A segurança de dados é algo que todo empresário deve estar atento, pois é preciso garantir que os dados dos clientes (internos e externos) não sejam utilizados de forma indevida. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a vigorar de modo definitivo no Brasil a partir de setembro de 2020, as empresas passaram a ser responsáveis pelo que acontece com dados coletados de seus usuários.

Qualquer uso indevido de dados pode gerar prejuízos para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro quanto de imagem.

Ao longo desta leitura, você vai saber mais o porquê é preciso se preocupar com a segurança de dados na empresa. Acompanhe!

O que é segurança de dados?

Trata-se de estratégias para proteger os dados das empresas, de forma que eles não passem a ser usados indevidamente por terceiros. Nesse cenário, quando um vazamento de informações acontece, é porque houve uma falha na segurança da informação na empresa.

Se você tem uma loja online, por exemplo, os dados dos usuários ficam cadastrados na plataforma. Caso seu site não esteja protegido corretamente, pode haver uma invasão que capture dados sensíveis, causando graves consequências para seus clientes e para o seu negócio.

Por que a segurança de dados é importante?

Empresas que detêm informações pessoais de seus usuários, como números de telefone, documentos, endereço de residência, entre outros, são responsáveis pela segurança dessas informações, segundo a LGPD.

O objetivo da nova lei é assegurar que os dados no ambiente online sejam tratados de forma transparente e sem abusos para os usuários, evitando que informações sejam usadas para finalidades diferentes das quais foram informadas.

Uma das questões mais relevantes ao se pensar em segurança dos dados é evitar o vazamento de informações dos usuários para pessoas não autorizadas. As organizações públicas e privadas estão sujeitas a multas que podem chegar a R$ 50 milhões caso isso ocorra.

Além de estar de acordo com a lei e evitar prejuízos, uma empresa que investe na segurança dos dados consegue mais credibilidade frente ao seu público de relacionamento, e isso se torna um importante diferencial competitivo no mercado.

O que fazer para garantir a segurança dos dados?

Para garantir a segurança dos dados nas empresas, é preciso estar atento a algumas questões. Acompanhe!

Invista em segurança da informação

Quando a empresa passa a investir na segurança da informação de seus processos, ela se torna mais preparada para gerenciar ameaças externas e internas.

Quando a organização se preocupa com a segurança dos dados, além de mantê-los seguros, ela também fomenta uma cultura de autopreservação, com a definição de regras mais rígidas e a criação de planos de contingência. Esses tornam possível uma rápida recuperação quando uma ameaça vira realidade.

Utilize um software seguro em nuvem

Contar com sistemas seguros e capazes de detectar e afastar ameaças é fundamental para garantir a segurança de dados na empresa. Também é preciso considerar investimentos em soluções como Rede Privada Virtual, também conhecida como VPN, e dispositivos de firewall. Assim, é preciso contar com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) preparada para lidar com essas questões.

Estabeleça uma política de segurança digital

A LGPD prevê a contratação de um profissional DPO (sigla em inglês para Data Protection Officer). O profissional que ocupar o cargo deve ser responsável pela segurança dos dados na empresa de forma integral, ou seja, ele vai zelar pelos dados de funcionários, pessoas de fora da organização ou ambos.

Além de treinar toda a equipe interna, esse profissional também poderá dar sequência na construção de uma política de segurança digital. Com isso, a empresa estará mais preparada para identificar possíveis ameaças, afastando esses riscos.

Quais são os benefícios de investir em segurança de dados na empresa?

Além de seguir a legislação e diminuir as chances de receber multas, ainda existem outros benefícios para as empresas que investem em segurança de dados. Confira!

Previne prejuízos financeiros e de imagem

O vazamento de informações de usuários pode gerar multas cobradas pelo governo e pedidos de indenização por parte dos usuários. Uma empresa preparada para antever demandas afasta esses riscos, e isso colabora efetivamente para a sustentabilidade do negócio.

Porém, os benefícios não param por aí! Quem investe em segurança dos dados na empresa ainda aumenta a credibilidade do negócio no mercado, já que aumenta a confiança da marca diante de consumidores, acionistas e investidores.

Potencializa a competitividade

Uma boa política de segurança de dados é capaz de blindar as operações da empresa, garantindo que os dados estarão seguros. Dessa forma, a inteligência do negócio é elevada, o que aumenta a competitividade da marca no mercado.

Incentiva a cultura da melhoria contínua

Quando a empresa investe em segurança de dados, ela cria uma proteção sistematizada dos dados, colaborando para uma maior consciência acerca dessas informações pela equipe interna da empresa. Com isso, os processos tendem a receber uma atenção cada vez mais especializada, com foco na segurança da informação, colaborando para que os esforços de melhoria contínua em todas as áreas operacionais da empresa sejam executadas conforme o planejamento de segurança da informação da companhia.

Assegura o futuro do empreendimento

Organizações que estão se preparando para o futuro também ganham muitas vantagens com uma estratégia de segurança da informação eficiente. Isso acontece porque os dados assumirão, a partir de agora, um alto valor de mercado, e as empresas que estão se preparando para acessar e manusear essas informações de forma estratégica terão mais chances de continuar relevantes nos próximos anos.

Como vimos ao longo desta leitura, é essencial pensar em segurança de dados na empresa, para conseguir resultados ainda melhores para a companhia, ao mesmo tempo em que a empresa está preparada para seguir dos direcionamentos da LGPD, afastando o risco de multas.

Se você gostou deste artigo sobre por que é preciso se preocupar com a segurança de dados da empresa, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao tema!

Compartilhar