Os desafios para quem administra supermercados são inúmeros e surgem em qualquer momento da tomada de decisão. Compras, Estoque, Logística, Financeiro e até a gestão estratégica são alguns dos setores do comércio que exigem muita atenção e conhecimento. Por isso, os gestores devem estar sempre a par de soluções tecnológicas e processos que facilitam a rotina.

Pensando nisso, apresentamos aqui algumas dicas para tornar seu negócio imbatível em vendas! São melhorias que você pode aplicar no arranjo da loja, nas ações de atração e nas promoções, a fim de melhorar a performance do estabelecimento, aumentar sua carteira de consumidores e por consequência sua lucratividade. Acompanhe!

1. Observe o comportamento do consumidor

Uma estratégia bastante conhecida e que deve ser colocada em prática é a de posicionar as mercadorias de maior margem de lucro (e giro) na altura dos olhos dos clientes. Em contrapartida, quando se trata de ofertas e promoções, o ideal é distribuir os produtos nas extremidades das gôndolas.

Outra recomendação está ligada à observação do comportamento dos consumidores durante a experiência de compra e sua interação com as prateleiras. A cada nova distribuição e precificação de produtos, faça uma análise dos resultados para verificar se os efeitos foram realmente positivos.

2. Mude o layout da loja

Como se sabe, em grande parte dos supermercados, a padaria fica no fundo do estabelecimento. E trata-se de uma estratégia. Como o pão é um alimento muito popular e consumido diariamente, nesse layout, o cliente precisa se deslocar por vários corredores — cheios de outros produtos — para obtê-lo.

Mas você pode ir além! Felizmente, hoje existem aplicativos que fazem o mapeamento do fluxo de clientes em mercados a fim de identificar zonas mortas e zonas de calor. A partir disso, é possível reconfigurar a disposição da loja, distribuindo os itens certos nos locais mais propícios para vendas.

3. Inove e fidelize os clientes

Os consumidores atuais estão sempre buscando novas experiências de compra. Por isso, a inovação é a principal maneira de atrair a clientela. É preciso oferecer benefícios tentadores, que colocam a marca em evidência perante os concorrentes.

Um dos fatores mais decisivos do marketing continua sendo o famoso “boca a boca”, e um serviço excepcional é o segredo para conquistá-lo. Em um supermercado — que já fornece ampla variedade de mercadorias —, isso pode ser obtido por meio de produtos diferenciados. Já pensou, por exemplo, em disponibilizar alimentos orgânicos, veganos ou sem glúten? Pode ser difícil encontrá-los na concorrência.

Oferecer esse tipo de seção dentro da sua rede de lojas e capacitar os funcionários para responder às dúvidas dos clientes é uma forma de combinar bons serviços a artigos especializados, o que eleva as chances de conquistar um novo nicho de mercado. Pense nisso!

4. Divulgue ofertas exclusivas pelas redes sociais

Com a consolidação da tecnologia móvel, praticamente todos os seus clientes estão online, e é bem provável que sua loja já tenha uma página no Facebook ou em outras redes sociais. No entanto, a pergunta é: sua marca faz uso eficiente desses canais ou está ignorando possibilidades incríveis de se tornar mais conhecida com o auxílio da rede?

Utilize essas ferramentas para anunciar as ofertas do dia (ou da semana), postando imagens atraentes. Dê atenção especial à qualidade visual desses produtos, uma vez que eles precisam chamar a atenção do público. Tente despertar a vontade das pessoas de se deslocarem até o seu estabelecimento.

A atual situação econômica do nosso país é excelente para esse tipo de prática. Afinal, os consumidores estão muito atentos em relação aos valores de cada item, o que fez o hábito de pesquisar os preços voltar com tudo. E a internet é uma importante aliada nesse momento.

Utilize sua presença online com inteligência, concentrando-se nos clientes locais e direcionando o nome da sua rede de lojas para aqueles que ainda não a conhecem. Conquiste de vez esse público com interações via mídias sociais. Ao responder dúvidas e oferecer informações objetivas, a estratégia de vendas do seu negócio se tornará mais certeira.

5. Ofereça soluções completas na sua loja

Já percebeu que os programas de culinária cada vez mais concentram-se em garantir soluções que simplificam a vida dos espectadores? Receitas rápidas e completas para receber familiares e amigos já são uma tendência.

Aplicando métodos semelhantes, seu supermercado pode transformar as seções de compras e reunir mercadorias por ordem de necessidade, a fim de otimizar a rotina dos clientes. Portanto, elabore gôndolas de venda cruzada, distribuindo produtos que o cliente tende a levar de uma só vez.

As prateleiras de massas, por exemplo, não devem estar muito longe das de óleo e massa de tomate. Onde há iogurtes deve haver um stand de cereais. Para você vender mais, pode estar faltando apenas uma pequena questão estratégica.

6. Aposte em brindes

Uma prática que fica na mente das pessoas é a distribuição de brindes. Há diversos tipos e formatos, que dependem do segmento do seu negócio. E você pode apostar em itens populares e de baixo custo.

Uma boa sacada são os blocos magnéticos. Se o seu cliente utilizar um caderninho com a sua marca para anotar a lista de compras, a chance de ele procurar a sua loja quando for às compras é muito maior!

7. Invista em marcas próprias

Produtos com marcas próprias podem aumentar as vendas. Normalmente, esses itens são produzidos e embalados por fabricantes de marcas já conhecidas, até mesmo já disponíveis no seu estabelecimento. No entanto, modifica-se a embalagem a fim de representar a marca e a identidade visual (cores e símbolos) do varejista.

Dessa maneira, sua clientela pode comprar um produto de qualidade por um preço acessível. Isso também contribui para o fortalecimento da marca, já que o cliente leva com ele a identidade do supermercado.

E então, o que achou das dicas sobre estratégia de vendas? Não espere mais para colocá-las em prática e começar a fidelizar clientes, melhorar as vendas e garantir uma posição de destaque perante a concorrência.

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