Todos os anos, no final de novembro, ocorre uma edição da Black Friday. A campanha, originada nos Estados Unidos, se popularizou aqui no Brasil e é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas com promoções atrativas aos clientes.

Porém, se você deseja um faturamento satisfatório na data, mas sem comprometer a lucratividade e o seu fluxo de caixa, é preciso planejar e dar cada passo com cuidado. Neste post, listamos 7 dicas para lhe ajudar a ter sucesso na Black Friday. Continue com a leitura para saber quais são elas!

1. Defina o objetivo da campanha

Antes de começar a pensar na estratégia, você precisa definir quais são os objetivos para a sua empresa na Black Friday. Você deve pensar que, nesse momento, o importante é vender mais. Porém, dá para ir além. Entre as suas opções, estão:

  • fazer uma queima de estoque;
  • aumentar o ticket médio das vendas;
  • aumentar a carteira de clientes.

A partir daí, já é possível perceber como as estratégias devem ser diferentes em cada situação. Assim, se a sua meta é elevar o valor médio de cada compra (ticket médio), por exemplo, as ações devem estar voltadas a estimular o consumidor a comprar uma maior quantidade de produtos.

Nesse caso, o que pode ser feito é oferecer descontos progressivos com base no valor da compra. A criação de kits também é uma excelente opção para fazer as pessoas gastarem mais nessa data.

2. Faça um planejamento financeiro

O desenvolvimento de um plano de ação é sempre a base de qualquer estratégia bem-sucedida. Sem ele, fica difícil tanto saber qual caminho tomar quanto ter a certeza de que os resultados obtidos serão satisfatórios.

No contexto do planejamento financeiro de uma promoção, é preciso reavaliar sua estratégia de precificação e identificar qual é o percentual máximo de desconto para cada produto. Igualmente importante é analisar qual a possibilidade de parcelamento das vendas sem prejudicar o fluxo de caixa, se existe capital de giro para adquirir mais produtos com o fornecedor, entre outras informações do gênero.

Só depois desse trabalho é que se começa a definir os preços promocionais de cada item, e as condições nas quais eles se aplicam. Apenas dessa forma é possível saber se uma campanha terá um saldo financeiro positivo.

3. Conheça seu público-alvo

Outro fator essencial para promoções eficazes é conhecer e definir qual é o perfil do público que se deseja alcançar. Supondo que o objetivo descrito inicialmente seja o de aumentar a carteira de clientes. Sabe-se, então, que as pessoas que já compram na sua empresa não farão parte dessa estratégia.

Dessa forma, o seu público-alvo são pessoas novas, que ainda não cogitaram comprar na sua loja ou aquelas que sequer conhece o seu negócio. Procure saber quem são essas pessoas, seus hábitos de consumo, com quem elas compram, em quais canais estão presentes (bastante atenção para as redes sociais), entre outros.

4. Promova os produtos mais procurados

Se por um lado a queima de estoque ajuda a acabar com os itens encalhados no depósito, por outro, a promoção dos produtos mais procurados tem um grande potencial de sucesso.

Oferecer descontos nos mais vendidos pode até diminuir um pouco a margem de lucro, mas fará com que você ganhe pelo volume de vendas. Com base nisso, é possível negociar algum desconto com seus fornecedores para a compra de grandes lotes.

Por se tratar de itens com grande apelo ao público, certamente essa é uma opção que pode tornar a sua Black Friday um verdadeiro sucesso em vendas — seus resultados financeiros agradecem!

5. Crie uma estratégia de divulgação

Depois que o planejamento já está bem definido, é o momento de definir qual será a estratégia utilizada para divulgar suas promoções. Nesse sentido, o conhecimento sobre o seu público-alvo dá muitas dicas de como isso pode ser feito, o que inclui:

  • criação de faixas e banners na loja;
  • distribuição de folhetos;
  • carros de som na região;
  • ampla divulgação nas redes sociais.

Aqui, vale a máxima: “quem não é visto não é lembrado”. Se você quer que as pessoas tomem conhecimento das suas promoções e cogitem a sua loja na hora das compras, é preciso se fazer presente.

6. Aposte na honestidade

Provavelmente você já viu, ouviu ou leu vários casos de falsas promoções na Black Friday. Não é à toa que o período recebeu o apelido de “Black Fraude” e o slogan de “tudo pela metade do dobro”.

Isso aconteceu devido ao fato de muitos lojistas se aproveitarem da ocasião a fim de faturar mais, mas aumentando os preços de última hora e forjando um desconto para os clientes que não era real.

Na hora de planejar a campanha, não se esqueça de que muitas pessoas têm acesso à internet e costumam pesquisar bastante antes de comprar determinado item. Sendo assim, preze sempre pela honestidade, mesmo que isso signifique oferecer desconto apenas para alguns itens específicos.

Dessa forma, você aumenta a sua credibilidade e conquista a confiança dos clientes, em vez de ganhar reconhecimento de forma negativa e prejudicar a imagem do seu negócio no mercado.

7. Monitore os seus níveis de estoque

Os níveis de estoque são cruciais para uma promoção bem-sucedida. Afinal, oferecer descontos sem ter os produtos disponíveis só vai gerar insatisfação nos clientes — além de uma possibilidade muito grande de criar uma imagem negativa e fazer com que as pessoas não voltem mais na sua loja.

Verifique as quantidades disponíveis e a possibilidade de seus fornecedores aumentarem as quantidades de envios no período para suprir a demanda. Caso isso não possa ser feito, já se sabe que a promoção terá que limitar a compra em apenas algumas unidades por pessoa.

Com o controle adequado do estoque, fica fácil saber até onde você pode ir com as promoções e quando é o momento certo de encerrá-las. De repente, é possível estender a campanha por mais um dia ou até uma semana — a Black Weekend, como algumas lojas já promovem.

A realização de uma promoção eficaz na Black Friday pode ser o incentivo que falta para alavancar as suas vendas e atrair mais clientes ao negócio. Aproveite a oportunidade e faça uma experiência e atendimentos diferenciados para, quem sabe, fidelizar esses novos compradores.

Gostou das dicas oferecidas? Acredita que elas vão ajudar a aprimorar a sua estratégia? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas saibam como fazer uma campanha excelente na Black Friday!