A gestão de franquias envolve os mesmos processos de qualquer empresa, mas com particularidades, já que são muitos os stakeholders envolvidos neste modelo de negócio e cada um tem suas responsabilidades na operação. É o caso do esforço de marketing, por exemplo, que é feito em conjunto entre os franqueados e administrado pela empresa franqueadora.

Além disso, este modelo de negócio geralmente trabalha com muitas regras, limitando a flexibilidade para aplicar modelos de gestão fora dos padrões da franquia. Ao mesmo tempo, isso traz uma grande vantagem que é uma gestão mais estruturada, muita troca de informação e experiência e um formato organizado de negócio.

Em resumo, podemos dizer que esse é um tipo de gestão que costuma oferecer um conjunto definido de estratégias que foram testadas no mercado e comprovaram a sua eficácia, bem como uma série de processos operacionais padrão. Por isso, é muito comum que este seja um modelo muito adotado por quem deseja empreender em seu primeiro negócio.

A partir dessa contextualização, surge a pergunta: qual deve ser o foco para potencializar as vantagens da franquia e minimizar os pontos fracos que podem prejudicar seu crescimento e lucro? É sobre isso que vamos tratar nas linhas abaixo. Confira nossas dicas e tire suas dúvidas.

1. Esclareça as regras para o franqueado

Nem todas as franquias operam do mesmo modo. Por exemplo, existe a chamada franquia de produto, que praticamente se limita a licenciar o uso de uma marca e de uma fórmula para produzir e comercializar um produto — as fábricas da Coca-Cola podem ser enquadradas nesse modelo.

De outro lado, há o “business format franchise”, que opera com uma estrutura muito mais definida. Da escolha do ponto e o design do espaço até os processos de execução e controle da operação, tudo tem um formato de negócio pré-elaborado.

Entre esses dois modelos existem outros intermediários, nos quais pode haver maior ou menor influência do franqueador no modo de gestão do franqueado. Independentemente disso, é fundamental que essas regras, modelos e padrões estejam claros. Eles são necessários para garantir o sucesso da rede de franquias, que é um objetivo em comum a todos os franqueados.

2. Invista na capacitação e na motivação

Entender como fazer a gestão do negócio com base nas diretrizes do franqueador é um primeiro passo para um franqueado. Depois dele é preciso garantir as condições internas para alcançar os objetivos propostos, dentro do padrão sugerido.

É por isso que a dedicação à capacitação constante é fundamental. Muitos franqueadores, especialmente os que trabalham com o modelo de “business format franchise”, oferecem treinamentos e capacitações para os franqueados e seus funcionários.

Seja o treinamento presencial ou virtual, a quantidade de informações em um curto período de tempo pode gerar confusão nos franqueados e seus contratados, ou até mesmo boa parte do que é aprendido nesses eventos poderá ser esquecido. Dessa forma, é importante incentivar nos franqueados a necessidade de reuniões frequentes, acompanhamento do trabalho, transmissão de feedbacks e outras tarefas complementares ao treinamento formal.

A equipe de campo também precisa ser motivada constantemente, o que depende de uma boa aplicação de técnicas de liderança. Apoiar o franqueado nessas tarefas é fundamental para manter um padrão e garantir a eficiência.

3. Atente aos números

Os indicadores de desempenho da franquia são como um painel de instrumentos para um piloto de avião. É por meio deles que são monitoradas as condições de “voo” e as falhas de cada franquia, de modo a garantir que a viagem ocorra sem problemas até o destino desejado.

A diferença é que, no caso da franquia, existem objetivos estratégicos a serem alcançados, no lugar de um destino geográfico. Satisfação dos clientes, ticket médio e frequência média de compras são bons exemplos de indicadores que podem ser adotados.

4. Mantenha o padrão de qualidade

Um grave problema em uma franquia é quando o cliente não percebe um padrão de serviço e produto. Nesses casos, cada loja que ele vai é como se fosse outra empresa. Até mesmo um hambúrguer, por exemplo, pode ter um sabor completamente diferente, embora a mesma receita seja seguida.

Porém, quando isso ocorre em uma franquia é quase como se ela se tornasse um negócio como qualquer outro, pois o público perde a referência da qualidade que vai encontrar. Isso é um problema sério para o marketing de uma empresa franqueadora, que não consegue entregar o que promete ao cliente e garantir a fidelização.

Fiscalizar e estimular os franqueados é determinante no resultado de uma rede de franquias. Por isso, alguns franqueadores mantêm supervisores e auditores com essa função. Algumas franquias operam ainda com centros de distribuição de matérias-primas ou produtos semipreparados para garantir que o padrão seja seguido.

5. Garanta excelência do financeiro

Negócios prósperos podem chegar à falência sem uma boa gestão financeira. Para isso, basta gastar mais do que há disponível no orçamento. O descontrole nesse setor costuma ser causado por práticas ruins, como misturar as contas pessoais com as da franquia, algo muito comum em empreendedores inexperientes — que podem representar um grande número no seguimento de franchising.

Sem essa separação é impossível para o franqueado organizar o financeiro da empresa, que também deve controlar separadamente o demonstrativo de resultados e o fluxo de caixa, conceitos que costumam ser confundidos por muitos gestores.

Apoiar o franqueado para que ele controle o financeiro com excelência é fundamental para garantir a manutenção da rede e a reputação da marca. Afinal, unidades fechando não faz bem para a imagem de nenhum franqueador, seja junto ao consumidor final, seja para a prospecção de novos franqueados.

6. Alinhe-se com o posicionamento da marca

Uma das vantagens de uma franquia para o franqueado é poder contar com uma marca conhecida, que facilite as vendas. Porém, qualquer marca é sempre uma medida da imagem que as pessoas fazem de uma empresa. Algumas serão vistas como ágeis na entrega, outras com preço sempre inferior ao da concorrência, outras como sinônimo de qualidade premium, apesar do preço alto.

É justamente esse conjunto de atributos que formam uma marca, o que significa que é preciso garantir a entrega dessas características em cada unidade franqueada, como uma maneira de valorizar a marca para obter os benefícios disso.

Por fim, é importante mencionar o papel da tecnologia na gestão de franquias. Além das necessidades normais de controle, automação e, especialmente, melhora da lucratividade, existe a necessidade de uma comunicação e de uma integração muito grande entre os envolvidos na cadeia, já que os processos de uma rede são executados em parte pelo franqueador e em parte pelo franqueado.

Agora, não fique limitado a apenas 6 dicas, temos muitas mais para você! Acesse e curta a nossa página no Facebook para ser surpreendido por elas.

Compartilhar