O sistema de franchising é uma excelente oportunidade para expandir um negócio de maneira escalável e eficiente. Saber como ser um franqueador de sucesso, no entanto, não é uma tarefa fácil.

Neste artigo, exploraremos as principais estratégias que podem ajudar a construir uma rede de franquias bem-sucedida. Se você está pensando em começar a franquear sua marca ou quer melhorar o desempenho da sua rede já existente, confira as cinco dicas!

1. Desenvolva um modelo de negócio sólido

Antes de começar a atuar com o franchising, é importante que você tenha um modelo de negócio forte e bem-sucedido. Isso significa que a marca já deve contar com uma operação sólida, que possa ser facilmente replicada e que tenha se provado rentável em diferentes cenários.

2. Aprimore as habilidades de liderança

Fazer a gestão de franquias significa ser responsável por liderar sua equipe e seus franqueados. Isso significa que você precisa ter habilidades de liderança sólidas, incluindo a capacidade de inspirar e motivar os outros. Além disso, você precisa ser um bom comunicador e ter boa prática na resolução de conflitos.

3. Forneça bom treinamento e suporte

Os franqueados precisam de suporte e treinamento para garantir que possam operar seus negócios de maneira eficaz. Isso pode incluir treinamento em vendas, marketing, operações e gestão financeira. Além disso, é importante fornecer suporte contínuo para ajudá-los a resolver problemas e a lidar com questões operacionais.

Lembre-se de que uma franquia que não oferece um bom serviço causa prejuízo para a imagem da sua marca e, por isso, todas devem ser constantemente monitoradas e auxiliadas.

4. Mantenha um sistema de comunicação eficaz

Um dos itens essenciais de como ser um franqueador de sucesso está relacionado à comunicação. É muito importante estabelecer um sistema eficaz com seus franqueados. 

Isso pode incluir reuniões regulares, newsletters, e-mails e uma linha direta para suporte. 

Manter a comunicação aberta ajudará a garantir que você esteja ciente de quaisquer problemas ou preocupações existentes e possa ajudá-los a resolvê-los.

5. Estabeleça a utilização de soluções tecnológicas para melhorar as operações

O modelo de operações do negócio, no caso de uma franquia, é estabelecido pelo franqueador. E para que essas operações sejam o mais automatizadas possível, o que ajuda a economizar investimento e esforços, bem como a reduzir falhas, o ideal é contar com soluções tecnológicas adequadas.

A CISS é uma empresa que está há 32 anos ajudando varejistas de todo o Brasil. São mais de 25 soluções no portfólio, voltadas para as mais diversas necessidades e especificidades dos estabelecimentos de varejo.

Para conhecer cada uma delas e entender quais se aplicam melhor ao seu modelo de negócio, acesse a página de produtos e serviços em nosso site.

Compartilhar