É muito comum ainda encontrarmos estabelecimentos que fazem o controle dos orçamentos e pedidos de vendas em planilhas ou mesmo em cadernos. Essas formas de organização, além de limitadas, abrem brechas para erros que podem ser fatais para o seu negócio.

Apostar na tecnologia é uma necessidade para todos os profissionais de vendas. Mas, mesmo que muitas pessoas acreditem que ela é uma aliada que traz grandes resultados, ainda existem aqueles que não sabem como utilizada de maneira efetiva ou que ainda resistem em adotá-la.

A CISS, que há décadas desenvolve soluções para a gestão do varejo, percebendo a necessidade dos gestores de ter mais controle sobre o processo de vendas, oferece aos seus clientes dois sistemas capazes de ajudar vendedores a agilizarem o atendimento, melhorando as conversões e aumentando a rentabilidade do negócio.

Preparamos este texto para apresentar essas soluções, mostrando a importância de contar com a tecnologia para a gestão do seu comércio. Confira!

Qual a importância da tecnologia para a área de vendas?

A transformação digital no Brasil ainda não é uma das prioridades para os empresários. É o que diz uma pesquisa realizada pela Softex, que aponta que apenas uma em cada quatro empresas no país estão preparadas para fazer essa mudança. De acordo com o International Data Corporation Brasil (IDC Brasil), somente 4% das empresas tem a inovação como prioridade.

A tecnologia precisa ser enxergada como um item básico para qualquer empreendimento da atualidade, independentemente da área de atuação, principalmente agora em que a concorrência deixou de ser apenas entre lojas físicas do mesmo segmento e ganhou um novo competidor: o comércio eletrônico.

Nenhum empresário quer deixar o seu negócio estagnado ou dar brecha para os concorrentes crescerem sozinhos. Por isso, ter um software voltado para o setor de vendas vai mostrar os produtos que são vendidos com frequência, o ticket médio dos clientes, os preços praticados pela concorrência, o controle de fornecedores e de estoque etc.

Para continuar tendo um bom faturamento, é preciso se reinventar, adotar soluções para melhorar a experiência do cliente, tornar seus processos mais ágeis e diminuir custos na operação do empreendimento. O primeiro passo para uma mudança pode ser melhorando a geração e o controle de orçamentos e pedidos de vendas.

Como fazer orçamentos e pedidos de vendas com auxílio da tecnologia?

Em lojas de materiais de construção, diferentemente de outros ramos do varejo, trabalha-se muito com orçamentos, devido ao valor mais expressivo dos produtos comercializados. Um sistema de gestão auxilia muito no controle destes orçamentos, uma vez que possibilita o acompanhamento do funil de vendas da sua equipe, entendendo quantos dos orçamentos de fato se converteram em vendas. Além disso, se todos os processos forem registrados no sistema, o software consegue gerar, formalizar e executar pedidos de venda de maneira automatizada, vinculando-os a um orçamento existente.

Isso economiza tempo, melhora a produtividade dos colaboradores, agiliza o fluxo de atendimento e gera informações mais completas para os atendentes, além de oferecer dados para relatórios e acompanhamentos dos gerentes.

Para os vendedores que fazem o trabalho visitando clientes fora da loja, é interessante ainda uma solução que dê acesso a todas as informações e dados dos produtos de maneira remota, para que o colaborador consiga fechar negócio durante a visita, já mostrando o valor, as parcelas, os prazos etc.

Conhecendo as soluções da CISS para a gestão de vendas

A primeira é o CISSPoder para lojas de materiais de construção. Um sistema ERP completo e referência no segmento varejista de materiais de construção, que permite, entre outras coisas, que você consiga identificar quais produtos estão há muito tempo no estoque e poderiam ser vendidos em promoções, quais produtos tiveram o maior giro, quais clientes podem receber descontos automaticamente, quais são os preços praticados pelos concorrentes, entre outras funcionalidades.

Com o módulo “Gestão de Vendas” do CISSPoder, o empresário pode fazer todo o gerenciamento da sua carteira de clientes e detalhar os pedidos e orçamentos solicitados. Também há o módulo “Pedido de Venda”, que unifica todos os pedidos com o estoque e desenvolve a logística para fazer as entregas por meio das melhores rotas.

Outra solução para melhorar o processo de vendas da sua loja é apostar no CISSGo, um aplicativo que faz orçamentos e pedidos por meio de dispositivos móveis. O app pode ser usado por vendedores que trabalham externamente, ajudando a aumentar as possibilidades de venda, ou pelos vendedores dentro da própria loja, flexibilizando as negociações junto aos clientes.

Dentre as principais funcionalidades do CISSGo, podemos destacar o recurso de oferecer produtos relacionados. Se um comprador aparece querendo comprar uma furadeira, o sistema também indica as brocas e parafusos, por exemplo, com base nos cadastros realizados no ERP. Assim, o vendedor tem mais informação ao seu dispor, podendo aumentar o ticket médio e oferecer um atendimento melhor.

Quais os benefícios das soluções CISS para orçamentos e pedidos?

Optar pelas soluções da CISS na hora de fazer seus pedidos e orçamentos pode trazer diversos benefícios para sua empresa. O CISSPoder, por exemplo, permite fazer 4 movimentações diferentes no processo de vendas e todas precisam de poucos cliques para serem concluídas. Para fechar uma venda, por exemplo, é preciso apenas informar os dados do cliente — caso seja novo, será necessário realizar o cadastro —, verificar o estoque de uma ou de várias lojas e fechar o processo.

Toda análise de crédito do comprador também pode ser feita diretamente pelo sistema. No CISSPoder estarão listadas todas as pendências do cliente com sua loja e as informações de pagamento. Caso o gerente prefira, pode configurar para que a transação seja bloqueada, a fim de diminuir a quantidade de clientes inadimplentes. Depois da análise de crédito aprovada, é só informar como os produtos serão entregues.

A mesma facilidade serve para as etapas de pré-venda, quando o vendedor fecha e encaminha o pedido para o caixa finalizar o processo, ou na geração de notas diversas, como de devolução de produtos, transferência de estoque, serviços agregados etc. Os valores só são adicionados ao caixa quando a compra é processada.

Para gerar o Documento Auxiliar de Venda (DAV) ou orçamento, basta escolher os produtos e fechar o orçamento sem a necessidade de incluir outros dados. Tudo fica salvo dentro do próprio sistema e, caso o orçamento avance, com poucos cliques o vendedor consegue finalizar a venda.

Se houver algum produto em falta, o CISSPoder também informa para o vendedor no momento da venda. Com base na ficha técnica do produto cadastrada no sistema, é possível sugerir ao comprador produtos semelhantes, impedindo que ele saia sem o item por falta de estoque, o que melhora também a experiência do cliente.

Ao longo do texto buscamos mostrar como contar com a tecnologia pode reduzir as chances de cometer erros no processo de vendas, no controle dos orçamentos, na logística etc. Ao apostar em sistemas como o CISSPoder, além de integrar todas os setores da empresa, o gestor consegue ter uma visão melhor sobre os processos que acontecem na sua loja, aumentando a produtividade da sua equipe e, consequentemente, as vendas do seu estabelecimento.

Gostou e quer saber mais como a CISS pode ajudar a sua loja a melhorar os processos de orçamento e pedidos de vendas? Entre em contato conosco agora mesmo, converse com nossos consultores e trabalhe com a tecnologia a seu favor!

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