etapa decisiva para definir se o seu negócio tem potencial para se tornar uma franquia. Realizar uma análise competitiva detalhada ajuda a identificar as forças e fraquezas do seu negócio em relação à concorrência. Isso pode incluir a avaliação da proposta de valor, do posicionamento de mercado e até mesmo das estratégias de marketing utilizadas. Compreender o cenário sob a ótica da competitividade é algo indispensável para posicionar a franquia de maneira eficaz.

Suporte contínuo aos franqueados

Esse tópico já foi citado anteriormente, mas merece um espaço dedicado só para ele. O crescimento de uma franquia depende, organicamente, do sucesso dos seus franqueados. Para garantir que isso seja viável, é preciso avaliar a capacidade para oferecer um suporte contínuo. Isso pode incluir assistência técnica, marketing, treinamento e acesso a recursos exclusivos. Um franqueador bem-sucedido entende a importância de apoiar seus franqueados em todas as etapas do negócio.

Como a CISS pode ajudar na expansão da sua franquia

Se você leu até aqui, deve lembrar que um sistema de gestão é uma excelente forma de lidar com a complexidade de um modelo de franquias, não é? Além de oferecer essa solução, a CISS também oferece uma ampla gama de outras soluções tecnológicas que podem ser fundamentais na expansão de sua franquia.

Com nossa expertise, facilitamos a administração centralizada e a padronização dos processos operacionais e fornecemos ferramentas para monitoramento de desempenho, suporte ao cliente e gestão de estoque, essenciais para manter a qualidade e a consistência em todas as unidades franqueadas. 

Você pode conferir todas as soluções da CISS agora mesmo. Basta clicar aqui.

A transformação do seu negócio com uma franquia bem-sucedida

Em suma, transformar seu negócio em uma franquia pode ser uma estratégia altamente benéfica, proporcionando expansão rápida, acesso a novos mercados, economia de escala e aumento da visibilidade da marca. No entanto, é fundamental estar ciente dos desafios.

Toda grande decisão exige um olhar meticuloso em que nenhuma ponta pode ficar solta, pois é ali que pode residir o calcanhar de Aquiles que culminará com o fracasso da sua estratégia. Por isso, mais do que mostrar as vantagens de um modelo de franquias, buscamos apresentar um passo a passo com tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão. 

Franquia é um bom negócio? Claro que é. 

Franquia é um bom negócio para você? Talvez. 

Por isso, avalie. Planeje. Faça as movimentações necessárias para que isso seja viável e, apenas a partir de um patamar seguro, tome sua decisão. E não se esqueça: a CISS está de braços abertos para ajudá-lo a conquistar seus objetivos profissionais e garantir o sucesso do seu negócio. 


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