Escolher o sistema do PDV adequado para o seu varejo é essencial se você quer garantir agilidade e qualidade no atendimento. Além disso, um sistema bem-equipado é um importante aliado na redução de custos e no planejamento estratégico da empresa.

Se você está em busca de soluções para melhorar o seu ponto de venda, veja a seguir as nossas dicas e escolha o sistema de PDV ideal para o seu negócio. Boa leitura!

O que exatamente é um sistema de PDV?

O sistema de PDV é o software utilizado na frente de caixa em um varejo. Existe uma variedade enorme de soluções disponíveis no mercado — desde software básicos até modernos soluções que integram o atendimento no ponto de venda ao gerenciamento de estoque, ao controle financeiro e assim por diante.

Como um sistema de PDV pode ajudar microempresas?

Um software de gestão específico de PDV oferece uma série de funcionalidades que agilizam o atendimento. Veja a seguir que tipo de facilidades um bom sistema de PDV pode proporcionar ao seu varejo.

1. Integração dos setores da empresa

Um sistema integrado permite gerar informações e compartilhá-las entre todos os departamentos da empresa, por isso é importante garantir que o seu sistema de PDV se comunique com os sistemas de gestão da retaguarda, os quais fazem parte da cadeia de processos e suprimentos da empresa.

2. Emissão de notas e cupons fiscais

Para automatizar a emissão de notas e atender às leis fiscais de cada estado, o sistema de PDV precisa estar homologado com ECF (emissor de cupom fiscal), NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) e SAT-CF-e (software de autenticação e transmissão de cupons fiscais eletrônicos).

3. Controle de estoque

Controlar de forma automatizada a saída de todos os produtos evita que o registro seja duplicado por engano, ocasionando erros no processamento das vendas.

4. Controle de performance dos operadores de caixa

Obter dados detalhados sobre a performance dos operadores de caixa ajuda a determinar quem está fazendo um bom trabalho ou quem pode estar precisando de treinamento.

5. Relatórios estatísticos detalhados

Com todos os dados gerados pelo sistema, é possível gerar relatórios bastante detalhados e fáceis de usar, que ajudam a tomar decisões estratégicas baseadas em informações concretas.

O sistema pode fornecer informações sobre o volume de vendas por faixa de horário, ou por forma de pagamento, e até dados mais estratégicos, como o ticket médio. Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil para o empreendedor montar um planejamento estratégico para o seu negócio.

Por que implantar um sistema de PDV?

Apostar em uma solução moderna pode impactar em benefícios tanto para a sua equipe — facilitando o processamento das operações e proporcionando mais agilidade no atendimento aos clientes — quanto para o empreendedor — que pode coletar dados sobre as vendas e gerar relatórios detalhados, os quais permitem um planejamento mais eficiente.

Quais as principais funcionalidades de um bom sistema de PDV?

Se você está em busca de uma solução que ofereça retorno garantido para o seu investimento, fique de olho nas 5 funcionalidades que o sistema PDV ideal deve ter.

1. Agilidade

A rapidez de resposta do software é algo que pode afetar:

  • a satisfação do cliente, que vai gostar do fato de não ter que ficar tanto tempo na fila;
  • a habilidade dos funcionários em atender os clientes com mais calma;
  • o uso do espaço físico, já que um serviço mais ágil requer menos pontos de caixa disponíveis para dar conta do recado;
  • o fechamento do caixa, que pode ser feito de maneira mais rápida e eficiente, devido à integração dos sistemas.

2. Confiabilidade

Um sistema confiável conta com alguns recursos contingenciais, como backup automático, e com a habilidade de continuar funcionando, mesmo que o servidor caia. Um sistema com banco de dados offline garante a segurança dos dados do seu varejo, já que as informações não se perdem se acontecer algum imprevisto.

3. Usabilidade

Um sistema intuitivo e fácil de ser operado reduz custos com treinamento e diminui a curva de aprendizado. Principalmente em um setor que tem alta rotatividade, essas vantagens fazem muita diferença na hora de o funcionário conseguir fazer seu trabalho com qualidade e agilidade, contribuindo para garantir a satisfação dos clientes.

Os softwares desenvolvidos especificamente para certas áreas do varejo, como supermercados, são ainda mais interessante, pois têm em vista as necessidades específicas daquele tipo de usuário.

4. Flexibilidade

Por outro lado, um sistema muito rígido pode não conseguir atender às necessidades dos usuários de lojas específicas.

No caso de uma rede de supermercados, unidades diferentes podem requerer funcionalidades também distintas. Por isso, é importante que o sistema tenha alguma flexibilidade para se adequar às necessidades específicas de cada loja.

Por exemplo, um software que permite registrar promoções e automatizar o desconto na hora em que o cliente passa a mercadoria no caixa deve possibilitar a segmentação dos produtos ou dos clientes para os quais o desconto é válido.

5. Suporte e implementação eficientes

Outro ponto importante na hora de escolher o sistema de PDV ideal é analisar os benefícios oferecidos pelo fornecedor do software. Ele ajuda na implementação? Tem um suporte de qualidade?

Tanto o software em si quanto o projeto de implementação devem preservar as operações do estabelecimento, os registros existentes e a aceitação das formas de pagamento que já eram utilizadas pelo estabelecimento.

Verificar se o fornecedor oferece um treinamento rápido e de qualidade para os funcionários, e se conta com uma estrutura de suporte especializada para cada aspecto do sistema PDV, também são vantagens que devem ser levadas em conta.

Em resumo, para escolher o sistema ideal para o PDV do seu varejo, é importante conhecer muito bem os seus clientes e sua área de atuação. Assim, é possível analisar os benefícios oferecidos pelos diferentes fornecedores do mercado sob a ótica de qual atenderá melhor às suas especificidades.

Não deixe de pesquisar bastante e de fazer as perguntas certas antes de fechar negócio. Tenha sempre em mente que o seu sistema PDV terá um grande peso na agilidade e na qualidade do atendimento.

Quer saber mais sobre sistemas para PDV? Entre em contato com a CISS e agende uma demonstração!