Pesquisar
Close this search box.

Como adotar o data quality na sua gestão de supermercados?

Você sabe o que é data quality? O termo pode parecer estranho, mas é provável que você já tenha lido sobre a importância do uso de dados na gestão de um negócio e no quanto isso tem contribuído para o sucesso de empresas de diversos segmentos.

Conhecendo bem os desafios do varejo, o dono de um supermercado não pode ignorar todo o potencial dessa política. Por isso, preparamos este post repleto de informações e dicas sobre o tema.

Ficou curioso e quer aprender a adotar o data quality em seu negócio? Basta continuar a leitura!

O que é data quality?

Data quality é um termo em inglês que pode ser traduzido como “qualidade de dados” e consiste no conjunto de processos que visam garantir que as informações armazenadas pela empresa estejam sempre corretas, atualizadas, precisas e completas.

A ideia é gerenciar melhor esses dados, identificando erros, classificando-os e promovendo uma limpeza. Isso permite guardar apenas o que for útil. Quer um exemplo? Imagine que seu supermercado mantenha um cadastro de clientes repleto de dados que facilitam sua comunicação, atendimento e estratégias de marketing.

Entretanto, analisando esse banco de informações, você percebe que, em diversos casos, no campo que deveria conter o telefone de contato faltam números ou está preenchido com 000. Obviamente, essa informação é inútil e, por isso, precisa ser identificada e corrigida. É aí que as estratégias de data quality fazem toda a diferença!

Qual a importância do data quality para o varejo?

O varejista tem em mãos uma grande vantagem competitiva: ele está perto do seu cliente e isso pode ajudá-lo a desenvolver um relacionamento muito mais personalizado e produtivo e aumentar suas vendas com eficiência.

Acontece que essa meta só é alcançada quando se trabalha de forma inteligente e estratégica. Ou seja, na era dos dados, é preciso aproveitar bem todo o potencial desse recurso que já é considerado “o novo petróleo”.

Nesse sentido, o data quality exerce um papel de destaque dentro do varejo, pois permite que o empresário e seus gestores tenham à disposição informações internas e externas confiáveis e que podem ser usadas a favor do crescimento do negócio.

Quando você desfruta de uma boa qualidade de dados, pode investir em ferramentas de Business Intelligence e tirar o máximo proveito delas. Com isso, visualiza oportunidades com mais facilidade, corrige falhas operacionais e toma decisões muito mais inteligentes.

Quais são os principais benefícios do data quality?

Afinal, quais são os benefícios de se dedicar ao data quality? Se você ainda tem dúvidas sobre a utilidade desses processos no cotidiano de seu supermercado, elas deixarão de existir após a leitura dos tópicos seguintes!

Garantia de dados

Dados de baixa qualidade são os principais responsáveis pela existência de relatórios incorretos e estratégias fracassadas. Portanto, não há motivos para ignorar a importância do data quality no atual cenário de mercado.

Conforme visto, os processos e tecnologias utilizadas garantem a manutenção de uma base de dados sempre pronta para ser utilizada. Assim, com informações precisas e atualizadas, o empresário se sente mais confiante para tomar decisões.

Segurança para o supermercado

A segurança de dados é uma de suas preocupações? Com o avanço dos recursos tecnológicos e do uso da internet e do armazenamento em nuvem, essa tem sido uma das questões mais discutidas entre empresários e gestores do ramo supermercadista.

Porém, manter-se protegido das fraudes, do roubo e do uso indevido de suas informações é mais um benefício do data quality. Isso porque seus cadastros contarão com atributos como precisão, integridade e validade.

Análise de informações

Não basta ter um banco de dados, não é mesmo? Se ele não estiver atualizado e completo, você terá apenas informações sem utilidade em mãos.

Por isso, quando um supermercado investe na qualidade de seus dados, acaba desfrutando de resultados muito mais satisfatórios, especialmente porque consegue fazer análises mais inteligentes e estratégicas, transformando dados em oportunidades.

Um bom exemplo disso é a melhoria da gestão de perdas em supermercados, pois as informações coletadas auxiliam a identificação e superação das falhas encontradas.

Como adotar o data quality na gestão de supermercados?

Depois de tudo o que falamos, é hora de ajudá-lo a adotar o data quality na gestão de seu negócio. Para isso, selecionamos dicas valiosas e que farão a diferença em seu dia a dia. Acompanhe!

Identifique os dados que são realmente relevantes

O primeiro passo para adotar esses processos é fazer um inventário de todos os dados disponíveis e, a partir disso, identificar aqueles que são realmente úteis e importantes.

Com tantas transações e atividades desenvolvidas em seu dia a dia, é provável que seu sistema de gestão para supermercados colete informações de diferentes setores e aplicações. Observe-as bem e determine o que merece ser monitorado.

Conscientize sua equipe sobre a importância dos dados

Após definir os dados essenciais para a empresa, é preciso trabalhar para que seus colaboradores compreendam sua importância. Afinal, em muitos casos, eles são os responsáveis por alimentar os cadastros.

Converse sobre o uso de dados na tomada de decisão, treine-os sobre a forma correta de preencher os formulários e incentive-os a manter o banco de dados sempre atualizado e completo.

Monitore a qualidade dos dados

Além de capacitar a equipe sobre o preenchimento dos dados, é interessante monitorar o nível de data quality atingido. Para isso, trabalhe com métricas e divulgue periodicamente os resultados conquistados.

Com esse monitoramento, é mais fácil alinhar o trabalho na empresa e garantir que as informações armazenadas sejam úteis na hora de tomar decisões.

Invista em ferramentas de análise de dados

Por fim, precisamos destacar a necessidade de se investir em ferramentas de análise de dados automática. Afinal, como dissemos, não basta ter grandes cadastros, eles precisam ser aproveitados ao máximo.

Um bom sistema de inteligência de negócios o ajudará a extrair todo o potencial das informações armazenadas, transformando-as em verdadeiras oportunidades para crescer e se destacar em um mercado tão concorrido.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre data quality? Este post não pretende esgotar o assunto, pois há muito o que se falar sobre esses processos. No entanto, é importante que o empresário do ramo de supermercados conheça o tema e entenda como os dados podem fazer a diferença em sua jornada rumo ao sucesso. Por isso, não perca mais tempo e comece a investir nessa ideia!

Gostou do que leu? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e nos ajude a levar essas informações a mais profissionais e empresários!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: