Fazer o gerenciamento eficiente dos itens que comercializa é um dos muitos desafios de quem tem uma loja. Por isso, conhecer soluções como o Cadastro Nacional de Produtos, que padroniza o registro das mercadorias e facilita a gestão, é fundamental para ter um negócio organizado e lucrativo.

Neste artigo, você entende melhor o que é o CNP, encontra orientações sobre como utilizá-lo e compreende a importância de padronizar o cadastro dos produtos vendidos pela sua empresa. Boa leitura. 

O que é o Cadastro Nacional de Produtos?

O Cadastro Nacional de Produtos é uma plataforma que permite cadastrar e gerenciar mercadorias de diferentes segmentos. Com o CNP você consegue: 

  • gerar um código de barras, do tipo GTIN (Global Trade Item Number), para cada item cadastrado;
  • imprimir etiquetas para os códigos de barras EAN-8, EAN-13 e ITF-14, que podem ser usadas nas embalagens dos produtos.

Com o CNP você também padroniza o registro de itens e viabiliza a venda de produtos pela internet, já que muitos marketplaces, para que um produto seja comercializado em seu ambiente, exige a inserção de um código GTIN.

Como usar o CNP?

Para utilizar o Cadastro Nacional de Produtos é preciso ser associado à GS1, Associação Brasileira de Automação. O acesso à plataforma é feito via uso de login e senha, e ao usá-la, você pode:

  • fazer o cadastro das informações técnicas dos produtos da sua loja de forma online;  
  • gerenciar os itens comercializados pela sua loja em uma base única de dados que evita duplicidade de informações.

Com o uso do CNP, você tem mais segurança de suas informações e controle de seus produtos, além de muita visibilidade no mercado.

Qual é a importância de padronizar o cadastro dos produtos de uma loja?

Como dito anteriormente, o uso do CNP permite uniformizar o cadastro das informações dos produtos comercializados pela loja, e essa padronização é importante porque apoia na organização de todo o negócio. 

Fazer uso de ferramentas que ajudam a garantir o registro padronizado de produtos possibilita otimizar o controle de estoque, agilizar o atendimento na frente do caixa e ainda impacta na gestão financeira e fiscal da empresa. 

Agora que você está melhor informado sobre o Cadastro Nacional de Produtos e sabe como esse tipo de registro é útil, descubra outros recursos que viabilizam a padronização do cadastro de mercadorias no seu negócio, assim, você estará preparado para avaliar e escolher as soluções mais adequadas para otimizar a gestão da sua empresa.

Compartilhar