Um estabelecimento que está sempre de olho nos seus resultados sabe exatamente o quanto um cliente costuma gastar quando realiza uma compra. O ticket médio é o indicador que aponta isso, já que ele é encontrado a partir da divisão do faturamento total pelo número de vendas realizadas. No entanto, na prática, seu negócio entende realmente a importância do ticket médio?

A ideia é garantir que a média do que cada cliente gasta seja sempre maior. A conta é simples e, se há esse ganho, significa que a empresa vai faturar mais. O grande desafio, no entanto, é estimular esse gasto maior, propondo condições de compra mais interessantes e que garantam de forma contínua o aumento do valor do ticket médio.

Para ajudar seu negócio nessa busca, separamos 6 dicas simples e que podem fazer toda diferença. Veja como elas funcionam e de que maneira podem resultar em vendas maiores para a sua empresa!

1. Aumente sua oferta de produtos

Clientes têm suas preferências e muitos deles não gostam de migrar para produtos de outras marcas. Esse comportamento está relacionado à relação que eles já construíram com marcas e a satisfação que o item gerou em longo prazo. Deixar esse histórico para trás pode ser uma opção quando o consumidor não encontra seu item favorito no supermercado, mas para alguns isso pode ser bastante decepcionante.

Estabelecimentos precisam ter uma oferta relativamente ampla, mas partindo do entendimento do público-alvo. Cada supermercado tem um público habitual, considerando questões socioeconômicas, o que influencia nas preferências por determinados produtos. A partir disso, garantir que não faltem as principais marcas buscadas é fundamental para não reduzir o ticket médio de maneira geral.

2. Identifique o comportamento dos clientes

Por mais que sejam pontos de venda mais tradicionais, supermercados são tão segmentados quanto outros varejistas mais específicos. Um estabelecimento de rede e grande não necessariamente atenderá pessoas de todas as classes econômicas. Alguns supermercados praticam preços mais altos e apresentam produtos de uma amplitude diferente, como importados ou até mesmo gourmet.

O ideal é sempre ter como base o comportamento do seu cliente. Isso não está relacionado apenas ao seu poder de compra, mas à maneira como ele trata uma ida ao supermercado. Se esse público não costuma fazer compras de mês, é necessário realizar esforços para aumentar o valor dessa venda toda vez que ele for ao local, por exemplo. Quanto melhor o comportamento é entendido, mais ações precisas podem ser aplicadas.

3. Faça promoções

Promoções são um dos mecanismos mais tradicionais para garantir que seus clientes estejam seduzidos a um aumento de consumo. No entanto, elas fazem realmente diferença quando o estabelecimento entende que a constância e a recorrência delas é o que realmente vai impactar o aumento do ticket médio. É fundamental chegar ao patamar em que o seu público-alvo reconheça que seu supermercado sempre tem boas promoções.

Quanto às condições, elas podem ser das mais variadas. O interessante mesmo é que o supermercado consiga, além de induzir o seu consumidor a comprar mais e em maior quantidade, manter o faturamento protegido. O aumento do ticket médio depende de um ganho maior sobre cada compra, já que é disso que ele trata. Sendo assim, promoções precisam ser atrativas ao público, mas aumentar o ganho em cada venda.

4. Monte combos de produtos

Os combos de produtos são muito comuns e praticados de duas formas distintas: o muito conhecido pague “X” e leve uma quantidade maior pelo mesmo preço; e a seleção de vários itens do mesmo segmento por um valor mais em conta, com um desconto justo. As duas possibilidades são atrativas e despertam no consumidor a sensação de vantagem, mas é preciso preparar combos que realmente façam sentido para o público.

É necessário, primeiramente, entender como é a jornada de consumo. O estabelecimento precisa avaliar os hábitos de compra e entender como essa escolha do consumidor pode ajudar a montar combos. O ideal é que sejam oferecidos, juntos, produtos que se complementem, para induzir mais facilmente a aquisição desses combos. Por exemplo, quem compra sabonete também leva desodorante, formando então um combo!

5. Organize suas gôndolas

Detalhe simples, mas que faz toda diferença: gôndolas bem dispostas e organizadas! A ida a um supermercado pode não ser uma atividade feita com tempo de sobra, e isso influencia a maneira como o consumidor lida com as compras. Se ele não encontra o que deseja, é quase instintivo que ele deixe a procura de lado, movido pela ideia de que não há o produto. Ao mesmo tempo, a falta de organização resulta em menos compras no estabelecimento.

Mais do que simplesmente organizar bem, supermercados podem dispor suas mercadorias de maneira atrativa. Organizar os itens nas gôndolas por categoria, tamanho e outros requisitos geram maior conforto visual e facilidade para que o cliente encontre o que deseja. Nessa disposição melhorada, é possível até mesmo despertar o desejo de compra por algo que não estava planejado.

6. Invista na gestão de estoques

Poucos gestores entendem a relação do aumento do ticket médio com um estoque administrado de maneira eficiente e organizada. O armazenamento e a dinâmica de logística fazem parte de toda a estrutura de bom funcionamento que um supermercado precisa ter, garantindo que tudo esteja disponível ao consumidor. Para isso, é necessário ter a tecnologia como principal aliada para otimizar a gestão desses locais.

A chegada e saída de grandes volumes diários de produtos não podem ser fatores que comprometam o controle do que um supermercado tem à disposição. É necessário usar softwares de gerenciamento que ajudem a organizar a logística de forma geral, dando suporte ao controle do estoque em tempo real. Assim, nenhum item estará em falta nas gôndolas e o consumidor consegue comprar tudo o que precisa e ainda mais!

O aumento do ticket médio é fundamental para que mercados estabeleçam aos seus consumidores novos padrões de comportamento de consumo. É possível interferir de maneira estratégica para garantir que, a cada vez que eles forem ao supermercado, façam compras mais altas.

Nesse processo de buscar melhores resultados, é necessário contar com tecnologia sob medida para o seu estabelecimento. Entre em contato com a CISS e veja como podemos ajudar!

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