Franquias de sucesso possuem uma característica em comum: conseguem passar com precisão aos franqueados todos os detalhes da operação. Para isso, usam diversos tipos de diretrizes claras que regem o padrão de tudo, da cultura aos processos práticos ou burocráticos.

Por isso, listamos aqui 10 manuais que redes de franquias de sucesso deveriam ter.

Os 10 manuais das franquias de sucesso

Manual de operações

Este manual é a espinha dorsal da franquia. Ele detalha os processos operacionais e aborda todas as tarefas diárias necessárias para manter a franquia funcionando de forma eficiente. Inclui, por exemplo, procedimentos de produção, padrões de qualidade e atendimento ao cliente.

Manual da marca

Este manual assegura a uniformidade da marca em todas as unidades. Ele especifica padrões físicos e visuais da franquia, como o logotipo deve ser usado, quais cores e fontes são apropriadas e outros elementos de design específicos. Tudo para manter uma imagem de marca coesa e facilmente reconhecível em todas as unidades.

Manual de marketing e publicidade

Fornece diretrizes sobre como realizar ações promocionais e campanhas de marketing, tanto online como no PDV. Inclui o uso de redes sociais e outras ferramentas de marketing digital

Manual de treinamento.

Essencial para o desenvolvimento da equipe, este manual abrange o que os funcionários precisam saber, desde habilidades gerais até treinamentos específicos para funções como atendimento ao cliente ou gestão de estoque.

Manual de recursos humanos

Detalha procedimentos de contratação, demissão, remuneração e benefícios. Também aborda como lidar com questões pessoais, avaliação de desempenho e resolução de conflitos.

Manual de gestão financeira

Fornece orientações sobre práticas contábeis e financeiras. Inclui diretrizes para elaboração de orçamentos, acompanhamento de despesas e preparação de relatórios financeiros.

Manual de produtos e serviços

Assegura a consistência e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Pode incluir detalhes sobre ingredientes, receitas, processos e informações sobre fornecedores. Em muitos casos, essas diretrizes podem estar dentro do manual de operações.

Manual de atendimento ao cliente

Assim como o manual de produtos e serviços, este também complementa as informações do manual de operações, focando especificamente no atendimento ao cliente.

Manual de sustentabilidade e responsabilidade social

Aborda políticas e práticas relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social, ou seja, trata-se da agenda de ESG da empresa, sigla em inglês para ambiental, social e governança.

Manual de sistemas

Lista e explica os sistemas utilizados em agendamentos, pagamentos, gestão, ERP, entre outros. Também costuma fornecer orientações sobre como agir ou o que fazer em casos de falhas técnicas.

Lembre-se que o sucesso de uma rede de franquias reside na eficácia com que a franqueadora transmite conhecimentos e procedimentos aos seus franqueados. E a forma de fazer isso é adotando e mantendo esses manuais sempre atualizados, assegurando que eles sejam adaptados às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre redes de franquias, confira essas 5 dicas de como ser um franqueador de sucesso.

Compartilhar