Mídia indoor é um ponto de mídia — que pode ser eletrônico ou analógico — posicionado em um local estratégico do supermercado. Hoje, com o alto fluxo de pessoas transitando diariamente pelo seu estabelecimento, ficou cada vez mais difícil chamar a atenção dos clientes, especialmente para produtos específicos (quando há a necessidade de acabar com um estoque, por exemplo).

Nesse sentido, houve a necessidade de buscar soluções já existentes no mercado que despertassem o interesse do público — e a mídia indoor funciona como uma importante aliada. Continue a leitura deste post, entenda alguns de seus diferenciais e confira como aplicá-la no supermercado!

Quais são as vantagens da mídia indoor?

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens da mídia indoor para a empresa. Confira!

Elaboração de campanhas personalizadas

Para aplicar qualquer tipo de campanha no seu supermercado, é preciso saber quem é o seu público. De nada adianta formular uma ação criativa se você não focar nos seus clientes e nas particularidades que eles têm — além de haver a possibilidade de contar com mais de um perfil de consumidor no mesmo estabelecimento.

A mídia indoor ainda possibilita ações personalizadas, especialmente voltadas para datas comemorativas. Promoções de Dia das Mães, Natal, Ano Novo e de outras datas festivas podem ser facilmente divulgadas para quem transita pela sua empresa.

Atualização recorrente dos conteúdos

Outro diferencial para a mídia indoor é a possibilidade de atualizar recorrentemente seus conteúdos. Se, no seu supermercado, as pessoas forem clientes que compram pouco, mas retornam toda semana, quanto mais diferenciais e novidades você oferecer, melhor.

Além disso, o seu supermercado vai contar com um recurso visual atrativo para a pessoa que chega a esse espaço pela primeira vez, contribuindo para uma experiência de compra positiva — o que aumenta as chances de fidelização.

Baixo custo

Não devemos deixar de mencionar o baixo custo para a implementação da mídia indoor. Esse recurso de divulgação das suas campanhas sai muito mais em conta do que a distribuição de panfletos, por exemplo. Consequentemente, isso gera um diferencial competitivo, além de ser uma prática mais sustentável.

Como aplicar a mídia indoor no supermercado?

Agora que você já conhece alguns dos principais ganhos da mídia indoor, chegou o momento de conferirmos dicas para aplicá-la no seu negócio. Confira!

1. Tenha um bom planejamento

Assim como qualquer outro projeto ou campanha de marketing do supermercado, é importante contar com um bom planejamento para que a gestão possa entender qual é a etapa da implementação da mídia indoor e quais são os pontos positivos, bem como aqueles que devem ser aperfeiçoados durante esse processo.

Por essa razão, defina, inicialmente, um cronograma de instauração para o projeto, além de estipular indicadores que contribuam para a gestão analisar se as tarefas demandadas estão sendo executadas conforme o plano inicial.

Em seguida, existe a necessidade de avaliar quais seriam os pontos mais estratégicos do estabelecimento para a definição do posicionamento dos equipamentos. Na sequência, as estratégias podem ser iniciadas com o objetivo de alcançar os resultados que serão estipulados.

2. Defina os objetivos da estratégia

Independentemente de qual seja a campanha adotada, é preciso, inicialmente, definir quais serão os seus objetivos. Ao não cumprir essa etapa, você corre os riscos de não obter resultados atrativos, além de haver a dificuldade de mensurar o que, de fato, deu certo e o que pode ser melhorado para as próximas ações.

Exemplo: um objetivo de campanha alinhado à mídia indoor é aumentar a saída de um produto que está parado em estoque próximo do prazo de validade. Se o seu negócio fizer uma promoção para esse item (compre um e leve dois, por exemplo), não deixe de divulgá-lo em pontos estratégicos do estabelecimento.

Conforme mencionamos, datas comemorativas também são boas opções para que a empresa possa ampliar suas vendas e gerar melhores resultados — nesse caso, o objetivo seria voltado para o aumento das vendas.

3. Avalie diferentes temáticas para a mídia indoor

Já demos alguns exemplos de temáticas que podem ser divulgadas na mídia indoor. O ideal é que a sua equipe tenha um planejamento anual de todas as campanhas a serem feitas. Dessa forma, assim que chegar perto do prazo de colocá-la em prática, é possível definir os principais canais que serão utilizados para a divulgação — e avaliar como a mídia indoor seria uma aliada nesse sentido.

Muitas vezes, os objetivos podem estar alinhados à atual temática planejada. Se o supermercado tem a intenção de divulgar mais o seu aplicativo próprio e o delivery realizado, tem a oportunidade de aproveitar o aumento de fluxo do Dia das Mães e trazer essa campanha para a mídia indoor, por exemplo.

4. Utilize vídeos

Vídeos chamam bastante a atenção das pessoas, seja qual for o canal utilizado. Por essa razão, dependendo de qual for a campanha, existe a possibilidade de unificar a sua comunicação. Os mesmos anúncios transmitidos nos stories ou no feed do seu Instagram, por exemplo, podem ser replicados na mídia indoor.

Para executá-los, é importante realizar uma cotação de bons profissionais da sua região e optar por aqueles que já tenham trabalhado nesse tipo de demanda, principalmente voltada para supermercados. Assim, as chances de conquistar os objetivos almejados aumentam consideravelmente.

5. Analise os resultados

Por meio da análise de resultados de relatórios, a equipe tem a oportunidade de identificar o que vem dando retorno para o supermercado e quais são os pontos que precisam ser aperfeiçoados para a próxima campanha.

Nesse caso, tudo vai depender dos objetivos que foram estabelecidos inicialmente. Se o plano foi aumentar as vendas de um produto em específico, avalie se o fluxo de saída desse item aumentou depois da campanha. Caso a resposta seja negativa, busque um feedback dos seus clientes, entenda quais são os tipos de informações que os impactam e se essa, de fato, seria uma boa estratégia para essa meta.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é mídia indoor, quais são os seus diferenciais e dicas para implementá-la na empresa. É preciso analisar, ainda, os diferenciais da mídia indoor digital para a mídia indoor tradicional. A primeira contribui para que o seu negócio segmente a mensagem de acordo com o público-alvo, otimiza o alcance dos seus clientes e, consequentemente, contribui para maior conversão e vendas.

Se você gostou deste material e deseja conferir outras dicas e novidades do mercado, curta nossa página no Facebook!

Compartilhar