Você sabe como aumentar as vendas da sua loja de materiais de construção? Encontrar as melhores respostas para essa questão ainda é um desafio para muitos varejistas. Afinal, são as vendas que geram os lucros e garantem a competitividade e a manutenção do empreendimento, não é mesmo?

Neste artigo, você descobrirá o que fazer para esvaziar as prateleiras e aumentar o sucesso da sua marca. Boa leitura!

Estruture a jornada do cliente

A jornada de compra é um dos elementos da experiência do cliente e seu principal objetivo é aumentar as vendas por meio da construção de um relacionamento duradouro e sólido com o consumidor. Ela é dividida em etapas, e é fundamental que você conheça cada uma delas.

Mapear a jornada de compra significa ir além de simplesmente efetuar uma venda. Quer dizer fidelizar o cliente e ampliar a visibilidade da loja. Veja como ela é estruturada:

  • aprendizado — início da jornada de compra. Quando a pessoa busca a solução para o seu problema. Neste momento, a empresa deve oferecer dicas relevantes sobre os seus produtos;
  • reconhecimento — ciente do que precisa, o cliente busca mais informações sobre as mercadorias capazes de atender às suas necessidades;
  • consideração — uma vez mapeadas as possibilidades oferecidas pelo mercado, o cliente passa a buscar opiniões e a considerar qual produto vai adquirir.
  • decisão de compra — encerradas as pesquisas, o consumidor buscará uma loja para realizar a compra. Aqui, a empresa deve mostrar os seus diferenciais e a qualidade das mercadorias;
  • aquisição — concretização da venda. Nesta hora, a loja deve oferecer praticidade e atendimento de excelência;
  • experiência com o produto — após a compra, o produto será testado e deverá atender às necessidades do cliente. Para desenvolver um bom relacionamento e promover a fidelização, a loja precisa oferecer um bom pós-venda.

Pense na disposição dos produtos

A disposição dos produtos na loja de materiais de construção é um dos componentes do layout. Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Conhece o ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? Isso se aplica perfeitamente à organização do estabelecimento.

Além de sinalizar os corredores, as mercadorias devem ser harmonicamente dispostas em categorias e subcategorias. Construa, por exemplo, um setor para os itens de iluminação e materiais elétricos, outro para as ferramentas. Organize as subcategorias por marcas e não se esqueça de que a forma como eles são apresentados tem grande influência nas vendas.

Não é só! A precificação e a exposição dos produtos nas prateleiras também são decisivas. Mantenha os rótulos voltados para a frente e garanta que o setor estará iluminado o suficiente para que as pessoas consigam ler as informações que desejam. Atente-se à reflexividade das embalagens, para não causar nenhum tipo de desconforto visual.

Sinalize a loja de forma objetiva

Saber como aumentar as vendas significa manter a loja suficientemente sinalizada. Isso porque a mobilidade no interior da loja deve ser facilitada para que o cliente consiga ver o maior número de produtos possíveis e encontrar com praticidade o que procura. Instale estrategicamente placas indicativas nos corredores segundo a disposição dos produtos, sinalize adequadamente o local do caixa, assim como as entradas e saídas do estabelecimento.

Lembre-se de que as sinalizações devem ser visíveis, iluminadas e utilizar cores e fontes compatíveis com a marca. Além disso, nunca deixe mercadorias e outros obstáculos nos corredores. Eles precisam permanecer liberados para propiciar um bom deslocamento e demonstrar a organização da loja.

Faça um bom controle de estoque

Não há como aumentar as vendas se o cliente não encontrar o que procura na sua loja. Portanto, nada mais importante do que se dedicar ao coração do varejo e superar os desafios da controladoria de estoque para manter as prateleiras sempre cheias e com variados produtos e marcas. Isso não é tudo. Existem outros bons motivos.

O controle acertado das mercadorias permite a redução dos custos de armazenagem e a otimização das atividades da empresa. Quanto mais organizado o estoque for, menos tempo e mão de obra serão necessários para realizar as reposições, monitorar a disponibilidade e a validade dos itens e analisar e acessar informações importantes, como número de vendas, rompimentos e devoluções.

Atualmente, para manter tudo em ordem, é preciso ir além das tradicionais planilhas e contagens manuais. A melhor estratégia é utilizar um software especializado. Com ele, você integra todas as informações imediatamente, otimiza as operações, tem acesso instantâneo aos dados necessários à boa gestão da loja e consegue aprimorar o fluxo de comunicação e aquisição de produtos junto aos fornecedores.

Ofereça programas de fidelidade e descontos

Quer mais uma dica sobre como aumentar as vendas? Ofereça descontos, crie campanhas promocionais e elabore programas de fidelidade. Ao fazer isso, será possível atrair mais clientes, ampliar a competitividade e a visibilidade da loja e, claro, vender mais.

Sempre que o pagamento for à vista, ofereça desconto. Por menor que ele seja, você estará criando um diferencial e estreitando os vínculos com o cliente. No caso das promoções, fique de olho nos custos logísticos e na disponibilidade de produtos no estoque. Priorize as mercadorias que estão próximas aos vencimentos.

Os programas de fidelidade também são uma ótima estratégia. Para colocá-los em prática, a sua marca pode disponibilizar brindes, como canetas, chaveiros, canecas e calendários. Outra possibilidade é distribuir alguns vouchers ou elaborar programas de pontuações que permitam aos clientes adquirir determinados produtos com mais facilidade.

Tão importante quanto criar atrativos e atividades de fidelização dos clientes, é divulgá-las. Aproveite as redes sociais, utilize cartazes, faixas, comerciais e outros meios de comunicação para interagir com o público e divulgar as vantagens do seu varejo.

Seguindo essas dicas, você aumentará as vendas da sua loja de materiais de construção. Promoções, descontos e programas de fidelização, assim como estruturação da jornada de compra, sinalização, controle de estoque e melhoria da disposição dos produtos, são as melhores formas de aumentar o desempenho global da empresa.

Agora que você já sabe exatamente como aumentar as vendas da sua loja, que tal ajudar outras pessoas compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais?

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