Oferecer vantagens nos preços para o cliente e ter uma boa variedade de produtos são alguns dos fatores que ajudam as empresas do varejo, como os supermercados, a terem mais competitividade no mercado. Para conseguir oferecer essas condições, diversas empresas utilizam a central de compras e, assim, conseguem melhores oportunidades de negócios.

Essa modalidade proporciona uma série de benefícios às empresas, como preços mais vantajosos na hora da compra e maior oportunidade de crescimento. Entretanto, ainda existem algumas dúvidas sobre como funciona essa negociação.

A seguir, mostramos como e por que considerar a utilização da central de compras, além dos benefícios para os estabelecimentos do varejo que adotam essa estratégia. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é uma central de compras

Basicamente, a central pode ser definida como uma associação entre diversos empresários, que tem o objetivo de comprar mercadorias em maior volume de um fornecedor e distribuí-las entre as suas lojas. Ou seja, é feita uma união entre empresas do mesmo setor para adquirir produtos com maiores vantagens.

Em um supermercado, por exemplo, diversas lojas se unem para comprar mercadorias. Dessa forma, é possível obter preços melhores, além de mais facilidades para a entrega de produtos. Esse modelo de negócio permite que pequenos e médios varejos possam oferecer preços competitivos.

Vale ressaltar que o fato de as empresas utilizarem uma central para fazerem suas compras não as transformam em uma única grande rede. Na realidade, cada empresa mantém suas próprias características. A diferença é que o processo de compras é feito de forma coletiva.

Na prática, como funciona uma central de compras?

O modelo funciona por meio da união de empresários com a finalidade de comprar de fornecedores com melhores condições de negociação. Isso é possível porque ao adquirir grandes quantidades de produtos, as centrais conseguem preços mais baixos.

Além disso, muitas vezes há a possibilidade de eliminar a passagem pela distribuidora, que representa um intermediário a mais entre a indústria e o comércio. Com isso, há ainda mais economia, pois é eliminada uma etapa na cadeia de distribuição até que o produto chegue ao consumidor final.

As atividades de uma central não são somente para a compra de produtos. Existem centrais que fazem outros tipos de negociações, como a contratação de cursos e treinamentos com maiores vantagens, permitem a obtenção de linhas de crédito com melhores condições e muito mais.

A central funciona como uma empresa, por isso, conta com uma gestão integrada. Ou seja, há organização e controle para administrar as solicitações de todos os associados. Além disso, existe uma comunicação eficiente entre a central e as lojas participantes, para que haja o gerenciamento do estoque e das solicitações de compras.

Quando trabalhar com uma central de compras?

A opção em participar de uma central deve ser considerada em função das melhores possibilidades de negócio que esse modelo oferece. É preciso que o varejista perceba que a união contribui para que os varejos menores tenham um maior poder de compra e negociação.

Imagine as vantagens de negociação que uma pequena rede de supermercados poderá obter se fizer suas compras em conjunto com outras redes de tamanho maiores. Com certeza, haverá melhores condições tanto com relação às formas de pagamento, quanto à variedade de itens comprados. Portanto, trará benefícios para todos os integrantes.

Isso significa ter maior competitividade no mercado. Dessa forma, será possível oferecer produtos com maiores vantagens para os clientes, o que contribui para um maior crescimento e aumento da lucratividade.

Quais são os benefícios da central de compras?

As compras são atividades extremamente importantes no varejo. Por isso, participar de uma central proporciona uma série de benefícios ao setor. Confira os principais a seguir.

Economia

Uma das maiores vantagens em utilizar esse modelo de negócio no varejo é a economia gerada. Isso porque, quando a compra é feita em menores quantidades, não é possível obter preços reduzidos, nem prazos de pagamentos satisfatórios. Dessa forma, há um impacto negativo nos preços das mercadorias para o cliente e, como consequência, na lucratividade da empresa.

Portanto, quando a empresa participa de uma central, passa a ter uma maior capacidade de negociar preços com os fornecedores. Em função disso, consegue descontos, melhores prazos para o pagamento, entre outras vantagens. Outro benefício que já foi mencionado é a compra direta junto ao fabricante, o que possibilita ainda mais economia.

O setor operacional do varejo também pode ganhar com a economia. Por exemplo, ao contratar serviços como cursos e treinamentos em maiores escalas, haverá uma redução no custo. Isso abre a possibilidade para que pequenos e médios varejos possam oferecer melhores qualificações a seus funcionários a preços mais competitivos.

Crescimento

Ao ter condições de oferecer preços mais competitivos aos seus clientes, as lojas podem aumentar a margem de lucro e obter melhores resultados. Especialmente os pequenos e médios varejos, ao atuarem sozinhos, podem não ter grande competitividade em comparação com grandes redes.

Outro fator importante que contribui para o crescimento dos associados é o compartilhamento de informações entre eles. Isso significa que há uma relação de parceria entre os participantes, com a troca de experiências, por exemplo, sobre problemas e soluções comuns referentes ao setor, entre outras informações.

Essa troca é importante porque os participantes podem aprender uns com os outros e evitar situações que possam ser prejudiciais ao negócio, como a compra de produtos que não têm mercado em determinada região.

Qualidade nas entregas

Ao participarem de uma central, os varejistas conseguem diversos benefícios com as negociações efetuadas, como melhores condições de entregas. Isso é possível por conta do grande volume de compras, bem como uma logística bem estruturada para atender às necessidades do negócio.

Como vimos, a central de compras é uma forma de negócio que tem o objetivo de proporcionar maior poder de compra ao varejista. Por meio da união entre os associados, é possível obter melhores preços e condições de pagamentos. Além disso, ela oferece diversos benefícios, como mais economia, maior crescimento e qualidade na entrega dos produtos.

Agora que você já sabe como obter melhores condições de compras para o varejo, compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais para que eles também saibam como esse serviço funciona!

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