Um data center — que pode ser traduzido como centro de dados, em português — é um ambiente preparado exclusivamente para abrigar redes, equipamentos e serviços de TI necessários para processar e armazenar dados utilizados por uma ou mais empresas.

Esse ambiente é composto por uma infraestrutura física, como servidores, computadores, recursos de rede e internet, e outra virtual, como softwares, sistemas de cibersegurança e demais ferramentas necessárias para garantir o perfeito funcionamento do conjunto.

Devido a complexidade, manter toda essa estrutura sempre disponível pode fazer com que a empresa disponha de muitos recursos direcionados à TI, que poderiam ser empregados em outros investimentos importantes para o negócio. A seguir, mostramos como funciona e os benefícios de utilizar um data center em nuvem. Continue conosco para entender melhor!

Entenda como um data center funciona

Como mencionamos, o data center é formado por um ambiente composto por diversos recursos de hardware e software. Na prática, a interação entre eles e a internet é o que cria a disponibilidade de acesso, que tanto pode ser utilizada internamente (apenas na sede da empresa) quanto externamente, para acessar serviços externos utilizados pela empresa.

Um data center possui alguns pontos estruturais muito importantes, como a necessidade de ter um espaço físico disponível e climatizado, receber o fornecimento de energia e ter redundância para a falta dela (como o uso de geradores), ter recursos de rede e de internet e, principalmente, deve ser seguro de várias formas, física e logicamente, pois é preciso proteger tanto os hardwares quanto os softwares de ataques e ameaças.

Para garantir que todos esses pontos estejam em perfeito funcionamento, existem certificações que evidenciam e comprovam que o data center utiliza todas as boas práticas recomendadas e está em compliance, ou seja, que atende aos requisitos de qualidade e segurança indicados por leis e regulamentos internos e externos.

É por toda essa complexidade que, em muitos casos a terceirização do data center representa um grande benefício para as empresas, pois elas deixam que o serviço de TI seja prestado por empresas especializadas e tiram o foco do operacional.

Outra grande vantagem dessa estratégia é que o investimento é feito com base no consumo utilizado no data center. Isso significa não haver mais a necessidade de aquisição de infraestrutura e de um grande investimento periódico, pois, em um ambiente cloud, o cliente paga apenas por aquilo que utiliza.

Saiba o que avaliar ao escolher um data center em nuvem

A escolha de um data center ideal para a empresa deve ser começar pela análise das entregas que o serviço proporciona. Um exemplo é identificar qual modelo de serviço de nuvem será contratado: SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service) ou PaaS (Plataform as a Service). Não se apavore com siglas e nomes difíceis! A seguir explicamos brevemente o que cada um significa:

  • SaaS: nesse caso, apenas o uso do software em questão está incluso. O acesso ao sistema e aos dados nele armazenados é feito de maneira remota, através da internet, geralmente sem a necessidade de instalação ou armazenamento local. É o caso do CISSLive ERP, por exemplo;
  • IaaS: no caso da infraestrutura como serviço, o cliente contrata para utilizar, remotamente, equipamentos que são de propriedade de outra empresa, como servidores, roteadores etc. Um exemplo clássico desse modelo são os próprios data centers;
  • PaaS: já no modelo de plataforma, o cliente pode criar, hospedar e gerenciar uma aplicação em uma plataforma terceirizada contratando o ambiente de desenvolvimento. Exemplos de PaaS que podemos citar são a Microsft Azure e o Oracle Cloud Plataform.

Além disso, é preciso observar alguns pontos críticos na hora da avaliação, como a segurança do ambiente, o suporte oferecido, o custo, a localização do data center, a escalabilidade etc.

Para facilitar essa escolha para os clientes CISS, oferecemos um data center exclusivo aos clientes que utilizam nosso ERP legado, o CISSPoder. Dessa forma, agregamos dois serviços em um modelo híbrido que combina SaaS e IaaS. Caso o cliente opte por contratar o DataCISS, assumimos toda a complexidade de administrar essa infraestrutura de TI para que o cliente direcione o foco para a gestão do seu negócio e, assim, melhore seus resultados.

