Pesquisar
Close this search box.
imqgem frontal de um homem, usando colete amarelo e com várias ferramentas amarradas à cintura, com uma prancheta na mão, em um grande armazem representando o segmento matcon

O futuro do segmento matcon

Todo mundo reconhece a importância do segmento matcon — de Materiais de Construção — para a economia global. Afinal, quando falamos em desenvolvimento de infraestrutura e habitação ele é um protagonista incomparável. 

Ainda assim, grandes são os grandes desafios que eles enfrentam, continuamente, para atender uma demanda cada vez maior e repleta de complexidades.

Entre esses desafios, podemos destacar a necessidade de inovação e a adoção de novas tecnologias que possam deixar o segmento matcon cada vez mais eficiente e sustentável.

É com um olhar nos desafios e outro no futuro que iremos caminhar neste artigo. Mas, antes de iniciarmos, é importante explicar qual a razão de estarmos falando sobre tudo isso. 

A CISS é uma empresa com mais de 30 anos de história e, desde o primeiro dia, tem trabalhado com o objetivo de facilitar o dia a dia do varejo por meio de soluções inovadoras, disruptivas e de fácil acesso. 

Nessas três décadas, acompanhamos a evolução de vários segmentos varejistas, incluindo o matcon, para estarmos sempre um passo à frente dos desafios e conseguirmos apresentar ferramentas que minimizem as dores e otimizem os resultados.

É com esse intuito que aqui estamos, mais uma vez, dedicados à missão de apresentar as principais tendências que irão ditar os rumos da área de materiais de construção — e convidamos você a seguir conosco nessa jornada. Vamos lá?

Sumário

5 Tendências do segmento matcon

O futuro do segmento matcon não está tão longe do que podemos imaginar. Na verdade, é algo que já está presente no dia a dia dos varejistas, mas que promete crescer rapidamente nos próximos anos. 

Estamos falando de tendências concretas, que consideram não apenas as necessidades emergentes do setor de materiais de construção, mas também as demandas de uma sociedade cada vez mais alinhada à tecnologia e com o desafio de se tornar mais sustentável. 

Então, vamos deixar o mistério de lado e falar sobre as 5 principais tendências que moldarão o futuro do segmento matcon. 

Sustentabilidade

Não poderíamos deixar de iniciar por ela: a sustentabilidade. Sem dúvida, umas das principais emergências dos nossos tempos, a sustentabilidade é uma inegável tendência do segmento matcon. 

Por meio da construção ecológica e do uso de materiais de construção sustentáveis, a área tem intensificado os seus esforços na busca por renovação. E não é para menos. De acordo com a Agência Internacional de Energia, os edifícios — empreendimentos que demandam grandes esforços do segmento matcon — são responsáveis por 30% do consumo global de energia e por 26% das emissões de carbono relacionadas à energia.

Em um cenário onde a necessidade de redução de carbono é uma verdadeira urgência — e já foi estabelecido ao setor alinhar-se aos esforços pelo Carbono Zero até 2030 — é compreensível que a adoção de materiais de construção ambientalmente eficientes e práticas de construção sustentáveis estejam em alta nos próximos anos.

Inovação em materiais de construção

Seguindo o fluxo da sustentabilidade, a inovação também está vindo com bastante potencial para a área de materiais de construção. 

O uso de materiais avançados, como compósitos cimentícios de alto desempenho e a inserção de novas tecnologias nos modos de produção do setor, prometem elevar os materiais de construção a um patamar de melhor desempenho com menor impacto no planeta. 

Realidade aumentada

Daqui por diante, os projetos de construção tendem a ser cada vez mais precisos e imersivos, uma vez que a realidade aumentada se tornou uma ferramenta valiosa no cotidiano de inúmeras áreas profissionais. 

Por meio de tecnologias como a Modelagem de Informações da Construção e softwares de gestão de construção, o mercado agora consegue se desenvolver com muito mais velocidade e eficiência, exigindo dos empresários varejistas que atuam no segmento matcon, uma adaptação a esse cenário muito mais dinâmico e moderno.

Inteligência artificial

A inteligência artificial vai muito além do ChatGPT. Para falar a verdade, ela já é uma realidade presente em quase todos os campos profissionais, incluindo o segmento matcon. Com o advento da IA e, sobretudo, com o boom iminente da indústria 4.0, o setor passará por uma verdadeira revolução. 

O que se espera (e que, até certo ponto, já começou) é uma maior integração entre as novas tecnologias e as práticas industriais do segmento, resultando em uma otimização dos processos de construção, de gestão no varejo e, principalmente, da qualidade dos materiais de construção disponíveis no mercado. 

Estratégia omnichannel

Se até aqui trouxemos elementos amplos, diretamente relacionados com tendências que transcendem o segmento matcon, agora fecharemos com uma tendência que indica vir com bastante força no varejo: as estratégias omnichannel. 

Hoje, já sabemos em larga medida, a importância do universo digital para o varejo. Ainda assim, o ambiente físico segue sendo extremamente importante, tanto para os empresários quanto para os consumidores. É por isso que o conceito omnichannel é tão relevante. 

Com uma estratégia omnichannel, os negócios poderão oferecer uma experiência de compra integrada e sólida nos mais variados canais, transitando entre o meio online e o offline. Estar presente nos dois campos é fundamental para o sucesso de qualquer varejista do segmento matcon, e será crucial no futuro. Afinal, estratégias com base no posicionamento omnichannel têm a valorização da experiência dos clientes como característica central. Isso, quando feito da forma correta, acaba por ampliar significativamente as vendas e impulsionar o seu negócio. 

Agora, como acompanhar a evolução do segmento matcon?

Agora que você já sabe as principais tendências, poderá se perguntar: “mas como eu faço para acompanhar essa evolução?”

O melhor caminho para não ficar para trás é ter uma gestão eficiente do seu negócio. Antecipar desafios e sair na frente se torna impossível quando você tem, no seu dia a dia, problemas orgânicos e recorrentes. É preciso, em primeiro lugar, arrumar a casa para, depois, convidar os seus mais novos amigos. 

O ERP da CISS, o CISSPoder, oferece ferramentas poderosas para auxiliar nesse processo. Nossas soluções permitem um gerenciamento eficiente de todas as etapas do seu negócio, desde a gestão do seu estoque até o acompanhamento do desempenho das vendas, tributação de produtos e muito mais! São mais de 20 soluções, cada uma desenvolvida para atender suas necessidades de forma simples, moderna e personalizada.

Com soluções assim, o seu negócio será capaz de ficar em dia com todos os seus processos e pronto para incorporar as novas tendências e se destacar no mercado. A concorrência que se cuide!

Segmento matcon: o futuro está sendo feito agora!

Finalizamos esse artigo, reforçando algo que já foi dito ao longo da leitura: o futuro do segmento matcon já começou. As urgências sustentáveis, a explosão da inteligência artificial e do conceito de realidade aumentada, e até mesmo o uso de estratégias omnichannel já estão por aí, fazendo a diferença de quem está se antecipando ao momento de maior consolidação. 

Se o seu negócio ainda não tiver se adaptado às tendências, saiba que é preciso começar a pensar em mudar. Mas não se preocupe, pois há tempo. O importante é começar. 


E aí, gostou do artigo e quer saber mais sobre o segmento matcon? Acesse a página principal do nosso blog, selecione o segmento de seu interesse e cadastre-se para receber conteúdos selecionados da CISS. Até a próxima!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: