Pesquisar
Close this search box.

Entenda quais são os principais desafios do varejo para os próximos anos

As relações de consumo mudaram drasticamente com as novas tecnologias, interferindo em todos os processos executados pelo varejo — das estratégias de mercado à comunicação com os consumidores.

Tendo que lidar com uma vasta quantidade de dados, as redes varejistas encaram, ainda, o desafio de aprimorar suas operações em meio a um processo acelerado de inovação. Acompanhá-lo não é tarefa simples.

O primeiro passo é conhecer melhor quais são os principais desafios do varejo. Só assim é possível traçar estratégias consistentes e eficazes.

Neste artigo, vamos apresentar quais áreas que mais demandam ações das redes varejistas e qual é o caminho para não perder espaço nesse mercado tão competitivo. Confira!

Atender às expectativas dos novos consumidores

O perfil do novo consumidor ainda é uma incógnita para muitas redes. Não é para menos. Estamos em meio a uma transição em que coexistem aqueles compradores que não abrem mão do atendimento tradicional contra os que são nativos digitais e querem resolver todas as suas demandas com apenas um clique. O varejo tem olhar para os dois cenários e prover soluções adequadas para ambos.

Mas o fato é que as atenções se voltam cada vez mais para o consumidor do futuro. Por isso, vale a pena conhecer melhor o seu perfil. De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), existem três características principais que precisam ser observadas pelas empresas:

  • diversidade;
  • tecnologia 5G;
  • economia compartilhada.

Na parte da diversidade, o que precisa ser compreendido é que o público com o qual as marcas interagem é cada vez mais heterogêneo. Não dá mais para pensar em estratégias voltadas para um único segmento da sociedade ou que desconsiderem as peculiaridades de cada consumidor. A forma de lidar com esse desafio passa necessariamente pelo aprimoramento das análises sobre os consumidores e, potencialmente, pela personalização.

O uso da tecnologia sem fio também é crescente entre os novos consumidores. No novo perfil, os dispositivos móveis ganham ainda mais relevância. Ou seja, o varejo também precisa migrar para esse novo ambiente. Websites, canais de comunicação e processos de venda precisam estar mais alinhados a esse formato.

A análise da WGSN traz ainda perspectivas sobre economia compartilhada. A projeção é de que, cada vez mais, as pessoas realizem comércio entre si. É o caso, por exemplo, de iniciativas como Uber e Airbnb.

Usar informações de forma estratégica

Há algum tempo, o padrão no varejo era que os investimento em tecnologia priorizassem as operações dos negócios. Foi nesse contexto que surgiram os aportes em sistemas voltados para pagamento e automação de tarefas rotineiras das empresas. Agora, a prioridade é outra: as estratégias corporativas. A análise de dados é um ponto crucial, nesse sentido.

Nenhum segmento econômico é tão impactado pelo fenômeno conhecido como Big Data (grandes dados) do que o varejo. E é fácil entender por quê. Imagine quantas informações um consumidor entrega ao passar pelo ponto de venda. Além de dados cadastrais básicos, cada item adquirido é um dado relevante para as redes, já que revelam a preferência dos compradores.

Pense, agora, no fluxo de clientes que passam pelas lojas diariamente. Dependendo do tamanho do estabelecimento, são milhares de dados gerados minuto a minuto. Sem dúvida, são informações valiosíssimas para estratégias do negócio, mas de forma geral o varejo ainda tem enorme dificuldade para se beneficiar dessa situação.

O desafio maior não está em capturar essas informações, e sim em analisá-las. Para isso, é necessário investir tanto em ferramentas tecnológicas que facilitem esse processo quanto em profissionais qualificados para trabalhar com inteligência de dados.

Integrar canais de atendimento e vendas

Um dos grandes desafios do varejo é a adoção de um modelo de negócios baseado em multicanais de atendimento. Ou seja, a dificuldade é se adaptar a uma realidade omnichannel. Isso porque o consumidor está nos diferentes canais, do ponto de venda ao e-commerce e, com cada vez mais força, nas mídias sociais. E o varejo também tem que estar em todas essas interfaces.

Mas não basta apenas ter uma loja virtual e canais nas principais redes sociais. Para melhorar a experiência de compra do cliente, o padrão de atendimento deve ser o mesmo em todas essas esferas. É aí que a dificuldade começa a se acentuar. Muitas vezes, nem os produtos vendidos em um ambiente estão disponíveis em outro.

O consumidor que acessa a página de uma loja na internet e analisa preços e marcas de produtos que pretende adquirir pode não encontrar os mesmos valores e itens se decidir realizar a compra no ponto de venda. O contrário também ocorre.

Esse tipo de situação não deve acontecer. E é da mesma forma com o atendimento, que precisa seguir o padrão da empresa, independentemente do canal utilizado pelo comprador. Para vencer esse desafio, o varejista precisa se dedicar à uniformização dos canais, pensando, inclusive, na disponibilidade de produtos (sempre compatível com os esforços de venda e as ofertas anunciadas).

Acompanhar o processo de transformação digital

Você deve ter observado que nos itens anteriores abordamos aspectos muito relacionados à tecnologia. Todos eles fazem parte da chamada transformação digital, que é o processo de absorção da tecnologia por parte das empresas.

Não existe dúvida de que a tecnologia vai evoluir, sempre. A questão é que essa evolução tem ocorrido de forma cada vez mais rápida, dificultando muito a adaptação do mercado. Nesse caso, uma rede de varejo que adota o uso de chatbots e de inteligência artificial em suas operações e estratégias ganha competitividade frente a esses concorrentes. Sob essa ótica, estamos diante de uma grande oportunidade.

Para o varejista que ainda não conseguiu chegar a esse nível de uso da tecnologia, a situação é outra: ele vê seu negócio ameaçado. É por isso que é tão importante estar atento às tendências tecnológicas e, se possível, antecipar-se a elas. A inovação passou a ser, portanto, um processo prioritário.

Vencer todos os desafios depende, ainda, do treinamento e capacitação das equipes. No final das contas, quem faz a diferença são as pessoas.

A informação também pode ser uma aliada na hora de enfrentar os desafios do varejo. Para ficar sempre bem informado, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos gratuitamente no seu e-mail.

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: