Precificar produtos é um desafio em seu supermercado? Muitos gestores têm dúvidas sobre esse processo, mas existem técnicas e análises que simplificam a tarefa e garantem resultados importantes para o negócio.

Ter conhecimento adequado é fundamental para assegurar a estabilidade financeira e a viabilidade de um supermercado. Um preço excessivamente elevado pode assustar os consumidores, ao passo que preços muito baixos podem resultar em fluxo de caixa negativo.

Entendemos como é crucial definir preços com precisão para manter sua empresa competitiva, e é exatamente isso que você descobrirá neste artigo. Acompanhe!

Qual a importância da precificação em um supermercado?

Todo empreendedor do ramo supermercadista sabe que a concorrência é sempre acirrada. Com tantos supermercados à disposição, os consumidores têm muitas escolhas quando vão às compras.

E o que faz um cliente preferir um ou outro supermercado? Muitos fatores interferem nessa escolha, mas o preço dos produtos é algo que merece sua atenção.

Em outras palavras, precificar mercadorias corretamente é essencial para a sobrevivência de um negócio. Uma forma de atrair e manter clientes é importante para que o supermercado continue competitivo, mesmo em tempos difíceis.

De nada adianta investir em estrutura, tecnologia, sinalização de PDV e marketing se os preços estiverem acima do mercado. Do mesmo modo, trabalhar com valores que não cobrem os gastos é capaz de levá-lo à falência.

Assim sendo, o desafio é precificar de maneira estratégica. É fundamental chegar a um valor que seja competitivo e que, ao mesmo tempo, traga bons lucros ao negócio.

O que analisar na hora de precificar produto?

A precificação é importante para o crescimento do seu supermercado. Vamos ajudá-lo a definir o preço certo para cada produto que você vende.

Continue a leitura e conheça os principais fatores a serem avaliados durante esse processo!

Satisfação do consumidor

O consumidor procura por produtos com valores adequados à sua renda e que transmitam a sensação de justiça. Afinal, ninguém gosta de pagar caro em algo que não vale a pena, não é mesmo?

Concorrência

Ao definir os preços dos produtos é importante estar atento à concorrência. Se o supermercado vende as mesmas marcas, mas pratica valores muito acima do mercado, provavelmente perderá vendas.

Perfil dos produtos e do cliente

O perfil do cliente também deve ser considerado. Cada supermercado tem um público-alvo diferente, e isso define o tipo de produto que será vendido e os preços a serem praticados. Caso não exista coerência, as chances de perder vendas são grandes.

Descontos e promoções futuras

Não se pode trabalhar com um preço que dificulte promoções e descontos no futuro. A precificação deve ter uma margem interessante, capaz de garantir o lucro, mesmo no caso de saldões e campanhas promocionais.

Despesas operacionais

Por fim, é essencial que você avalie suas despesas operacionais e consiga chegar a um preço que cubra esses gastos. Esse é um dos princípios para o bom funcionamento de um negócio e garante um crescimento saudável e duradouro.

Como precificar os produtos de seu supermercado?

Depois de todas as informações apresentadas, finalmente podemos apresentar o passo a passo para precificar produtos de maneira inteligente e estratégica. As dicas apresentadas a seguir tornam a tarefa muito mais rápida e simples e garantem bons lucros à empresa. Confira!

Avalie custos fixos e variáveis

Conhecer os custos fixos e variáveis do supermercado é um dos primeiros passos para uma precificação adequada. Isso porque você deve trabalhar com valores que cubram esses gastos, caso contrário, terá prejuízos e dificuldades para honrar seus próprios compromissos.

Por isso, anote todas as despesas de seu supermercado, desde a compra dos produtos ao pagamento de funcionários e demais custos operacionais. Tudo deve ser levado em consideração!

Defina a sua margem de lucro

Outro ponto essencial é a definição da margem de lucro. O valor ideal é aquele que, além de cobrir despesas, traz lucro à empresa. Afinal, o empresário não deseja apenas sobreviver, ele quer crescer!

Vale a pena destacar que não existe um lucro que se aplique a todo tipo de negócio. A definição dessa margem depende de análises e deve ser coerente. Lembre-se de que preços baixos comprometem o fluxo de caixa e preços altos podem afastar os clientes.

Conheça os preços da concorrência

Antes de definir os preços de suas mercadorias, faça uma breve pesquisa no mercado. Como seus concorrentes estão trabalhando? O preço deles é competitivo?

Nesse ponto é preciso muita atenção. Não é necessário ter preços mais baixos que os concorrentes, e lembre-se de que, às vezes, outros supermercados podem fazer promoções temporárias.

A ideia é encontrar um equilíbrio com o mercado, mas jamais entrar em uma verdadeira guerra de preços. Apesar do preço ser muito importante, é essencial lembrar que uma estratégia inteligente desempenha um papel crucial na conquista de um público amplo.

Utilize um bom software de gestão

Usar um software de gestão é crucial na precificação de produtos em supermercados. Ele dá ao gestor uma visão realista de estoque, finanças e vendas.

Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor será a definição dos valores. Para isso, as análises e os relatórios fornecidos pelo sistema são fundamentais.

Analise a demanda pelo produto

Produtos muito procurados podem ter margens de lucro distintas dos menos procurados. O gestor precisa analisar isso cuidadosamente.

Em resumo, os preços afetam a procura por determinadas mercadorias. Uma das estratégias do consumidor para economizar é investir em marcas mais baratas ou em promoção e isso pode ser usado a seu favor – especialmente quando algum produto está em excesso no estoque.

Viu só como precificar produto não precisa ser uma dor de cabeça em seu supermercado? É verdade que o processo é importante e exige atenção, mas, com as estratégias adequadas, é possível chegar a valores competitivos e vantajosos. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu!

Descubra o poder da integração dos setores do Analí Supermercados com o uso do CISSPoder! Saiba como o nosso produto proporcionou uma visão mais abrangente de todos os processos, resultando em maior assertividade e melhorias para todos os setores da loja.

Compartilhar