O SelfCheckout já é uma prática bastante difundida no exterior e agora está chegando com tudo no Brasil. O objetivo é dar mais autonomia para os clientes e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de espera nas filas — um dos grandes fatores que levam à insatisfação nos supermercados.

Quer saber o que é, como implementar e quais benefícios o seu negócio pode alcançar por meio dessa novidade? Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o SelfCheckout

O consumidor entra no supermercado, escolhe os produtos e se dirige a um totem (terminal de vendas específico para o SelfCheckout). Em seguida, ele mesmo registra os produtos e faz o pagamento. É assim que funciona essa tecnologia.

Com o SelfCheckout, quase sempre o cliente não precisa interagir com os funcionários ou pedir ajuda. Por isso, o tempo gasto para concluir uma compra é consideravelmente menor, principalmente em decorrência da redução de filas.

Para melhorar ainda mais a experiência do público, vale a pena apostar no Design Thinking, que ajuda a elaborar o melhor layout para a loja e a identificar a localização mais estratégica para o totem.

O SelfCheckout chegou ao Brasil para ficar

Estima-se que cerca de 400 supermercados já apostem nessa tecnologia em todo o país, e a previsão é de que o SelfCheckout vai representar uma mudança drástica na cultura de compras em todo o território nacional.

No Brasil, só agora o mercado está se abrindo para essa modernização, que já é encontrada nos EUA e em países da Europa há pelo menos 5 anos. Inclusive, algumas empresas, como a CISS, optaram por lançar a funcionalidade no Brasil somente quando o mercado e os consumidores estivessem preparados para absorver a mudança. E esse momento chegou!

Como funciona o SelfCheckout da CISS

O SelfCheckout desenvolvido pela CISS foi totalmente pensado para facilitar a vida do consumidor. Por isso, oferece uma interface autoexplicativa e intuitiva, capaz de proporcionar ao usuário muita praticidade na hora de finalizar as compras.

Dependendo da configuração, o cliente consegue concluir a transação com apenas um toque na tela. Por isso, até mesmo idosos ou pessoas que não têm tanta habilidade com eletrônicos conseguem fazer uso do terminal de autoatendimento sem dificuldades.

Segurança do SelfCheckout

A essa altura, você pode estar se perguntando se não é arriscado permitir que o próprio consumidor registre as compras, faça o pagamento e inclua os itens na sacola. Também pensando nisso, a CISS desenvolveu mecanismos para que o seu empreendimento não tenha prejuízos de nenhum tipo.

Um dos dispositivos de segurança permite a validação por peso dos produtos incluídos nas sacolas. Funciona assim: se, no momento de concluir a compra, a máquina identificar uma divergência entre os produtos registrados no totem e o peso dos itens, a transação não é concluída. Para que a funcionalidade opere com eficácia, é muito importante que o lojista tenha cadastrado o peso de cada produto da loja.

Outra funcionalidade de segurança é a relacionada à compra de bebidas alcoólicas por menores de idade. Para resolver essa questão, o sistema pede a identificação do cliente quando é realizada a compra desse tipo de produto.

O que é preciso para implantar no estabelecimento

Para adotar o SelfCheckout em seu supermercado, é necessário apenas espaço disponível, energia elétrica e cabos de rede. Já do ponto de vista estratégico, é importante ter atenção a alguns detalhes. Conheça os principais a seguir.

Investimento na comunicação visual

Com o equipamento instalado, é preciso investir em comunicações que estimulem os clientes a utilizar o terminal e também a treinar os colaboradores para fornecer as primeiras orientações, sempre procurando deixar o consumidor à vontade para finalizar as compras sozinho.

Escolha de um lugar estratégico para posicionar os totens

Colocar o terminal no fundo ou no canto da loja não é uma decisão eficaz. O ideal é que haja espaço para passar um carrinho e deixar os clientes confortáveis.

Ao menor sinal de confusão, a tendência é que as pessoas deixem de usar o equipamento e prefiram ir ao caixa tradicional. Ou seja, a instalação do SelfCheckout deve ser bem planejada, para que os consumidores não exitem em aderir ao novo modelo.

5 benefícios de apostar no autoatendimento em um supermercado

Como é de se imaginar, adotar terminais de autoatendimento é uma decisão que pode gerar diversos benefícios para a loja. Nos próximos tópicos, você vai conhecer alguns deles.

1. Publicidade para o estabelecimento

O público, de forma geral, gosta de novidades, principalmente quando se trata da modernização de processos. Isso quer dizer que implementar o SelfCheckout na loja chama a atenção de muitas pessoas, aumentando a circulação de possíveis consumidores.

2. Aumento das vendas

Ao instalar o SelfCheckout, é muito provável que as vendas aumentem, já que todos querem conferir como o sistema funciona. E, mesmo após a empolgação inicial, ainda é possível contar com um volume maior de vendas, já que dificilmente alguém que se acostuma com o autoatendimento volta a um caixa tradicional.

3. Melhor aproveitamento do espaço

Com o autoatendimento, o seu negócio ganha espaço na área de vendas, visto que ele ocupa metade do espaço de um PDV normal. Portanto, em uma loja com tamanho reduzido, é possível colocar mais terminais.

4. Retorno sobre o investimento satisfatório

O Retorno Sobre Investimento (ROI) da solução da CISS é de 9 a 15 meses, em média, uma vez que é necessário apenas um funcionário auxiliando para cada 4 SelfCheckout instalados. Outra vantagem é que o autoatendimento pode operar 24 horas por dia.

5. Fácil utilização

Toda operação é muito intuitiva, principalmente com o pagamento via cartão de débito ou crédito. Por esse motivo, o SelfCheckouts é facilmente operado, até mesmo por quem não tem tanta facilidade com tecnologia, o que estimula todos os clientes a experimentar a novidade.

Como você viu, o SelfCheckout aquece as vendas da sua loja e o investimento é rapidamente recuperado. Sem contar a modernização do negócio e o aumento da satisfação dos clientes, o que aumenta as chances de fidelização.

Ficou interessou na solução? Quer saber mais como a CISS pode ajudar a sua empresa a apostar nessa tecnologia? Então, entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!