A padronização de cadastro de produtos é uma ação extremamente importante para a assertividade da gestão no varejo. Isso porque, por meio dela, é possível garantir um controle de estoque melhor, assim como assegurar o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais

Mas de que forma realizar esse processo de maneira eficiente? Neste artigo você irá conferir algumas sugestões que podem ajudar a otimizar essa operação dentro da sua loja. Acompanhe!

Veja 3 dicas de como fazer a padronização de cadastro de produtos de maneira eficiente

Para reduzir a ocorrência de erros, é fundamental ter uma padronização de cadastro de produtos. Afinal, a falta de consistência na identificação de mercadorias pode levar a preços incorretos, afetando negativamente a lucratividade do negócio

Assim, para garantir que essa ação seja realizada sem problemas e com muita eficiência, é interessante seguir algumas das sugestões a seguir: 

Defina um padrão para a descrição

A primeira dica de como fazer a padronização de cadastro de produtos é definir uma linha para a criação da descrição das mercadorias. O principal critério é que ela faça sentido para o seu negócio. Vale lembrar que ela também precisa facilitar a organização das informações.

Para isso, é interessante criar níveis e categorias para cadastro, em que seja possível indicar as particularidades do produto. Devem constar, por exemplo: 

  • o peso;
  • o código de barras;
  • o código NCM;
  • os fornecedores;
  • e os dados fiscais.

É possível, ainda, adicionar outras características, como sabor ou tipo de embalagem. Tendo essa organização bem definida, fica mais fácil realizar um cadastro de produtos eficiente. 

Crie um checklist para o registro de informações

Para garantir que o padrão de cadastro de produtos seja seguido, outra sugestão interessante é criar um checklist. Nele devem constar informações que devem ser validadas sempre, como:

  • nome do produto;
  • peso;
  • dados tributários;
  • categoria;
  • etc.

Afinal, eles permitem revisar as ações existentes no dia a dia de forma mais rápida! Assim, o colaborador pode verificar rapidamente se cumpriu com todos os passos necessários e corrigir eventuais erros, se necessário.

Invista em tecnologia

A terceira dica para ter mais eficiência na padronização do cadastro de mercadorias é investir em tecnologias. Existem inúmeras formas de fazer isso! É possível, por exemplo, usar um:

Em resumo, todas as ferramentas que ajudam na automação desse processo são válidas. E para ajudar seu negócio a encontrar as formas ideais de modernização, a CISS é a empresa ideal. Isso porque, somos especialistas quando o assunto é tecnologia na gestão de supermercados, materiais de construção, atacarejos e redes de franquias. 

Com o CISSPoder, sistema ERP que se adapta a realidade do seu negócio, é possível realizar configurações de pré-definição que facilitam o cadastro dos produtos e aceleram a reposição de mercadorias. Além disso, oferecemos os mais variados serviços para ajudar na padronização do seu cadastro e na tributação dos seus produtos. 

Muito útil contar com esse tipo de ferramenta, não é mesmo? Por esse motivo, conheça mais sobre o CISSPoder e veja como a CISS pode ajudar seu negócio a ter ainda mais sucesso nas rotinas diárias!

Compartilhar