Você sabe o que é sortimento de produtos para supermercado? Apesar de ser extremamente importante para o sucesso do negócio, existem muitas dúvidas sobre o assunto — começando pela confusão entre os conceitos de sortimento e mix de produtos.

Neste post, listamos informações importantes sobre essa técnica para você entender melhor como colocá-la em prática. Além disso, selecionamos dicas para maximizar as vendas e destacar o seu supermercado da concorrência. Acompanhe!

Conheça a técnica de sortimento de produtos para supermercados

O sortimento de produtos para supermercados consiste em definir a quantidade de itens que irá compor uma determinada categoria, como “higiene”, “alimentos perecíveis” e “mercearia”.

Por meio dele, o cliente tem a percepção da variedade de determinado produto que aquele estabelecimento oferece. Mas atenção: muitas pessoas confundem essa técnica com o mix de produtos, que é o conjunto de todas as categorias, ou seja, todos os produtos oferecidos pelo supermercado.

Para ficar mais claro, vamos usar um exemplo: dentro da categoria “mercearia” você pode ter diversas subcategorias, entre elas a de arroz. Para compor esta subcategoria você pode escolher diferentes tipos de arroz (branco, parboilizado, integral, etc), com tamanhos variados (5kg, 1kg, etc), e de diferentes marcas e preços. Essa variedade de opções é o que chamamos de sortimento.

Por isso, mesmo que seu supermercado tenha um mix variado de produtos, ele ainda pode ter um sortimento “pobre” de determinada categoria. Outro erro comum é ter um sortimento muito grande e, com isso, dificultar a compra do cliente, deixando-o confuso na hora da escolha. O segredo, portanto, está em encontrar o equilíbrio!

Aprenda a fazer um sortimento de produtos eficiente

Agora que você já sabe o que é o sortimento de produtos para supermercado, você deve estar se perguntando: “como garantir que a seleção de itens a serem oferecidos aos clientes seja eficiente e favoreça as vendas?”

O processo não é tão simples, mas estamos aqui para trazer dicas de como colocá-lo em ação! Na verdade, seguindo estes passos básicos, é possível chegar ao sortimento ideal para o seu supermercado. Acompanhe!

Defina com quantos tipos e marcas você vai trabalhar

Podemos dizer que o sortimento de produtos está perfeito quando o seu cliente encontra aquilo que precisa. Dessa forma, o primeiro passo é entender com quantos tipos e marcas de produtos a sua empresa consegue trabalhar.

Vale dizer que investir em diversos fabricantes nem sempre é a decisão mais estratégica. Para o supermercado, pode ser mais interessante ampliar a variedade do mix, investindo em novas categorias, e se limitar às principais marcas e faixas de preço dentro de cada categoria. Assim, você garante que o público tenha acesso a tudo o que precisa na loja.

Considere o tamanho do seu PDV

Outro fator importantíssimo na hora de definir o sortimento de produtos, é estudar o layout e o tamanho da sua loja. Assim, fica mais fácil escolher produtos que possam ser expostos no local sem gerar transtornos e prejudicar a circulação de pessoas.

Uma dica valiosa é avaliar o espaço disponível para cada seção do supermercado e dentro dela, o número de categorias que precisam ser expostas. Em lojas físicas, isso é fundamental, já que existe limitação de espaço e ele deve ser aproveitado ao máximo.

Não ignore a sazonalidade

Você conhece o impacto da sazonalidade nas suas vendas, mas precisamos destacar que ela também influencia no sortimento de produtos do seu supermercado.

A depender do seu calendário promocional, da época do ano ou da região em que o supermercado está localizado, pode ser preciso fazer adequações na seleção dos produtos que compõe as categorias. Assim, pode ser que alguns itens precisem ser retirados por um período para que outros sejam expostos.

Conheça o seu mix de produtos

Outro fator que favorece um bom sortimento é o conhecimento do seu mix de produtos. Em outras palavras, é importante saber se o seu supermercado é conhecido por ser mais generalista (mais categorias, menos variedade de produtos) ou mais especialista (menos categorias, mais variedade de produtos).

Dessa forma, fica mais fácil avaliar se os itens escolhidos atendem ou não às expectativas do cliente.

Invista em tecnologia

Para fazer uma boa análise de sortimento e garantir escolhas inteligentes, é importante contar com o apoio da tecnologia. Softwares de gestão podem ajudar você a entender se a demanda dos seus clientes está sendo atendida através de níveis do estoque e os dados de vendas.

A ideia é conhecer melhor o público-alvo do supermercado e, a partir disso, definir os produtos e as marcas que terão mais saída.

Entenda a importância do sortimento de produtos

Quem atua no varejo sabe bem dos desafios para se manter competitivo, atrair o cliente e concretizar vendas. São muitos concorrentes, e todas as estratégias devem ser planejadas com atenção.

O sortimento de produtos é extremamente importante para o sucesso empresarial, afinal, colocar nas prateleiras produtos que não serão vendidos é desperdício de tempo, espaço e dinheiro. Entenda mais sobre as vantagens de investir em um bom sortimento a seguir.

Melhora a experiência do cliente

A experiência do cliente deve estar no topo das prioridades de qualquer negócio. O consumidor moderno é exigente e valoriza empresas que resolvem os problemas dele, no tempo, na quantidade e das formas certas.

Quando você faz um bom sortimento de produtos, consegue transformar a experiência de todos que vão ao seu supermercado, pois a compra se torna mais rápida e eficiente.

Garante um bom giro de estoque

O sortimento ideal também favorece o giro de estoque, pois os produtos não ficam parados nas prateleiras. Isso acontece porque os itens selecionados atendem às necessidades e expectativas dos clientes do seu supermercado.

Reduz rupturas de estoque no supermercado

A ruptura de estoque é um problema grave em supermercados e causa insatisfação no cliente. Quando o consumidor não encontra o que procura, além da frustração, ele tem que se deslocar a outra loja para fazer a compra.

Isso não acontece quando você realiza um sortimento de produtos eficiente. As mercadorias que estão expostas precisam ser aquelas que o seu público deseja, assim como a quantidade disponível em estoque.

Reduz perdas por vencimento

Como consequência do bom giro de estoque e das vendas equilibradas, seu supermercado consegue evitar a perda de produtos devido ao alcance da data de validade. Esse é um prejuízo considerável para quem não investe nessa estratégia.

Conseguiu entender o que é o sortimento de produtos para supermercado? Neste post, trouxemos informações e dicas suficientes para você gerenciar o seu negócio de forma mais estratégica e inteligente. Então, mãos à obra!

Quer conferir mais conteúdos como este e ficar sempre por dentro das novidades para o seu setor? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Compartilhar