O investimento em tecnologia no PDV gera ótimos retornos às empresas, principalmente quando falamos de rentabilidade. Por meio dele é possível tornar os processos mais ágeis, reduzir custos e até mesmo aumentar as vendas em função da experiência dos consumidores.

Quer descobrir como isso tudo é possível? Neste artigo explicamos como uma ferramenta pode contribuir para as melhorias nas rotinas e ajudar a alcançar resultados mais satisfatórios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Registro de produtos

O registro de produtos é uma rotina que demanda bastante tempo dos colaboradores na empresa, tanto para quem trabalha diretamente no caixa quanto para quem lida com a reposição de mercadorias.

Nesse sentido, o investimento em tecnologia no PDV contribui para diminuir consideravelmente o tempo gasto nessas atividades. No caso da reposição, o trabalho é feito com coletores de dados, que capturam as informações dos itens de maneira acertada e bem rápida. Isso melhora fluxos de trabalho como:

Vale a pena ressaltar que esses coletores precisam ser integrados a um sistema de gestão, para o qual serão mandadas as informações registradas. Tudo isso acontece sem que seja necessário digitar os dados manualmente.

No caixa, é possível contar com um sistema de PDV simples e rápido, que permite passar as compras com mais agilidade, diminuindo o tamanho das filas e contribuindo para aumentar a satisfação dos clientes — já que o tempo de espera também cai.

Gestão de preços

A precificação de produtos é uma tarefa essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, afinal, é por meio dela que se consegue arcar com os custos operacionais e ainda gerar algum lucro. Apesar da relevância, ela continua sendo um dos grandes desafios dos varejistas.

Com um sistema de gestão, essa atividade se torna um pouco mais fácil, visto que são registradas as mais variadas informações a respeito dos produtos. Entre elas, estão:

  • os custos de aquisição;
  • os impostos;
  • os valores pagos com frete.

Juntando isso ao controle das despesas administrativas, fica mais fácil saber quanto cada item deve custar para que gere os retornos esperados, evitando possíveis prejuízos financeiros — que podem colocar a sobrevivência do negócio em xeque.

Layout e merchandising

Certamente você já sabe da importância de planejar bem o layout da loja, mantê-lo organizado e como isso afeta a percepção dos clientes. Além disso, já existem tecnologias responsáveis por mostrar quais são as áreas que os clientes mais frequentam em determinado período usando um simples mapa de calor, por exemplo.

Também é possível usar um contador de clientes, a fim de identificar quais são os picos com mais números de visitantes. A partir daí, o gestor pode tomar decisões mais acertadas, baseadas em dados, a fim de aumentar as vendas dos produtos e otimizar o atendimento.

Isso vale também na hora de definir estratégias de merchandising na loja. Se você sabe que o setor de carnes e congelados é mais movimentado em determinado horário da noite, por que não investir em ações na parte de bebidas? Podem ser feitas exposições, degustações, ou mesmo a inclusão de materiais promocionais indicando boas ofertas. Assim, você tem chances de vender mais e aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

SelfCheckout e totens de atendimento

Com o SelfCheckout por meio de totens de autoatendimento, o cliente do supermercado faz suas próprias compras, se dirige até o terminal de vendas e registra dos produtos e o pagamento de forma autônoma, sem que seja necessária a presença de um operador. Esse processo ajuda a diminuir bastante o tempo de atendimento e das filas. 

Com a ajuda do estudo do layout, como citado, fica mais fácil saber em qual ponto da loja o totem fica mais bem localizado, fortalecendo a estratégia comercial. 

Também vale a pena citar o caso da Kopenhagen, na qual existem esses totens com touchscreen, com uma interface totalmente intuitiva. Nele, os clientes escolhem os produtos, o valor é informado na tela, uma comanda é emitida após o pagamento e basta o cliente retirar os produtos que foram comprados.

Do ponto de vista de custos, isso gera uma grande economia, uma vez que a empresa não precisa dispor de um funcionário exclusivamente para anotar os pedidos, visto que o cliente mesmo faz o registro e retira as mercadorias no balcão.

Experiência do consumidor

A experiência do consumidor é parte fundamental para que o seu negócio se torne bem-sucedido. Com uma boa vivência, é bem provável que as pessoas voltem a comprar na sua loja em uma oportunidade futura e ainda façam indicações a outros clientes em potencial, criando uma imagem positiva da sua empresa.

A tecnologia pode contribuir para melhorar essas experiências, promovendo mais agilidade no atendimento e trazendo um diferencial, como é o caso do SelfCheckout. Como a briga entre concorrentes hoje gira em torno de preço, oferecer um totem de atendimento é algo que pode despertar a atenção dos consumidores e atraí-los para o seu negócio.

Também podemos citar a importância da presença online para aumentar as vendas e a rentabilidade da loja. Com boas campanhas e estratégias bem-estruturadas nas redes sociais, é possível alcançar um público ainda maior e atraí-lo para o seu PDV.

Todavia, vale a pena ressaltar que o atendimento, os preços, a variedade e a qualidade dos produtos precisam ser satisfatórios. Caso contrário, corre-se o risco de ter uma imagem forte no digital que não corresponde à realidade do que o estabelecimento oferece. Isso pode gerar frustração e prejudicar a experiência, que fica aquém do esperado.

Fazer uso da tecnologia no PDV é uma excelente estratégia para modernizar os processos, atender os clientes com mais agilidade e até mesmo criar diferenciais na loja. Tudo isso contribui de certa forma para que o seu negócio se mantenha competitivo no mercado e se destaque dos concorrentes.

Gostou da ideia de apostar em ferramentas tecnológicas? Entre em contato conosco e descubra agora mesmo como sistemas de PDV e de gestão podem otimizar o desempenho da sua loja e aumentar a rentabilidade da empresa!

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