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Como aumentar as vendas em sua loja de materiais de construção?

Você sabe como aumentar as vendas da sua loja de materiais de construção? Encontrar as melhores respostas para essa questão ainda é um desafio para muitos varejistas. Afinal, são as vendas que geram os lucros e garantem a competitividade e a manutenção do empreendimento, não é mesmo?

Neste artigo, você descobrirá o que fazer para esvaziar as prateleiras e aumentar o sucesso da sua marca. Boa leitura!

Estruture a jornada do cliente

A jornada de compra é um dos elementos da experiência do cliente e seu principal objetivo é aumentar as vendas por meio da construção de um relacionamento duradouro e sólido com o consumidor. Ela é dividida em etapas, e é fundamental que você conheça cada uma delas.

Mapear a jornada de compra significa ir além de simplesmente efetuar uma venda. Quer dizer fidelizar o cliente e ampliar a visibilidade da loja. Veja como ela é estruturada:

  • aprendizado — início da jornada de compra. Quando a pessoa busca a solução para o seu problema. Neste momento, a empresa deve oferecer dicas relevantes sobre os seus produtos;
  • reconhecimento — ciente do que precisa, o cliente busca mais informações sobre as mercadorias capazes de atender às suas necessidades;
  • consideração — uma vez mapeadas as possibilidades oferecidas pelo mercado, o cliente passa a buscar opiniões e a considerar qual produto vai adquirir.
  • decisão de compra — encerradas as pesquisas, o consumidor buscará uma loja para realizar a compra. Aqui, a empresa deve mostrar os seus diferenciais e a qualidade das mercadorias;
  • aquisição — concretização da venda. Nesta hora, a loja deve oferecer praticidade e atendimento de excelência;
  • experiência com o produto — após a compra, o produto será testado e deverá atender às necessidades do cliente. Para desenvolver um bom relacionamento e promover a fidelização, a loja precisa oferecer um bom pós-venda.

Pense na disposição dos produtos

A disposição dos produtos na loja de materiais de construção é um dos componentes do layout. Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Conhece o ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? Isso se aplica perfeitamente à organização do estabelecimento.

Além de sinalizar os corredores, as mercadorias devem ser harmonicamente dispostas em categorias e subcategorias. Construa, por exemplo, um setor para os itens de iluminação e materiais elétricos, outro para as ferramentas. Organize as subcategorias por marcas e não se esqueça de que a forma como eles são apresentados tem grande influência nas vendas.

Não é só! A precificação e a exposição dos produtos nas prateleiras também são decisivas. Mantenha os rótulos voltados para a frente e garanta que o setor estará iluminado o suficiente para que as pessoas consigam ler as informações que desejam. Atente-se à reflexividade das embalagens, para não causar nenhum tipo de desconforto visual.

Sinalize a loja de forma objetiva

Saber como aumentar as vendas significa manter a loja suficientemente sinalizada. Isso porque a mobilidade no interior da loja deve ser facilitada para que o cliente consiga ver o maior número de produtos possíveis e encontrar com praticidade o que procura. Instale estrategicamente placas indicativas nos corredores segundo a disposição dos produtos, sinalize adequadamente o local do caixa, assim como as entradas e saídas do estabelecimento.

Lembre-se de que as sinalizações devem ser visíveis, iluminadas e utilizar cores e fontes compatíveis com a marca. Além disso, nunca deixe mercadorias e outros obstáculos nos corredores. Eles precisam permanecer liberados para propiciar um bom deslocamento e demonstrar a organização da loja.

Faça um bom controle de estoque

Não há como aumentar as vendas se o cliente não encontrar o que procura na sua loja. Portanto, nada mais importante do que se dedicar ao coração do varejo e superar os desafios da controladoria de estoque para manter as prateleiras sempre cheias e com variados produtos e marcas. Isso não é tudo. Existem outros bons motivos.

O controle acertado das mercadorias permite a redução dos custos de armazenagem e a otimização das atividades da empresa. Quanto mais organizado o estoque for, menos tempo e mão de obra serão necessários para realizar as reposições, monitorar a disponibilidade e a validade dos itens e analisar e acessar informações importantes, como número de vendas, rompimentos e devoluções.

Atualmente, para manter tudo em ordem, é preciso ir além das tradicionais planilhas e contagens manuais. A melhor estratégia é utilizar um software especializado. Com ele, você integra todas as informações imediatamente, otimiza as operações, tem acesso instantâneo aos dados necessários à boa gestão da loja e consegue aprimorar o fluxo de comunicação e aquisição de produtos junto aos fornecedores.

Ofereça programas de fidelidade e descontos

Quer mais uma dica sobre como aumentar as vendas? Ofereça descontos, crie campanhas promocionais e elabore programas de fidelidade. Ao fazer isso, será possível atrair mais clientes, ampliar a competitividade e a visibilidade da loja e, claro, vender mais.

Sempre que o pagamento for à vista, ofereça desconto. Por menor que ele seja, você estará criando um diferencial e estreitando os vínculos com o cliente. No caso das promoções, fique de olho nos custos logísticos e na disponibilidade de produtos no estoque. Priorize as mercadorias que estão próximas aos vencimentos.

Os programas de fidelidade também são uma ótima estratégia. Para colocá-los em prática, a sua marca pode disponibilizar brindes, como canetas, chaveiros, canecas e calendários. Outra possibilidade é distribuir alguns vouchers ou elaborar programas de pontuações que permitam aos clientes adquirir determinados produtos com mais facilidade.

Tão importante quanto criar atrativos e atividades de fidelização dos clientes, é divulgá-las. Aproveite as redes sociais, utilize cartazes, faixas, comerciais e outros meios de comunicação para interagir com o público e divulgar as vantagens do seu varejo.

Seguindo essas dicas, você aumentará as vendas da sua loja de materiais de construção. Promoções, descontos e programas de fidelização, assim como estruturação da jornada de compra, sinalização, controle de estoque e melhoria da disposição dos produtos, são as melhores formas de aumentar o desempenho global da empresa.

Agora que você já sabe exatamente como aumentar as vendas da sua loja, que tal ajudar outras pessoas compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais?

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