O bom empreendedor está sempre de olho em estratégias que podem favorecer suas vendas. É por isso que você deve conhecer o tabloide de ofertas: um meio eficiente e vantajoso de manter seus clientes informados sobre os preços e as promoções.

Se você tem interesse no assunto, mas ainda não sabe como montar um tabloide atrativo, não se preocupe! Reunimos, neste post, dicas importantes para o varejista que deseja aproveitar melhor o potencial desse meio de comunicação. Confira!

O que é e para que serve um tabloide de ofertas?

O tabloide de ofertas é um folheto, bem semelhante aos jornais, criado para apresentar as promoções de determinando comércio ao consumidor.

Os tabloides de ofertas são bastante usados no varejo — especialmente em supermercados, farmácias e lojas de material de construção — e ajudam muito na divulgação das promoções, tendo impacto positivo no aumento das vendas.

Dependendo do objetivo do negócio ou da campanha em questão, os tabloides podem ter produção mensal, semanal ou diária, e podem ser entregues diretamente ao cliente, colocados na entrada da loja ou divulgados nos meios de comunicação, como TV e redes sociais. A ideia é sempre buscar o máximo de publicidade às ofertas.

Como usar o tabloide de ofertas a favor das suas vendas?

Mesmo com a tecnologia e o surgimento de novos meios de comunicação e divulgação de produtos, existem estratégias que merecem ser mantidas pelo varejo. O tabloide de ofertas é uma dessas ferramentas que resiste ao tempo. É possível, no entanto, dar uma pitada de modernização ao tabloide, unindo-o a uma mídia indoor.

De qualquer maneira, não basta apenas conhecer as estratégias, é preciso aprender a extrair todo o seu potencial. Selecionamos algumas dicas infalíveis que favorecerão suas vendas. Acompanhe!

Selecione as imagens com atenção

É muito importante que as imagens usadas no tabloide sejam de alta qualidade, ou seja, nada de fotos em baixa resolução, tiradas de qualquer forma e com iluminação ruim.

O ideal é contratar profissionais para fazer as fotos dos produtos. Caso não seja possível, faça de tudo para garantir imagens nítidas, atrativas e que coloquem o produto anunciado em evidência.

Aposte em conteúdos de boa qualidade

Nem só de promoções é feito um tabloide de ofertas. Pelo contrário, é possível adicionar conteúdos de boa qualidade, principalmente em edições especiais e mais completas, como no Dia das Mães e no aniversário da loja.

Algumas opções são inserir receitas feitas com os ingredientes anunciados, dicas para harmonizar o vinho da promoção e até curiosidades sobre o negócio e os produtos. O importante é que as informações sejam úteis e façam sentido para o público.

Ao agregar valor ao seu panfleto, você consegue prender a atenção do cliente por mais tempo. Com isso, você melhora a experiência dele com a sua marca e amplia as chances de vendas.

Escolha as cores certas

Você sabia que as cores têm poder? Não estamos falando de mágica, mas de sensações e estímulos criados no nosso cérebro quando visualizados determinadas cores. Vale a pena, portanto, escolher com atenção as que serão usadas no encarte.

A dica é criar um panfleto de ofertas que seja a cara do seu supermercado, com as cores da marca e as que compõem o logotipo. Tome cuidado para não usar muitos tons, pois isso gera poluição visual e atrapalha o foco.

Lembre-se sempre que o objetivo é estimular a compra. Então, tenha um olhar mais estratégico e defina aquilo que funciona melhor para o seu negócio e seus clientes.

Invista em formatos eletrônicos de tabloides com mídia indoor

Como dissemos, o tabloide de ofertas é uma estratégia muito tradicional no varejo, mas isso não significa que ela não possa ser aperfeiçoada.

Uma dica valiosa é unir todo o seu poder à mídia indoor e, assim, aumentar o retorno financeiro das suas campanhas. Na prática, você usará a arte gráfica do encarte em pontos de mídia — como TVs —posicionados na loja física.

Dessa forma, o cliente que não pegou o folheto impresso também terá acesso às promoções e aos conteúdos, e o que pegou, será impactado com a mesma mensagem. Por meio dessa estratégia, você aumenta a visibilidade das promoções e melhora as vendas.

Quais são as vantagens de apostar nessa estratégia?

Quem nunca levou um tabloide de ofertas para casa ou se interessou por determinado produto anunciado nele? Esse meio de divulgação tem um grande impacto na decisão de compra do consumidor e pode ajudar sua empresa a vender mais.

Se você ainda está em dúvidas se deve ou não investir nessa estratégia de marketing, confira algumas das vantagens de colocar nossas dicas em prática!

Baixo custo de produção

Toda ação de marketing deve ter seus custos avaliados, por isso, é importante destacar que os gastos para produzir um tabloide não são elevados, principalmente quando comparados a outras estratégias.

Além disso, é possível firmar parcerias com determinados fornecedores que tenham interesse em patrocinar campanhas para que seus produtos fiquem em evidência. Aliás, essas empresas costumam ter materiais de marketing prontos, com imagens de boa qualidade e layout atrativo. Planeje um acordo comercial e negocie com essas empresas para reduzir ainda mais seus custos.

Suporte aos vendedores

O tabloide de ofertas é um aliado da sua equipe de vendas porque, ao entrar na loja, o cliente já tem acesso a todas as promoções e novidades. Assim, caso tenha interesse em adquirir algo, já chega ao vendedor com a demanda pronta. Além disso, o vendedor tem a possibilidade de oferecer outros produtos anunciados, buscando aumentar o ticket médio.

Perceba que o processo se torna mais rápido e simples. O esforço para indicar determinado item e convencer o consumidor a comprar é bem menor.

Melhoria da imagem da empresa

Em um mercado tão competitivo, é preciso se preocupar com a imagem do seu negócio. A boa notícia é que nossas dicas podem ajudá-lo a ser reconhecido como inovador e preocupado em oferecer o melhor aos seus clientes. Associar a estratégia de tabloides impressos e tabloides eletrônicos, além de ser uma ideia interessante, aumenta a intenção de compra e o retorno sobre o investimento, entre outros vários benefícios.

Agora que você sabe como o tabloide de ofertas pode otimizar suas vendas, não perca mais tempo e coloque em prática o que você aprendeu aqui! Não importa o tamanho da sua empresa: essa estratégia pode ser adaptada à realidade de cada um.

Aproveite para conhecer mais sobre mídia indoor e algumas maneiras de usá-la no seu dia a dia.

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