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Franchising: como funciona esse modelo de negócio?

Quase metade dos brasileiros quer empreender, e um passo muito importante para isso é entender bem quais são os modelos de negócio existentes no país. Entre as opções, uma delas é o franchising. 

É comum que as pessoas confundam o termo com franquia, que se refere a uma unidade do negócio, mas o franchising é o modelo em si. Leia o artigo para entender mais sobre como funciona e saber se faz sentido para você.

O que é o modelo de franchising?

O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) concede a outra pessoa (franqueado) o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e know-how em troca de uma taxa inicial e de royalties contínuos. 

É bastante popular justamente por ser uma maneira interessante de expandir a presença de uma empresa sem a obrigação de arcar com todos os riscos e custos associados à abertura de uma nova unidade. 

Além do mais, é um modelo que também faz sentido para quem quer começar a empreender sem, necessariamente, estruturar um novo empreendimento ou marca do zero, tendo a vantagem de operar um negócio já estabelecido e reconhecido no mercado. 

Como funciona o franchising?

O franchising é baseado em um contrato entre o franqueador e o franqueado, que estabelece todos os direitos e obrigações de cada parte, incluindo questões como:

  • taxa inicial da franquia;
  • porcentagem dos royalties contínuos;
  • requisitos territoriais;
  • requisitos de qualidade e operação do negócio;
  • padrões que devem ser seguidos.

Nesse tipo de negócio, é importante ressaltar que o franqueador mantém a propriedade e controle sobre a marca, até mesmo para garantir a consistência em todas as unidades. Também por isso, cabe a ele oferecer um bom suporte inicial e contínuo, incluindo treinamento, assessoria de marketing, fornecimento de produtos e serviços, suporte técnico e consultoria. 

O franqueado, por sua vez, é responsável pela gestão diária do negócio, o que inclui toda a parte de contratação e treinamento de funcionários, organização financeira e manutenção do nível de satisfação dos clientes. 
Tirou as suas dúvidas sobre o assunto? Então aproveite para ler também o nosso artigo com as 6 melhores dicas de como fazer gestão de franquias de maneira eficiente.

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