Pesquisar
Close this search box.

Como melhorar o atendimento em supermercado? Confira 7 dicas de ouro!

Melhorar o atendimento em supermercado deve ser sempre uma prioridade na lista de preocupações dos gestores desse tipo de empreendimento. A clientela é a alma de qualquer negócio, e agradá-la deve ser sempre o objetivo de quem lida diariamente com o público.

Nem sempre é fácil estabelecer um atendimento que agrade a todos. Apesar disso, trabalhar constantemente nas melhorias e oferecer um tratamento especial aos que confiam no seu serviço é primordial. Isso faz com que os clientes tenham vontade de retornar ao seu mercado e, de quebra, fortalece a sua marca, tornando-a uma referência na sua área de atuação.

Não sabe como fazer esse tipo de melhoria? Não se preocupe! A seguir, mostramos algumas dicas infalíveis e listamos os principais inimigos de um atendimento 5 estrelas para os clientes. Boa leitura!

Como melhorar o atendimento em supermercado?

Para começar, confira as dicas para que o seu atendimento ao cliente se torne cada vez mais especial e eficiente. Vamos lá?

1. Entenda quem são os seus clientes

O primeiro passo para a implementação de qualquer tipo de estratégia no seu supermercado é conhecer bem a clientela envolvida nesse processo. Para aprender mais sobre os seus clientes, é imprescindível que você busque informações diretamente na fonte, ou seja, com eles mesmos.

Realize pesquisas de campo — presencialmente ou online. O uso das redes sociais (como enquetes do Instagram ou do Facebook) é uma ótima forma de conhecer mais sobre as necessidades desse grupo e suas particularidades.

2. Descubra quais são as necessidades deles

A partir daí, fica muito mais fácil compreender as demandas da sua clientela. Você precisa se preparar para trabalhar com o objetivo de resolver essas questões ou, pelo menos, de otimizar seus serviços nessa direção.

As demandas de atendimento podem ser variadas. É preciso ter bastante empatia e jogo de cintura para interpretar corretamente os dados obtidos nas pesquisas e implementar boas práticas que atendam a essas necessidades.

A partir daí, é só festa! Você e o seu cliente falarão a mesma língua e poderão se comunicar de forma bem mais eficiente, otimizando o atendimento e a resolução de eventuais problemas.

3. Saiba quais são os tipos de promoção que fazem mais sentido

A realização de promoções também é uma dica imprescindível para quem quer fazer sucesso com o atendimento ao cliente, afinal, elas são responsáveis não só pela captação de nova clientela, mas também pela retenção dos consumidores que já fazem parte de sua atual cartela.

Vale lembrar que as promoções também são um tipo de diálogo com o consumidor, visto que devem atender às expectativas deles.

Tenha em mente que tudo está interligado. Capriche na realização de promoções e, sempre que possível, apresente ofertas que beneficiem o seu consumidor, fazendo com que ele se sinta acolhido e respeitado.

4. Invista em um mix de produtos com boa saída

Os produtos oferecidos no seu supermercado também fazem toda a diferença no processo de atendimento e comunicação. É essencial que eles sejam de boa qualidade e trazidos por fornecedores confiáveis, além de terem preços amigáveis.

Tudo isso contribuirá para que o seu diálogo com os clientes seja otimizado e que todas as partes envolvidas fiquem muito mais satisfeitas com o resultado obtido.

Além disso, não deixe de utilizar a tecnologia a seu favor. Recorra a bons softwares de gestão, para garantir que o seu estoque esteja sempre a postos e que nada fique faltando para os seus consumidores fiéis.

5. Ofereça treinamento aos colaboradores

É fundamental que o treinamento seja feito sempre de forma padronizada, independentemente de qual for o cliente em questão. Todos são igualmente importantes e especiais!

A padronização do atendimento também evita problemas com a falta de comunicação ou “telefones sem fio”, fazendo com que as tarefas sejam delegadas aos seus respectivos setores e que não exista um acúmulo de funções nas costas dos colaboradores.

O resultado de tudo isso? Organização e otimização de tempo! O cliente se sentirá mais acolhido em seu supermercado e saberá que, naquele estabelecimento, ele não perderá minutos preciosos com problemas.

6. Construa uma relação de confiança com a clientela

Tudo isso é revertido em uma coisa: a construção de uma relação de confiança com a clientela. Esse tipo de estratégia é muito importante para que a sua marca se torne uma referência.

Preciso de um produto? Sei onde ir. Ocorreu um problema? Sei que ele será resolvido. Esse tipo de visão, para os clientes, representa uma oportunidade de consolidação incrível para os supermercados.

Sem contar que, ao confiarem em um local, os clientes tendem a recomendá-lo a mais pessoas. Assim, o marketing do seu estabelecimento também será otimizado a partir da própria clientela. Incrível, não é?

7. Invista na personalização

Que tal investir na personalização do seu atendimento? Ao treinar os seus colaboradores, busque sempre diferenciais que farão com que seus clientes pensem no seu mercado sempre com carinho.

Aqui, você pode utilizar a sua criatividade: promoções inesquecíveis, brindes únicos, infraestrutura personalizada e exclusiva… Não importa! O que vale é trabalhar em algo que demonstre que o seu supermercado é único e que valorize a sua marca.

Quais são os erros que devem ser evitados no atendimento?

Para fecharmos a nossa conversa, confira alguns erros que não podem passar no atendimento ao cliente do seu mercado:

  • demora no atendimento;
  • ausência frequente de produtos importantes;
  • arrogância ou falta de educação;
  • atendimento “ping-pong”, ou seja, aquele que passa o problema de um setor para o outro, frustrando o cliente;
  • desinteresse pelas queixas da clientela;
  • ausência de um canal de comunicação claro e objetivo entre as partes.

Gostou das dicas para melhorar o atendimento em supermercado? Agora que você já conhece essas informações e sabe quais erros devem ser evitados nesse processo, não perca tempo: comece a implementar o que aprendeu neste post o quanto antes e observe o aumento na satisfação dos seus clientes!

Para não perder nenhuma dica de como otimizar o seu negócio e fazer com que os seus lucros aumentem, siga-nos nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: