Fazer uma boa gestão de supermercados envolve vários pilares. Entre eles, podemos citar a importância do treinamento da equipe, um ótimo atendimento, a organização orçamentária, um marketing bem definido e, é claro, o mix de produtos correto. Todos esses fatores estão relacionados com a captação e a fidelização da clientela.

Como escolher os produtos ideais para serem comercializados no seu supermercado? Essa é uma tarefa um tanto complexa, mas com as informações certas, ela pode se tornar bem mais simples.

Este post tem o objetivo de trazer informações que facilitem a estratégia de escolha do mix de produtos correto para o seu estabelecimento. A seguir, tire as suas principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Por que investir em um bom mix de produtos no supermercado?

Antes de falarmos sobre as dicas para planejar o mix de produtos, listamos informações relevantes sobre a importância dessa escolha. Confira!

Expansão de mercado

Um bom mix de produtos permite que o estabelecimento passe por uma expansão no mercado, ou seja, atinja outros públicos e crie novas possibilidades. Pode ser que você consiga, por exemplo, atrair um público interessado em vinhos ao investir mais em queijos especiais. É um mundo de possibilidades!

Diferenciação da concorrência

A concorrência no varejo supermercadista é acirrada e se destacar é um grande desafio. Com um mix de produtos correto, você pode oferecer exatamente aquilo que os consumidores desejam!

Analise os seus concorrentes e veja o que você pode fazer de diferente. Visite, também, outros bairros e localidades, observando os produtos que são comercializados por lá. Isso pode ajudar a ter novas ideias.

Captação de novos clientes

Ao buscar novidades, é bem provável que os clientes se sintam atraídos pelo seu supermercado, que oferece um mix de produtos variado e que atende às principais necessidades dos moradores da região. Não se esqueça: o marketing boca a boca é um grande aliado nesse momento.

Fidelização do consumidor

Após a captação da clientela, ocorre o processo de fidelização. Ao se sentirem escutados e compreendidos pelo seu supermercado através do mix de produtos oferecido, é muito mais provável que os clientes retornem e contem com o seu estabelecimento como parte do seu dia a dia.

Como fazer o planejamento para o mix de produtos correto?

Vamos às dicas para facilitar na escolha dos produtos certos que irão compor o mix do seu negócio!

Separe os produtos por grupo e subgrupo

Para começar a se planejar, a nossa dica é separar os produtos por grupos — bebidas, mercearia, hortifruti — e subgrupos — perecíveis, enlatados, produtos de limpeza, entre outros. Com essa separação, fica mais fácil chegar nos produtos que sempre farão parte do seu mix.

Faça a complementação

Depois, é hora de complementar. Quais produtos complementam os que foram escolhidos anteriormente? Ao fazer esse exercício, você preenche as lacunas e adiciona novos itens à sua lista. Em seguida, é hora de revisar e excluir produtos repetidos ou que talvez não combinem tanto com o seu estabelecimento. Pense nesses passos como um rascunho!

Pense na marca e na sua imagem no mercado

Outro fator que deve ser levado em consideração é a imagem que o seu supermercado tem diante dos clientes. Um exemplo: se você é gestor de uma loja voltada para produtos saudáveis, não faz sentido destoar desse caminho e investir em itens que apresentem uma proposta muito diferente. Caso o seu negócio ainda não foque em um nicho específico, estude o público que já frequenta o seu supermercado, ou então, o público que você gostaria de atender. Esse entendimento é importantíssimo para definir o mix ideal.

Utilize a tecnologia para controle

O uso da tecnologia no varejo é indispensável hoje em dia. Os recursos digitais nos auxiliam em inúmeros fatores, fazendo com que a gestão consiga avaliar o controle de vendas, estoque, ruptura e margens de maneira muito mais simples.

Assim, a tecnologia também é uma grande aliada quando o assunto é o controle do mix de produtos. Um bom exemplo disso é o seu uso para gerenciar os produtos com mais saída, os que geram maiores margens, os que ficam mais tempo nas gôndolas, etc. Essas métricas podem ser obtidas automaticamente, com o uso de um software de gestão.

Analise o lucro

Aquele produto está gerando a margem que foi planejada? Ele tem uma boa saída ou sempre vai parar nas promoções dos “próximos ao prazo de validade”? Fique de olho nesses detalhes e não tenha medo de eliminar itens desse tipo do seu catálogo. Esse é um bom indicativo de que eles não estão agradando aos clientes.

Faça revisões periódicas

Marque um período para fazer a revisão do seu mix de produtos. É possível, por exemplo, estipular que essa atualização será feita a cada 3 ou 6 meses. Esse é um tempo razoável para medir o desempenho dos itens comercializados e ver se eles continuarão fazendo parte do seu catálogo de vendas.

Realize uma boa pesquisa de campo

Como falamos anteriormente, a pesquisa de campo é imprescindível para você determinar o mix de produtos do seu supermercado. A partir dela, você identificará características do seu público-alvo e poderá, assim, trazer produtos que realmente farão a diferença para essas pessoas.

Deixe uma caixinha de sugestões disponível para que os clientes possam sugerir novos itens.

Surpreenda o seu cliente

Que tal investir em algo que nenhum dos seus concorrentes oferece? As pessoas também estão ávidas por novidades em suas mesas e despensas!

Mas não se esqueça: um produto novo também exige uma boa propaganda. Eduque o seu cliente sobre as inovações e participe ativamente do processo de escolha com ações de merchandising.

Gostou de saber como montar o mix de produtos correto no seu supermercado? Com as dicas que listamos aqui, você sai ganhando tanto em lucro quanto em respeito por parte da sua clientela. A consequência dessa estratégia pode ser sentida na fidelização de clientes!

Para ajudar você a melhorar ainda mais as vendas do seu supermercado, separamos um post imperdível. Aprenda agora mesmo a fazer uma promoção de impacto e revolucione as suas vendas!

Compartilhar