Benefícios de utilizar o data center em nuvem DataCISS

Além dos benefícios mencionados anteriormente, há outras vantagens em utilizar um data center em nuvem como o DataCISS. Abaixo explicamos alguns recursos que facilitam o dia a dia de quem já utiliza esse serviço. Confira:

Sistemas atualizados

Manter os sistemas utilizados pela empresa atualizados é primordial para garantir o bom funcionamento e a segurança dos mesmos. No entanto, a atualização dos sistemas é uma tarefa que requer planejamento, a fim de evitar interrupções que causem a indisponibilidade dos serviços em horários críticos. Por isso, o DataCISS realiza as atualizações pelo cliente de forma organizada, entre elas:

  • do sistema operacional;
  • do CISSPoder, com agendamento prévio e autorização do cliente; 
  • do monitor NFE, com agendamento prévio e autorização do cliente;
  • do backup de todo ambiente;
  • das vacinas do antivírus, diariamente, para garantir a prevenção aos mais recentes vírus, malwares e ataques.

Alta disponibilidade do ambiente

Outro ponto importante em um data center é manter os dados da empresa seguros e disponíveis. No DataCISS, os clientes contam com um serviço de alta disponibilidade, pois, entre as características do ambiente, estão:

  • maior estabilidade;
  • redundância de servidores, geradores, nobreaks, energia elétrica e internet;
  • ambiente restrito, monitorado e climatizado;
  • backups;
  • equipe especializada.

Tecnologia moderna

Na cloud DataCISS, trabalhamos com ambiente virtual e infraestrutura moderna. Utilizamos tecnologia hiperconvergente — usada por grandes players do mercado, como Facebook e Google — para facilitar a operação e a escalabilidade.

Além disso, todos os investimentos em novas tecnologias, sejam de hardware ou software, estão inclusos no serviço e ficam a cargo da CISS. Isso quer dizer que, o cliente tem acesso a tecnologias modernas ao mesmo tempo em que reduz os gastos com TI. O único requisito para se trabalhar em cloud é possuir uma internet estável, preferencialmente com dois links para garantir o acesso ao ambiente mesmo em caso de falha do link primário.

Facilidade de escalonamento

A facilidade no escalonamento de recursos é outro grande benefício de utilizar um data center em nuvem. Isso porque todos os servidores contêm ferramentas de monitoramento em tempo real que informam o crescimento e a demanda de recursos de cada cliente. Por se tratar de um ambiente virtual, a alocação dos recursos adicionais é rápida e simples de ser executada.

Essa é uma das principais diferenças da infraestrutura interna física, em que o crescimento do ambiente precisa ser planejado para não superdimensionar ou subdimensionar a aquisição de hardwares.

Suporte em tempo integral

A equipe de analistas do DataCISS trabalha em regime de plantão fora dos horários comerciais, pois realiza o monitoramento da infraestrutura 24 horas por dia, 7 dias por semana, alertando os clientes em caso de anomalias ou incidentes. Já em horário comercial, o contato é estreito e realizado através de um chat direto com o time responsável.

Esse suporte dá segurança para o cliente, que pode manter uma equipe de TI bem reduzida ou, até mesmo, optar por empresas terceiras para auxiliar em eventos ou em pequenas manutenções internas.

Os diferenciais do DataCISS

Ao longo do texto apresentamos alguns dos benefícios de hospedar no data center da CISS, o DataCISS. Para os clientes que optam por esse serviço, o principal diferencial está na expertise sobre o sistema. Isso porque hospedamos clientes do nosso software, que também é nosso negócio. Dessa forma, nossos analistas têm grande experiência e facilidade na gestão dos recursos, oferecendo aos clientes maior ganho de performance e de sintonia entre o sistema e o ambiente.

Além disso, seguimos padrões internacionais para atestar a segurança em contratar nossos serviços. No caso do DataCISS, especificamente, temos certificações importantes, relacionadas à segurança de data centers, entre elas: Tier III Design/Tier III Facilities, TÜV e ISAE 3402/SSAE 18. Também contamos com uma das mais renomadas certificações em Segurança da Informação, a ISO 27001.

Outro ponto importante é que, além de toda operação do data center, no DataCISS oferecemos as atualizações do ERP CISSPoder e das demais aplicações, um serviço que não é oferecido por concorrentes e que elimina grande parte da preocupação do cliente com serviços de TI. Assim, sua equipe pode direcionar o foco em ações mais estratégicas para o negócio.

Utilizar um data center em nuvem como o DataCISS proporciona diversos benefícios, como o de ter a segurança de que seus dados e sistemas estão seguros em um ambiente com tecnologia moderna, facilmente escalável, com alta disponibilidade e suporte especializado. Além de saber que pode contar com os diferenciais apresentados, como o de ter o sistema e a infraestrutura de TI fornecidas pelo mesmo provedor de serviços.

Agora que você já conhece os benefícios do DataCISS, entre em contato conosco e saiba mais sobre essa solução! 

Compartilhar