Principais funcionalidades que um bom sistema de PDV deve ter

Como estão as vendas do seu negócio? Ter um sistema PDV adequado para as necessidades do seu dia a dia pode fazer muita diferença na qualidade do atendimento ao cliente. Um bom software consegue dar mais agilidade ao serviço oferecido no caixa, o que contribui para diminuir o tamanho das filas e, consequentemente, impacta nas vendas.

Além disso, um sistema bem-equipado é um importante aliado na redução de custos e no planejamento estratégico da empresa, pois facilita a administração das promoções do estabelecimento e a criação de ofertas especiais para os clientes fiéis.

Se você está em busca de soluções para melhorar o seu ponto de venda, continue a leitura deste post para entender as características que não podem faltar em um sistema PDV.

O que exatamente é um sistema PDV?

O “sistema PDV” é como é chamado o software utilizado na frente de caixa de um comércio varejista, como um supermercado, uma loja de materiais de construção ou de produtos para casa. É esse software que conecta as informações da empresa, como promoções, dados dos clientes cadastrados e informações do estoque, com as vendas efetuadas.

É importante compreender que existem diferentes modelos de sistema para frente de caixa de estabelecimentos varejistas. São as características presentes neles que fazem a diferença na hora de garantir agilidade no atendimento, uma boa gestão financeira e de criar ofertas que realmente funcionam — evitando, por exemplo, que o cliente perceba uma promoção na prateleira e não receba o desconto na hora em que passa pelo caixa.

Como um sistema PDV pode ajudar microempresas?

Um sistema para frente de caixa oferece uma série de funcionalidades que agilizam o atendimento, aumentando a capacidade de vendas. Veja a seguir que tipo de facilidades um bom sistema PDV pode proporcionar ao seu comércio.

1. Integração dos setores da empresa

Um bom sistema PDV integra as informações e faz o compartilhamento de dados com outros departamentos da empresa. Por esse motivo, é essencial garantir que o software da frente de caixa se comunique com os sistemas de gestão da retaguarda, como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management), que fazem parte da cadeia de processos e suprimentos da empresa.

2. Emissão de notas e cupons fiscais

Para automatizar a emissão de notas e atender às leis fiscais de cada estado, o sistema PDV precisa estar homologado com Emissor de Cupom Fiscal (ECF), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Software de Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e). Caso contrário, a empresa pode ter problemas com a declaração de faturamento e ser autuada pelo Fisco.

3. Controle de estoque

Como está o seu acompanhamento de estoque atualmente? É comum faltarem produtos nas prateleiras e ter que aguardar alguns dias pela entrega do fornecedor? Essa situação pode gerar descontentamento aos clientes que chegam ao estabelecimento em busca de determinado produto e não o encontram. Talvez você ainda não tenha percebido, mas uma das causas da ruptura de produtos pode estar justamente nas falhas do sistema de frente de caixa que sua empresa utiliza, ou ainda, na falta de integração entre o sistema da retaguarda e a frente de caixa.

Outra situação que muitas vezes ocorre é o registro duplicado de determinado produto, ocasionando erros no processamento das vendas. Logo, um sistema PDV integrado às demais ferramentas do negócio faz o registro automatizado da entrada e da saída de produtos por meio do leitor de código de barras, o que evita falhas no controle do estoque.

Dependendo do modelo de software PDV escolhido, também é possível receber alertas sobre trocas e bonificações de fornecedores, o que auxilia no seu processo de logística, no gerenciamento das cargas de produtos e nas negociações futuras.

4. Melhora a performance dos operadores de caixa

O sistema PDV também contribui para a produtividade da equipe de atendimento — ou pode ser seu maior inimigo. Um bom sistema para frente de caixa possui um cadastro capaz de buscar até 90% das informações sobre os produtos de maneira rápida e deve ser integrado, quando for o caso, a balança e outros periféricos, facilitando o trabalho dos operadores de caixa.

Outra funcionalidade de um software específico para a frente de caixa deve ser o rápido processamento de dados tornando o processo de venda mais ágil e eficiente, diminuindo assim o tempo de espera nas filas e aumentando a satisfação dos clientes.

Além disso, quando integrado ao ERP, o sistema recebe a atualização de preços de produtos de maneira automática. Desse modo, a operação é automatizada, evitando inconformidades entre a precificação feita pela retaguarda e o valor cobrado no caixa.

5. Relatórios de conferência pelo sistema PDV

Uma das funcionalidades principais de um sistema PDV é a abertura e fechamento do caixa, que precisam ser realizadas a cada início e término dos turnos de trabalho dos operadores. Por serem atividades que são executadas várias vezes ao longo de um dia de trabalho, o sistema de frente de caixa precisa oferecer rapidez e facilidade, tanto para o operador quanto para o supervisor do supermercado.

