Fazer a gestão de produtos não significa apenas controlar a quantidade de itens em estoque ou manter um cadastro de mercadorias. Na realidade, essa tarefa é muito mais ampla e envolve todo o ciclo de vida do produto. 

Com a alta competitividade existente, ter uma gestão eficiente é um diferencial para evitar inúmeros problemas que a falta de organização traz para o comércio de materiais de construção, como a indisponibilidade de produtos em estoque ou os atrasos nas entregas. 

A seguir, mostramos como a adoção de processos e a manutenção de uma boa organização contribuem para melhorar a gestão de produtos e aumentar as vendas. Continue a leitura!

Qual é o conceito de gestão de produtos?

É preciso definir o que é produto para entender como acontece o seu gerenciamento. De maneira genérica, trata-se de qualquer item que tenha sido fabricado ou produzido com a finalidade de atender a alguma necessidade específica. 

Já a gestão de produtos é um conjunto de atividades que tem o objetivo de gerenciar o ciclo de vida de uma mercadoria de acordo com a necessidade do negócio. Em uma indústria, o ciclo de vida do produto começa na sua definição, e no varejo, ele começa na escolha de quais itens vão ser vendidos na loja. 

Fazer a gestão de mercadorias significa gerenciar todas as atividades que envolvem o item. Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, esse gerenciamento compreende diversas tarefas, como definir quais alternativas vão estar disponíveis para a venda e controlar a reposição de estoque.

Quais são as diferenças entre marketing de produtos e gestão de produtos?

É muito comum que exista uma certa confusão entre esses dois conceitos, mas tratam-se de atividades com propósitos diferentes. O marketing de produtos tem a finalidade de encontrar e atrair os consumidores para cada mercadoria, com o objetivo de vendê-las.

Em outras palavras, significa encontrar os consumidores ideais, criar estratégias para atraí-los e fazer com que eles se interessem e comprem determinado produto. Para que isso aconteça, é preciso conhecer e entender as necessidades do consumidor. Dessa maneira, é possível estabelecer formas de apresentar a mercadoria ao cliente.

Além disso, a gestão de marketing de produtos deve saber como esse item é trabalhado no mercado, ou seja, a aceitação dos consumidores, quais são seus concorrentes etc. Sua função, portanto, é encontrar a maneira certa para vender as mercadorias.

O gerenciamento de produtos é responsável por definir quais vão ser os itens vendidos na loja e ter todo o controle sobre eles. Essas são atividades complementares, já que seu foco principal é a mercadoria. Enquanto o marketing se dedica às vendas, a gestão se dedica à organização e ao controle.

Como melhorar a gestão de produtos nas lojas?

Um bom gerenciamento de produtos é essencial para aumentar a lucratividade, tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. É importante, portanto, atentar-se a alguns pontos específicos. Confira quais são eles a seguir.

Conheça o perfil do cliente

Conhecer o consumidor é importante para entender o que ele procura. Assim, é possível definir o mix de produtos ideal para atender às suas necessidades e potencializar o consumo. Além disso, é preciso fazer análises periódicas sobre a satisfação do cliente. Assim, pode-se avaliar se é necessário realizar algum tipo de mudança.

Faça um controle de estoque eficiente

Manter o estoque sob controle é essencial para uma boa lucratividade. O ideal é fazer um bom planejamento de reposição para que não faltem itens nas prateleiras, o que pode significar a perda de vendas. Utilize indicadores para acompanhar o estoque mínimo e máximo de cada item.

Além disso, use critérios de classificação de quais são os produtos mais relevantes para a loja. Uma forma eficiente de fazer isso é por meio da classificação pela curva ABC.

Mantenha parcerias com os fornecedores

Para garantir a reposição dos produtos com agilidade, é importante manter parcerias com os fornecedores. Avalie questões como prazo de entrega, flexibilidade em relação à quantidade de pedidos, disponibilidade das mercadorias etc. Dessa forma, fica mais fácil manter o planejamento de compras.

Como aplicar a gestão de produtos no varejo?

Um bom gerenciamento de produtos gera benefícios tanto à loja física quanto ao e-commerce. Isso acontece porque a boa organização ajuda o consumidor e o vendedor a encontrarem as informações necessárias. Confira, a seguir, os principais pontos a serem observados para aumentar a possibilidade de vendas.

Mantenha um cadastro de mercadorias eficiente

Para ter mais oportunidades de vendas, é preciso que o consumidor tenha acesso à informação. De nada adianta cadastrar um produto com uma descrição simples e curta se existem informações importantes sobre o item que o cliente precisa saber e que não estão disponíveis. Avalie com cuidado cada produto para verificar se não é preciso inserir dados complementares sobre eles, bem como especificações técnicas e outras informações.

No caso do e-commerce, atente-se às fotos utilizadas para a apresentação do produto, pois elas devem permitir que o consumidor tenha uma boa visão da mercadoria. No caso das lojas físicas, um bom cadastro de mercadorias contribui para que o vendedor tenha informações detalhadas sobre os produtos para transmitir ao cliente durante o atendimento, sempre que for necessário.

Facilite o acesso às mercadorias

Outra função importante é categorizar os produtos de maneira adequada. Isso é essencial para que os consumidores possam encontrar as mercadorias com facilidade. Além disso, ofereça um sistema de busca eficiente e que apresente resultados mais precisos.

Em uma loja virtual, por exemplo, quando o cliente não encontra o que procura com facilidade ou a busca retorna produtos que não têm relação com a pesquisa, a tendência do consumidor é desistir da visita e ir para a concorrência.

A categorização de produtos com eficiência também é importante para as lojas físicas, pois garante mais agilidade durante o atendimento ao cliente. Dessa forma, a busca pela mercadoria no sistema funciona com mais facilidade e organização.

Utilize um sistema de entrega eficiente

O sistema de entregas também é um fator importante no gerenciamento de produtos. Isso acontece porque esse é um elemento decisivo para aumentar a satisfação do cliente, já que esse é um fator que interfere no tempo de entrega e os valores dos fretes.

Fazer um bom planejamento contribui para evitar problemas como os atrasos nas entregas, extravios de mercadorias ou danos aos produtos. Além disso, é importante considerar mais de uma forma de envio. Dessa forma, é possível evitar atrasos caso haja a indisponibilidade dos serviços, como em casos de greves.

Como vimos, fazer a gestão de produtos é uma tarefa essencial para aumentar a lucratividade e oferecer um bom atendimento ao cliente. É preciso adotar processos e manter uma boa organização para que essa atividade favoreça a quantidade e a qualidade das vendas do negócio.

Viu só como a organização e o controle de produtos são importantes para aumentar as vendas no varejo? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas aproveitem essas ideias!

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