Em tempos de mudança econômica o varejo precisa se reinventar para promover o interesse do consumidor em fazer compras além das programadas. Uma boa estratégia a ser praticada é instiga-lo em adquirir produtos por impulso, que é uma abordagem adotada por muitos varejistas para aumentar o faturamento. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para chamar a atenção de forma inconsciente e despertar o desejo instantâneo em comprar produtos não planejados. Conheça algumas técnicas de como organizar a sua loja para atrair o consumidor a realizar esse tipo de compra:

1. Utilizar em vitrines combinações de produtos vendidos na loja para despertar o interesse do cliente em adquiri-los. Lojas de materiais para construção, por exemplo, podem simular nas vitrines ambientes residenciais para chamar a atenção dos consumidores.

2. As gôndolas perto dos caixas devem estar numa altura em que o comprador possa alcançar a mercadoria facilmente, entre 1 a 1,40 metros do chão e de preferência do lado direito.

3. Além das gôndolas perto dos caixas, podem ser colocados vários produtos pequenos e com baixo valor numa cesta sem deixa-los organizados, pois gera no cliente a sensação que eles estão em promoção.

4. Uma técnica bastante aplicada nas zonas quentes (local com grande fluxo de pessoas) é expor na altura dos olhos do cliente, produtos promocionais, lançamentos, ou acessórios para estimular a compra por impulso.

5. Outra dica para os pontos quentes é expor os produtos no início da loja em locais espaçosos.

6. Os pontos frios (locais com menos movimentação de pessoas) podem ser expostos produtos mais procurados pelos clientes. Por exemplo, se o produto estiver no fundo da loja, o comprador terá passar pelos pontos quentes e pode ser atraído por eles.

Então, o que achou dessas ideias para aumentar suas vendas? Acredita que elas serão úteis? Compartilhe este post nas redes sociais e divulgue nossas sugestões com os membros do seu negócio. Assim, todos ficarão mais alinhados e preparados para conquistar mais consumidores e ampliar as vendas.