Fazer a gestão de um supermercado não é nada fácil, afinal, é preciso se atentar a uma infinidade de detalhes e processos. Problemas em um setor podem gerar consequências graves em toda a cadeia produtiva do negócio. Para evitar esse tipo de situação, é importante investir em um bom software para supermercado.

Esse sistema possibilita a otimização do trabalho e facilita os processos, realizando uma organização tecnológica das obrigações da empresa e ajudando toda a equipe a tocar o negócio!

Não sabe como fazer isso? Então, continue a leitura deste post, descubra como escolher o melhor software para o seu mercado e a importância dessa estratégia para os estabelecimentos comerciais.

Quais são os maiores desafios de gestão enfrentados nos mercados?

Fazer a gestão eficiente de um mercado é algo muito desafiador, independentemente de você ser um gestor já experiente ou que começou a trilhar seu caminho na área recentemente.

Alguns dos desafios mais comumente observados nesse setor são:

  • dificuldade de controlar o estoque e o inventário das lojas;
  • complexidade na hora de negociar com fornecedores, precificar ou tributar produtos vendidos no supermercado;
  • problemas com lentidão nos caixas e quebras por inconsistência do sistema PDV.

É necessário, portanto, contar com toda a ajuda que você puder obter para facilitar esses processos.

Qual é a importância de um bom software para supermercado?

Ainda que a consultoria humana seja essencial para alguns processos (como é o caso da contabilidade), outros podem ser facilmente resolvidos e otimizados com o auxílio da tecnologia. Entre as ferramentas tecnológicas que vale a pena investir no supermercado, sem dúvidas, está o bom e poderoso software de gestão.

O sistema de gestão integrado é um tipo de software que atende gestores dos mais variados segmentos. No caso específico dos supermercados, esses softwares podem ajudar com o controle de estoque, a organização das finanças, a obtenção de indicadores de sucesso e com a implementação de estratégias que serão fundamentais para que o seu empreendimento possa prosperar.

Como escolher um bom software para supermercados?

Depois de falarmos sobre os desafios enfrentados na gestão e a importância de contar com um bom software para supermercado, confira algumas dicas práticas para que a sua escolha seja a mais acertada possível!

Confira o know-how da empresa

Não escolhemos um cirurgião sem checar suas credenciais, e não optamos por comprar um carro de marca completamente desconhecida sem qualquer referência. Esses cuidados demonstram uma coisa: estamos, ainda que inconscientemente, preocupados com o know-how (ou conhecimento) das marcas e dos profissionais que contratamos no nosso dia a dia.

Essa preocupação também é muito válida para os softwares. Procure referências das empresas que você está avaliando e verifique se elas têm o conhecimento necessário para dar o suporte que esse tipo de serviço exige.

Procure experiência de mercado

Além do conhecimento, outro fator é muito importante quando o assunto é a contratação de prestadores de serviço: a experiência.

Por mais que o tempo de serviço não determine a qualificação de um profissional, é inegável que a experiência seja um fator que agrega um certo respeito àquele indivíduo, mostrando que ele está atuando há muito tempo e continua relevante no mercado.

Não exclua completamente as novas empresas da sua lista de possibilidades, mas leve sempre em consideração aquelas que já estão na ativa há mais tempo.

Busque funcionalidades únicas

Na hora de contratar um bom software para o seu supermercado, outra dica é buscar diferenciais. Muitos softwares oferecerão as mesmas funcionalidades — procure, então, os que tragam inovações.

A preocupação em oferecer funcionalidades diferentes ao cliente é um bom indicativo de que aquela empresa está comprometida com tecnologias e estratégias inovadoras, além da qualidade do serviço prestado.

Novamente, essa não é uma regra, é apenas uma recomendação — que pode gerar mais benefícios ao seu empreendimento.

Analise o custo-benefício

Custo-benefício é o nome dado à relação entre o valor cobrado por um serviço e os benefícios que ele oferece ao seu contratante.

Investigue os valores dos serviços, mas não opte logo de cara pelo mais barato. Muitas vezes, ele pode não ser o mais vantajoso para o seu supermercado.

O valor deve ser condizente com os serviços prestados, as funcionalidades do software, o oferecimento de suporte personalizado e treinamento contínuo, entre outras coisas. Fique de olho nesses aspectos, pois é no conjunto que sua empresa ganha no longo prazo!

Pesquise a opinião de outros clientes

Nossa última dica é: confira a opinião de quem já utiliza esse serviço. A internet está repleta de funcionalidades que permitem que clientes deem suas opiniões sobre determinado produto ou serviço, e o mesmo acontece para os softwares.

É comum encontrarmos plataformas, como Kmaleon e Capterra, especializadas em comparar softwares a partir da opinião dos próprios usuários. Ao buscar uma solução nesses lugares, no entanto, tenha em mente que nem sempre um serviço agradará a todos. Algumas experiências negativas são esperadas, principalmente em empresas com muitos clientes. O fundamental é que elas sejam a exceção, e não a regra dos comentários observados.

Observe também a taxa de resposta da empresa. Afinal, problemas acontecem, mas a preocupação em ouvir as queixas dos consumidores e tentar resolvê-las, sempre que possível, é um bom indicativo de que a empresa se importa com seus clientes.

Como a CISS pode ajudar você nessa tarefa?

A CISS é uma empresa com tradição e reconhecimento no mercado brasileiro de tecnologia. Nossos pilares envolvem um atendimento completo das necessidades dos nossos clientes, sempre buscando as tendências do setor tecnológico e a implementação de inovações que realmente fazem a diferença.

Nossos softwares e serviços são pensados para facilitar a vida de quem trabalha no varejo. Eles são completos, contam com funcionalidades únicas no mercado e seguem os mais rigorosos padrões de segurança da informação. Tudo isso, é claro, com um suporte contínuo e treinamentos personalizados para a realidade do cliente. Vale a pena conferir!

Como vimos neste post, a implementação de um bom software para supermercado é indispensável e deve ser feita com muita cautela. Esperamos que tenha gostado do artigo e que as dicas passadas aqui sejam úteis para que você conquiste o sucesso almejado no seu estabelecimento!

Agora que você entendeu a importância de contar com um software para supermercado, talvez queria começar a revolucionar o seu negócio, certo? Sendo assim, dê uma olhadinha nos diferenciais do software da CISS, confira todas as vantagens que oferecemos ao seu supermercado e conquiste ótimos resultados!

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