Ainda é possível, com todos os dados armazenados pelo software PDV, gerar relatórios para conferência e balanço do caixa diariamente, de maneira integrada ao ERP. Isso permite um controle melhor sobre as vendas e fluxo de caixa do negócio e também sobre a performance dos operadores de caixa, ajudando o gestor a avaliar quem está fazendo um bom trabalho ou quem pode estar precisando de treinamento..

6. Controle financeiro e economia

Um sistema PDV próprio para supermercado também ajuda a diminuir os custos do negócio, ao gerar economia no consumo de energia e no investimento em hardware. Isso porque soluções específicas podem consumir até 90% menos energia do que um computador tradicional.

Além do mais, o software facilita o controle financeiro ao registrar as entradas e saídas do caixa e conciliar as formas de pagamento utilizadas pelos clientes (à vista ou a prazo). Desse modo, é muito mais simples de acompanhar o fluxo de caixa e garantir que a empresa tenha condições de pagar fornecedores e colaboradores.

Por que implantar um sistema PDV?

Apostar em uma solução moderna pode impactar em benefícios tanto para a sua equipe — facilitando a operação e proporcionando mais agilidade no atendimento aos clientes — quanto para o empreendedor — que pode coletar dados sobre as vendas e gerar relatórios detalhados, que permitem um planejamento mais eficiente e ganho de rentabilidade.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de adquirir um software PDV eficiente e específico para o seu negócio? Separamos uma lista com os principais benefícios dessa plataforma. Confira!

1. Agilidade

Um sistema PDV adequado ao seu modelo de negócio é capaz de integrar as informações de diferentes plataformas e dar uma resposta rápida ao serviço de caixa. Isso afeta diretamente:

  • a satisfação do cliente, que vai gostar do fato de não ter que ficar tanto tempo na fila;
  • a habilidade dos funcionários em atender aos clientes com mais calma;
  • o uso do espaço físico, já que um serviço mais ágil requer menos pontos de caixa disponíveis para dar conta da demanda;
  • o fechamento do caixa, que pode ser feito de maneira mais rápida e eficiente, devido à integração dos sistemas.

2. Confiabilidade

Um sistema confiável conta com alguns recursos contingenciais, como backup automático das informações. Ele também disponibiliza a opção de continuar operando o caixa, mesmo que a conexão com o servidor caia.

Essas características possibilitam a operação do sistema com banco de dados offline, o que dá mais segurança para a operação com a possibilidade de trabalhar diante de qualquer imprevisto.

3. Usabilidade

Um sistema intuitivo e fácil de ser operado reduz custos com treinamento e diminui a curva de aprendizado de novos colaboradores. Isso se torna ainda mais importante em setores que apresentam alta rotatividade, como os operadores de caixa.

A usabilidade da plataforma se torna uma vantagem expressiva na hora de contratar um software PDV, pois facilita a realização das atividades, garante a produtividade da equipe e a satisfação dos clientes.

Os softwares desenvolvidos especificamente para certos ramos de atividade do varejo, como é o caso de supermercados, são ainda mais interessantes, pois têm em vista as necessidades específicas daquele tipo de usuário.

4. Flexibilidade

No caso de uma rede de supermercados, unidades diferentes podem requerer funcionalidades distintas. Por isso, é importante que o sistema tenha alguma flexibilidade para se adequar às necessidades específicas de cada loja.

Alguns modelos de software, por exemplo, permitem registrar promoções e automatizar o desconto na hora em que o cliente passa a mercadoria no caixa. Dessa maneira, você tem flexibilidade para aplicar descontos e oferecer mais benefícios aos clientes.

Quais são os cuidados ao escolher um software PDV?

Na hora de escolher um sistema para o ponto de venda, é essencial avaliar as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma, bem como os benefícios e os diferenciais para o seu negócio. Outro ponto importante é o modelo de suporte oferecido pelo fornecedor. Ele ajuda na implantação? Tem um atendimento ágil e de qualidade?

Tanto o software em si quanto o projeto de implantação devem preservar as operações do estabelecimento, os registros existentes e a aceitação das formas de pagamento que já eram utilizadas anteriormente pelo estabelecimento.

Verificar se o fornecedor oferece um treinamento rápido e de boa qualidade para os funcionários, e se conta com uma estrutura de suporte especializada para cada aspecto do sistema PDV também são vantagens que devem ser levadas em conta.

Para escolher o sistema ideal para o ponto de venda do seu comércio varejista, é importante conhecer muito bem os seus clientes e sua área de atuação. Assim, é possível analisar os benefícios oferecidos pelos diferentes fornecedores do mercado sob a ótica de qual atenderá melhor às suas especificidades.

Não deixe de pesquisar bastante e de fazer as perguntas certas antes de fechar negócio. Tenha sempre em mente que o seu sistema PDV terá um grande peso na agilidade e na qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Isso reflete diretamente no potencial de vendas e no aumento da lucratividade.

Quer saber como melhorar o seu negócio para vender mais? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as vantagens oferecidas pelo nosso sistema PDV!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Você poderá gostar também: